Siga o Jornal de Brasília

Esporte

Ucraniana perde bronze dos Jogos de 2008 no pentatlo moderno por doping

Avatar

Publicado

em

 A medalhista de bronze na disputa feminina do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, foi desqualificada por um caso de doping.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira que a ucraniana Viktoriya Tereshchuk testou positivo para o esteroide anabólico turinabol em novas análises da urina colhida durante o evento na China.

Tereshchuk, de 35 anos, foi campeã mundial em 2011, mas agora perdeu a sua medalha olímpica e também deverá ser punida pela Federação Internacional de Pentatlo Moderno. Além disso, o COI deverá determinar que a bielo-russa Anastasiya Samusevich, quarta colocada na disputa do pentatlo moderno nos Jogos de Pequim, herde o bronze.

O COI determina o armazenamento das amostras antidoping para a realização de posteriores análises, com tecnologia mais avançada para detecção de novos casos positivos. E nessas novas avaliações dos exames de Pequim-2008 e Londres-2012, a entidade detectou mais de cem casos de doping.

Tereshchuk é a quarta competidora da Ucrânia que conquistou medalha nos Jogos de Pequim a perder o seu resultado em razão da reanálise dos exames antidoping e a primeira atleta do pentatlo moderno a ser desqualificada.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *