Em noite de sorteios, Conmebol irá definir grupos e jogos da Libertadores e Sul-Americana

Conmebol

Times saberão seus adversários na competição internacional na noite desta segunda-feira

A noite vai ser de sorteio em Luque, no Paraguai. A sede da Conmebol será o palco das definições de quais serão os jogos da Libertadores e Sul-Americana no ano que vem. O sorteio começa às 21h (de Brasília) e vai mostrar o futuro internacional de 14 times brasileiros.

Na Libertadores, são oito times do Brasil que estarão na competição, mas em potes diferentes. 

Enquanto ainda não sai o ranking atualizado da Conmebol -, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras estarão no pote 1, que tem os cabeças de chave. No segundo pote estarão Athletico-PR, Flamengo e Internacional. No pote 4 ficarão os vencedores dos confrontos na Pré-Libertadores, que se classificaram Atlético-MG e São Paulo.

Pela Sul-Americana, são seis times classificados: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Santos. A Chape só conseguiu a vaga porque o Athletico-PR conquistou a Sul-Americana deste ano e foi para a Libertadores.

Ano que vem será a primeira vez que as competições terão uma final única. A decisão da Libertadores será em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro. Já a finalíssima da Sul-Americana será em Lima, capital peruana, dia 9 do mesmo mês.

Libertadores

Após uma conturbada edição de 2018, a competição está prevista para começar no dia 22 de janeiro, com os jogos de ida da fase prévia. Atlético-MG e São Paulo serão os primeiros brasileiros a entrarem em campo, entre os dias 5 e 7 de fevereiro (veja os potes que cada time deve ficar abaixo). Os classificados para a fase de grupos estreiam na competição entre os dias 5 e 7 de março. As equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia.

Potes da fase prévia da Libertadores — Foto: Infoesporte
Divisão dos potes da fase de grupos da Libertadores — Foto: Infoesporte

Ainda falta ser definido um representante da Bolívia (Royal Pari ou Bolívar). No domingo, o San José garantiu sua vaga, mas ainda não sabe para qual fase vai. Isso porque falta uma rodada para o fim do Clausura no país: quem ficar com o título vai para a fase de grupos e entra no pote 4 do sorteio, enquanto o vice estará no pote 2 da segunda fase prévia.

Na Colômbia, o Junior Barranquilla conquistou neste domingo o Torneo Finalización e se classificou direto para a fase de grupos da Libertadores – depois de perder a chance para o Athletico Paranense na final da Sul-Americana. O Independiente de Medellín, vice-campeão, vai para a fase prévia.

Sul-americana

A principal mudança para 2019 na competição vencida pelo Athletico-PR neste ano será a final única em campo neutro. Para a temporada que vem, continua a classificação de seis times brasileiros e argentinos, e quatro para os demais países da Conmebol.

Os 44 clubes presentes na primeira fase são divididos nos blocos Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) e Norte (Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela). No sorteio, o time de um bloco enfrenta o do outro. Os jogos de ida da primeira fase serão em três semanas diferentes, todas em fevereiro: dias 5 a 7, 12 a 14, e 19 a 21.

Na segunda fase, são acrescentados os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores, além dos dois eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores com melhores resultados.

Times classificados para a primeira fase:
Sorteio Sul-Americana — Foto: Sportv

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

8 − 8 =

Send this to a friend