Fundação Athos Bulcão inaugura exposição com jovens artistas de Brasília

A mostra Seis Artistas reúne trabalhos de Yana Tamayo, Felipe Cavalcante, Gregório Soares, João Angelini, Leopoldo Wolf e Lucas Gehre, em diálogo com a obra do mestre

Não é apenas na arquitetura e na paisagem de Brasília que Athos Bulcão deixou sua marca. É inegável sua influência na produção de artistas da cidade, sejam aqueles que frequentavam os chás que aconteciam semanalmente em seu ateliê, sejam aqueles, mais jovens, que apenas conviveram com sua obra.

No rastro da exposição comemorativa aos 100 anos do artista, a Fundação se apropria do sensível recorte feito pelos curadores Marília Panitz e André Severo para mostra que rodou o Brasil em 2018 e apresenta, em sua AB Galeria, até o dia 1 de junho, os trabalhos de alguns desses jovens artistas, que reconhecem em sua produção a presença dos princípios artísticos propostos por Athos Bulcão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A mostra “Seis Artistas” apresenta trabalhos de Yana Tamayo, Felipe Cavalcante, Gregório Soares, João Angelini, Leopoldo Wolf e Lucas Gehre, que trazem alguma coisa do “mestre”, numa conversa sem fim, de associações que estabelecem entre seus trabalhos e os do artista.

Segundo Marília Panitz, “é no convívio com as obras disponíveis para a fruição que esta geração constrói a sua poética em diálogo com o artista maior da cidade nova. Essa geração, nascida no Planalto Central, parte dela espalhada pelo mundo afora, guarda certos ensinamentos fundados nas relações entre vazio e preenchimento, abertura dos traços inacabados como devem ser, sobreposições que revelam o palimpsesto, o uso da cor”.

A exposição integra a programação do projeto Atos para Preservar Athos Bulcão, que tem patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF, e prevê ações de acessibilidade e a realização de exposições, palestras, oficinas e visitas mediadas para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública e para o público em geral, pelas obras do artista.

Para garantir a acessibilidade à exposição, a Fundação possui rampa de acesso para cadeirantes, impressão em Braille do texto curatorial e das legendas das obras e legendagem dos vídeos apresentados na galeria.


SERVIÇO
Exposição Seis Artistas
Visitação: até 1/06/2019 (sábado)
Entrada franca | Livre para todas as idades | Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados das 10h às 17h
Fundação Athos Bulcão
CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul, Brasília – DF
Funcionamento de seg. a sex., das 9h às 19h; sáb. das 10h às 17h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

cinco × 1 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend