Siga o Jornal de Brasília

Esporte

Com MSN firme e forte, Barça inicia caminhada para reconquistar a Europa

Publicado

em

De ânimo renovado, astros devem voltar a ser titulares juntos depois de quase
quatro meses.

Por Ivan Raupp

Barcelona, Espanha

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

A temporada passada foi de vacas gordas para o Barcelona com os títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei, mas ficou um gostinho amargo pela queda considerada precoce na Liga dos Campeões – foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas quartas de final. As comparações com a temporada anterior (2014/15), quando o time faturou a tríplice coroa, foram inevitáveis. Então, a expectativa de todos no Barça e também da exigente torcida é, principalmente, pela reconquista da Europa, no torneio de clubes mais importante do mundo. A caminhada começa nesta terça-feira, contra o Celtic, no Camp Nou.

A principal atração no Barcelona, claro, é o badalado trio MSN. Messi, Suárez e Neymar provavelmente começarão juntos como titulares pela primeira vez em quase quatro meses – desde o dia 22 de maio, na vitória sobre o Sevilla na final da Copa do Rei. Dos três, apenas o argentino não está garantido desde o início, uma vez que não está 100% recuperado das dores no púbis que o incomodaram nas últimas semanas. Mas ele deve começar em campo.

Outro ponto em comum no “Tridente” é o ânimo renovado: Messi voltou atrás da aposentadoria na seleção argentina, Suárez busca manter os excelentes números da temporada passada e vive a expectativa de estrear entre os três finalistas da Bola de Ouro, e Neymar acaba de ser campeão olímpico com o Brasil e de ampliar o contrato com o Barcelona até 2021.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O Barça, no entanto, vem de um tropeço, ainda que com time misto. Após duas vitórias no Campeonato Espanhol, perdeu para o Alavés, no Camp Nou, no último sábado, por 2 a 1. Também em função disso, o técnico Luis Enrique trata o triunfo contra o Celtic como obrigação.

– Tendo em conta que é uma competição curta, muito curta, e que devemos ser um time confiável, começar bem é básico, ainda mais vindo de uma derrota inesperada. Mas é melhor nos concentrarmos nas coisas que devemos fazer no terreno de jogo – disse o comandante blaugrana.

Kolo Touré no treino do Celtic (Foto: AP Photo/Manu Fernandez)Kolo Touré no treino do Celtic (Foto: AP Photo/Manu Fernandez)

Do lado do Celtic, houve muitas mudanças recentes, e elas estão dando certo. Chegaram o técnico Brendan Rodgers, ex-Liverpool, o zagueiro Kolo Touré, ex-Liverpool e Arsenal, o meia-atacante Scott Sinclair, ex-Chelsea e Manchester City, entre outros. O time é líder do Campeonato Escocês com 100% de aproveitamento e um jogo a menos, e vem de uma goleada de 5 a 1 no clássico com o rival Rangers no sábado passado. Mas, contra o Barcelona, o buraco é bem mais embaixo. Ainda assim, o treinador mantém muito viva a esperança de surpreender o adversário.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

– Como técnico, você tem que entrar em todos os jogos acreditando no resultado positivo. Respeitamos que esse é indiscutivelmente o melhor time do mundo, com um trio de ataque que talvez seja um dos melhores da história. Mas nosso time tem muita fome e muita vontade de ir bem a cada treino, a cada jogo. Será uma partida muito difícil, e é nesse tipo de jogo que gostamos de estar envolvidos. Entraremos com um plano que possa nos trazer um resultado positivo – disse o técnico norte-irlandês, que reencontrará o amigo Luis Suárez, a quem comandou nos Reds.

RETROSPECTO FAVORÁVEL E hat-trick de Neymar em 2013

Barcelona e Celtic já se conhecem bem. Esta é a quarta vez que ficam no mesmo grupo da Champions, todas desde 2004/05: quatro vitórias dos catalães, um empate e uma vitória dos escoceses, por 2 a 1, em 2012. Também se cruzaram nas oitavas de final do torneio em 2007/08, com o Barça vencendo os dois jogos e passando de fase. Os últimos confrontos oficiais foram na fase de grupos em 2013: 1 a 0 para a equipe blaugrana, na Escócia, e goleada por 6 a 1, no Camp Nou, com hat-trick de Neymar (assista ao gol mais bonito no vídeo abaixo). E no início da pré-temporada, há algumas semanas, disputaram amistoso na Irlanda novamente vencido pela equipe espanhola: 3 a 1.

Campeão pela última vez na temporada 2014/15, o Barcelona vai em busca de seu sexto título da Liga dos Campeões. Além do Celtic, o Grupo E conta com Manchester City, da Inglaterra, e Borussia Mönchengladbach, da Alemanha. O atual campeão da competição é o Real Madrid.

Veja as prováveis escalações:

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Barcelona: Cillessen (Ter Stegen), Sergi Roberto, Piqué, Mascherano (Umtiti) e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar.

Celtic: De Vries, Lustig, Sviatchenko, Kolo Touré e Tierney; Brown, Bitton, Forrest, Rogic e Sinclair; Dembélé

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *