Siga o Jornal de Brasília

Esporte

Neymar protagonista e Estelada de combustível: as chaves do Barça

Avatar

Publicado

em

Brasileiro alcança feito inédito na história da Champions. Manifestações pela independência da Catalunha motivam, e clube consegue sua maior vitória no torneio

Por Ivan Raupp

Barcelona, Espanha

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

A goleada de 7 a 0 do Barcelona sobre o Celtic pela rodada de estreia na Liga dos Campeões entrou para a história: foi a maior vitória do time catalão na competição até hoje. Antes, o recorde pertencia aos 7 a 1 aplicados no Bayern Leverkusen no jogo de volta das oitavas de final na temporada 2011/12. E por pouco eles não igualaram a maior goleada da Champions em todos os tempos – Liverpool 8×0 Besiktas em 2007/08. Além dos gols de Messi, as chaves para o resultado tão expressivo do Barça passam por Neymar e pela Estelada.

Messi marcou mais gols, mas o cara do jogo foi Neymar. Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões um jogador fez um gol e deu quatro assistências na mesma partida. Além disso, foi o primeiro desde Ibrahimovic – na vitória do PSG por 4 a 0 sobre o Dinamo Zagreb, em 2012 – a dar quatro assistências em um jogo.

Alô, Messi! Neymar sabe bater falta

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Solto em campo, o brasileiro foi protagonista e teve importância fundamental nos dois primeiros gols de Messi no primeiro tempo. Na segunda etapa, provou ao camisa 10 que também sabe bater faltas – vale lembrar o golaço que fez na final olímpica contra a Alemanha. O craque argentino finalmente deixou de ser fominha nesse quesito e permitiu que Neymar cobrasse uma falta, diferentemente do que fez em toda a temporada passada. E o camisa 11 não desperdiçou a chance: colocou a bola no ângulo e balançou a rede pela primeira vez na atual temporada. Depois, deu novos passes para os golaços de Iniesta e Suárez.

A Uefa elegeu Messi como “Homem do Jogo”, mas houve discordância na imprensa. O site “whoscored.com”, por exemplo, que é especializado em estatísticas de futebol, deu nota 10 para Neymar e o apontou como melhor em campo. Além do gol e das quatro assistências, ele foi quem mais driblou – concluiu cinco dribles, contra três de Messi, dois de Jordi Alba e nenhum de todos os outros companheiros, ainda segundo o site. Quem foi ao Camp Nou de fato presenciou um show de habilidades do brasileiro.

Neymar, Barcelona x Celtic (Foto: Reuters)O craque brasileiro mostrou que também é letal nas cobranças de falta (Foto: Reuters)

La Estelada motiva o Barça

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Os torcedores também foram brindados com uma grande atuação coletiva. E a Estelada, bandeira que representa a ideologia em prol da independência da Catalunha, funcionou como combustível. Com esse sentimento separatista aflorado novamente após as manifestações do último domingo em vários pontos da Catalunha, os catalães exibiram muitas Esteladas no Camp Nou, cantaram pela independência e vaiaram a Uefa, que já multou o Barcelona algumas vezes por conta de episódios como esse.

Barcelona x Celtic (Foto: Reuters)

Foi um passeio a estreia do time culé na Champions (Foto: Reuters)

– A Uefa pode nos punir de novo? Aí mesmo é que dá vontade de fazer o nosso mosaico de independência – desafiou um torcedor antes da partida.

Jogadores nascidos em Barcelona como Piqué, Jordi Alba, Busquets e Sergi Roberto representam a população. Outros como Messi e Iniesta, que moram na área desde pequenos, também estão nesse grupo. Mas é o próprio clube quem tem a ligação mais forte com a Estelada.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

– Não queremos fazer parte da Espanha. Queremos um futuro melhor para a Catalunha. E o Barça nos representa muito bem – disse uma torcedora catalã.

– O público nos ajudou muito hoje. Vieram aqui e foram espetaculares – elogiou Jordi Alba, mesmo sem entrar no mérito político.

Com a vitória, o Barcelona lidera o Grupo C da Liga dos Campeões. A outra partida da primeira rodada, entre Manchester City e Borussia Monchengladbach, da Alemanha, foi adiada devido à forte chuva que caiu na cidade inglesa.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *