Siga o Jornal de Brasília

Destaque

Começa a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto

Avatar

Publicado

em

Durante o serviço, o Detran vai interromper parcialmente o fluxo de veículos nas vias. A previsão é que o trabalho seja finalizado em 45 dias

ÁDAMO ARAUJO

AGÊNCIA BRASÍLIA

Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto. O serviço foi iniciado pelas quadras 16 da Asa Norte. Além de muita terra e folhas secas, foram recolhidas latinhas de alumínio, garrafas de vidro e pet, placas de carros, papeis e plásticos. A equipe daCompanhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) seguirá até a primeira quadra e depois fará mesmo o trabalho a partir do fim da Asa Sul. A previsão é que o procedimento esteja concluído em 45 dias.

Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto.
Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A ação é feita, em média, por seis pessoas, que retiram o entulho e depois lavam as galerias. Além dos servidores, a operação tem o apoio de um caminhão desobstruidor, um caminhão pipa para transporte de água e um caminhão basculante, para o recolhimento do lixo.

Leia também:  A tatuagem como caminho para a ressocialização

O objetivo do trabalho é evitar alagamentos em pontos críticos do Plano Piloto durante o período de chuva. Até quinta-feira (15), de acordo com medições do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas. Porém, conforme dados históricos, o elas tendem a ocorrer com maior intensidade na segunda quinzena de outubro.

Durante a limpeza, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)interrompe parcialmente o fluxo das vias. A liberação vai ocorrendo à medida que o serviço é finalizado. De acordo com a Novacap, alguns fatores poderão influenciar na duração do trabalho como a quantidade de lixo encontrada e a baixa umidade relativa do ar — que pode reduzir a jornada dos servidores por medida de segurança.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Se antecipando ao período chuvoso, a Administração Regional do Plano Pilotovai fazer, em parceria com a Novacap, a desobstrução das bocas de lobo de outras localidades, como os Setores Bancário e de Autarquias e a parte interna das quadras.

Leia também:  A tatuagem como caminho para a ressocialização

De acordo com os órgãos, apesar de ser uma força-tarefa para amenizar os problemas que podem ocorrer com a chegada das chuvas, esse tipo de limpeza ocorre desde o início do ano. Somente a Novacap já realizou, de junho a agosto, a limpeza de 8,5 mil bocas de lobo e a manutenção de 8,5 mil metros de rede de drenagem pluvial de todas as quadras do Plano Piloto. A administração, por sua vez, executou cerca de 23 mil ações relacionadas a galerias de esgoto, como desobstrução de rede, reparos e reconstruções de bocas de lobo, entre outras.

Limpeza ocorre durante todo o ano em todo o DF

Segundo dados da companhia, existem aproximadamente 1,3 mil bocas de lobo nas Asas Norte e Sul. A Novacap trabalha diariamente com operações de retirada de entulhos em Brasília, atendendo às demandas.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Além da limpeza no Plano Piloto, diariamente, em todo o Distrito Federal, são retiradas de 4 a 5 toneladas de lixo das cerca de 170 mil bocas de lobo.

Entre os principais resíduos encontrados, a companhia cita pneus de bicicletas, calotas de carros, lixo doméstico e restos de construção.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *