Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Governador Marconi Perillo se mantém forte nas cidades do Entorno

Avatar

Publicado

em

O PSDB, do governador de Goiás, saiu vitorioso nas eleições realizadas nas cidades vizinhas ao DF, com cinco prefeitos eleitos. Rollemberg também se consagrou ao apoiar candidatos vitoriosos. Já o PT não conquistou nenhuma administração municipal

Ana Maria Campos , Flávia Maia , Otávio Augusto

Entre os 12 municípios que compõem a Área Metropolitana de Brasília (Amib), o PSDB elegeu cinco prefeitos. O resultado das urnas mostra a influência que o grupo político do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), mantém na região.
Os tucanos administrarão Águas Lindas, com a reeleição de Hildo do Candango; Novo Gama, com o retorno de Sônia Chaves ao comando do município; Padre Bernardo, que teve a reeleição de Claudiênio; e Valparaíso, com Pábio Mossoró.
Em Luziânia, a vitória também é de um tucano, o ex-deputado federal Marcelo Melo. No município, o atual prefeito, Cristovão Tormin (PSD), teve 590 votos a mais do que o adversário, mas a Justiça Eleitoral rejeitou o registro de sua candidatura.
A coligação de Marcelo Melo, “Luziânia da Verdade”, impugnou a candidatura de Tormin, alegando que o prefeito e a candidata a vice-prefeita Edna Aparecida Alves do Santos (Pros) não foram regularmente escolhidos em convenção e que as atas foram fraudadas. Marcelo Melo recebeu 38.942 votos. Tormin teve 39.532, mas todos foram considerados nulos. O prefeito recorrerá e apenas a Justiça poderá apontar quem tomará posse em 1º de janeiro.

Leia também:  Ibaneis sanciona criação da Universidade do Distrito Federal

Em Valparaíso, Pábio Mossoró, com 51,76% dos votos, tirou do PT a única prefeitura na região. Há quatro anos, a eleição de Lucimar Conceição (PT) foi comemorada pelo então governador Agnelo Queiroz e correligionários pela conquista de uma área de influência em um dos municípios do Entorno mais ligados ao Distrito Federal. A prefeita não disputou a reeleição, mas o candidato petista, Dr. Roberto Martins, ficou em terceiro lugar, com 10,25% do eleitorado.

O PMDB saiu vitorioso em dois municípios. Em Santo Antônio do Descoberto, o peemedebista Dr. Adolpho conquistou 86,04% dos votos e derrotou o atual prefeito, Itamar Lemes do Prado (PDT), que concorreu, ficou em segundo lugar, mas não conseguiu sequer confirmar o registro da candidatura. Em Formosa, o ex-secretário de Segurança Pública de Goiás Ernesto Roller (PMDB) ganhou a eleição. Com um forte discurso de combate à criminalidade, conquistou 76,68% do eleitorado.

Leia também:  Ibaneis sanciona criação da Universidade do Distrito Federal

Na Cidade Ocidental, Fábio Correia se elegeu pelo PRTB, partido do ex-senador Luiz Estevão, que cumpre pena de 26 anos de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda. O poder no município grudado no DF sempre foi cobiçado pelos políticos da capital federal devido à proximidade a uma área de exploração imobiliária.

O ex-senador Gim Argello sempre acompanhou as campanhas no município. Mas, neste ano, preso e denunciado na Operação Lava-Jato, Gim não teve condições de influenciar diretamente a campanha.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *