Siga o Jornal de Brasília

Esporte

Festa dupla: Colômbia consegue vaga direta, e Peru vai à repescagem

Brasília de Fato

Publicado

em

Festa dupla: Colômbia consegue vaga direta, e Peru vai à repescagem

Peruanos dão sorte com falha de Ospina em cobrança de falta, e derrotas de Chile e Paraguai para seguir sonhando com classificação para a Copa do Mundo. Adversário será a Nova Zelândia

Liderada por James Rodríguez e Falcao Garcia, a seleção da Colômbia conquistou na noite desta terça-feira a sua vaga na Copa do Mundo de 2018. A classificação veio com o empate por 1 a 1 com o Peru, no estádio Nacional, em Lima. O time da casa, que chegou a estar eliminado ao longo da partida, em razão dos demais resultados da rodada das Eliminatórias, vai disputar a repescagem.

O time colombiano encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas na quarta colocação, com 27 pontos. Ficou atrás do Brasil (41), única seleção que entrou em campo já classificada nesta noite, do Uruguai (31) e da Argentina (28). O Peru, com os mesmos 26 pontos do Chile, mas com melhor saldo de gols, ficou em quinto lugar, que lhe deu a vaga na repescagem. Seu adversário será a Nova Zelândia, em novembro.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Apesar de exibir situação mais complicada que a Colômbia na tabela antes do início da partida, e mesmo jogando em casa, o Peru viu o rival assumir a iniciativa da partida nos primeiros 20 minutos. James Rodríguez e Zapata buscaram o ataque, sem maior sucesso, diante da apatia peruana.

O time da casa só acordou aos 21, quando Guerrero tentou de cabeça e quase surpreendeu Ospina. Daí em diante, a seleção peruana cresceu em campo e passou a levar perigo à defesa colombiana. Aos 28, Édison Flores fez boa jogada individual na intermediária e bateu da entrada da área.

A Colômbia só respondeu aos 32, após cruzamento na área e cabeçada de Zapata. O goleiro Gallese fez a defesa com certa facilidade, enquanto o time anfitrião dominava e a torcida começava a se empolgar nas arquibancadas em Lima.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O segundo tempo começou com boa notícia para o Peru. Mesmo sem fazer a sua parte, o time entrou na zona de classificação quando o Brasil abriu 2 a 0 sobre o Chile. As arquibancadas vibraram com a notícia dos gols. Mas a alegria durou pouco.

Na sequência, a Colômbia abriu o placar no estádio Nacional, aos 10 minutos. Falcao Garcia recebeu lançamento na área e, na disputa de bola, a sobra ficou com James Rodríguez, que bateu forte e rasteiro no canto. Novamente o Peru ficava fora da Copa.

Cinco minutos depois, o mesmo James quase anotou o segundo. Gallese, desta vez, defendeu. Mais apagado em campo, Cuadrado também perdeu boa chance, aos 22, em cobrança de falta por cima do travessão.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Se Cuadrado não aproveitou sua chance, Guerrero não desperdiçou a sua. O atacante do Flamengo bateu direto falta, que deveria ser lance indireto, segundo marcação do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci. A bola contornou a barreira e venceu o goleiro Ospina, aos 30. O juiz validou o gol porque Ospina chegou a encostar na bola antes de as redes balançarem.

O empate esquentou a partida, diante da forte expectativa da torcida. O Peru partiu para o ataque, em busca do segundo gol, que lhe colocaria diretamente na Copa, dispensando a repescagem. Mas a Colômbia se segurou como pôde, se concentrando na retranca. Nos minutos finais, o técnico José Pekerman sacou os atacantes Falcao Garcia e James Rodríguez e colocou mais marcadores em campo, assegurando o empate e a vaga no Mundial da Rússia.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *