Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos

Nação Forrozeira

Nascido no sertão do Nordeste, Forró é o mote de eventos, gratuitos, que levarão à Ceilândia e Samambaia suas raízes pareadas com as artes irmãs do Mamulengo, Repente, Literatura de Cordel, Poesia Matuta e a MPB Nordestina

Idealizado pelo forrozeiro Nilson Freire, o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos leva a distintos públicos de Ceilândia e Samambaia, as artes do Mamulengo, com Chico Simões, do Repente, com João Santana e Chico de Assis, da Literatura de Cordel, na autoria de Donzílio Luiz, da Poesia Matuta, nas vozes de Lilia Diniz, Donzílio Luiz e Valdenor de Almeida, e da MPB Nordestina, no som do grupo Nordestinos Candangos e do Trio de Forró do sanfoneiro Marcos Farias, filho de Marinês, a Rainha do Xaxado, e afilhado de Gonzagão, o Rei do Baião.

A itinerância do projeto passa pela Casa do Cantador, Praça do Cidadão, Centro de Educação de Jovens e Adultos e Feira Permanente Central, em Ceilândia, já em Samambaia o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos chega ao Espaço Imaginário e à Feira Permanente da 202. Serão seis eventos, no total, com apresentação do cantor Nilson Freire, que convida ao palco três participações especiais em cada local. A expectativa de público presente, no geral, é de quatro mil pessoas e o projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, para sua realização.

Mamulengo Presepada. Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Além das apresentações, o projeto promove ainda oficina de “Técnicas de Acordeom”, ministrada pelo mestre sanfoneiro Carlinho do Acordeom na ASFORRÓ, com sede na Feira da Guariroba em Ceilândia. Oficina de “Poesia Popular Nordestina” para estudantes do EJA do CEF Boa Esperança na Zona Rural de Ceilândia, com Donzílio Luiz, Chico de Assis e João Santana. Além de imprimir e distribuir mil exemplares de Livreto de Cordel sobre “o Forró e o Rei do Baião”, escrito por Donzílio Luiz.

Chico de Assis e João Santana. Foto: Divulgação

Os artistas escolhidos para o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos têm uma forte ligação com Ceilândia e são bem conhecidos em Samambaia. Chico de Assis e João Santana, pratas da Casa do Cantador, farão shows-aula de Repente, ou seja, passeios através das dezenas de estilos dessa arte. Os Nordestinos Candangos, com agenda de shows constante em Ceilândia, mostrarão a força do Nordeste em composições autorais de musicalidade refinada. Chico Simões, com o Mamulengo Presepada, com sede em Taguatinga, fará um espetáculo cheio do bom humor nordestino.

Marcos Farias, sanfoneiro filho de Marinês e afilhado de Luiz Gonzaga, acompanhado da cantora Sabrina Vaz, fará um show com os sucessos da fase de consolidação do Forró por todo o Brasil. Marcos Farias viajava com os pais desde os cinco anos. “A gente encarou um Brasil que não tinha nem estrada asfaltada, levando música para onde o povo estava. E eu construí minha carreira em cima disso, tanto que minha formação é também como produtor”, diz Marcos, que já produziu artistas como Zé Ramalho e Sandra de Sá.

Lilia Diniz. Foto: Divulgação

Os poetas Donzílio Luiz, Valdenor de Almeida e Lilia Diniz se encarregarão de encher de poesia matuta cada evento. O livreto de Literatura de Cordel sobre a trajetória de Luiz Gonzaga e o surgimento do Forró, de autoria do mestre Donzílio Luiz, busca popularizar em fácil e prazerosa leitura este conhecimento histórico tão significativo.

Curador e idealizador do projeto, Nilson Freire marcou a cena musical brasiliense à frente do programa Forró Mania, da Rádio Atlântica. Em parceria com Frank Aguiar compôs o tema da novela Amor e Ódio, do SBT, e tem composições suas gravadas por Cuscuz com Leite e Asas do Forró.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Programação

Entrada franca e classificação indicativa livre para todos os eventos

Sexta, 17 de agosto, a partir das 20h, no Espaço Cultural Imaginário, na QS 103 Conjunto 05 Lote 05, Samambaia Sul.
Mamulengo Presepada; Chico de Assis e João Santana; e Nilson Freire
Apresentação: Lilia Diniz

Domingo, 19 de agosto, a partir das 11h30, na Feira da 202 de Samambaia
Chico de Assis e João Santana; e Nilson Freire
Apresentação: Lilia Diniz

Segunda-feira, 20 de agosto, a partir das 20h, no Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, localizado na DF 190, Zona Rural de Ceilândia
Chico de Assis e João Santana; e Nilson Freire
Apresentação: Lilia Diniz
Entrada franca

Sábado, 02 de setembro, a partir das 11h40, na Feira Central de Ceilândia
Chico de Assis e João Santana; Sabrina Vaz e Marcos Farias; e Nilson Freire
Apresentação: Valdenor de Almeida

Sábado, 14 de setembro, a partir das 20h, na Casa do Cantador, na QNN 32, Área Especial, Ceilândia
Chico de Assis e João Santana; Nordestinos Candangos; e Nilson Freire
Apresentação: Valdenor de Almeida

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Sábado, 15 de setembro, a partir das 18h, na Praça do Cidadão de Ceilândia, Localizada na Entre Quadra 18/20 da Ceilândia Norte
Chico de Assis e João Santana; e Nilson Freire
Apresentação: Donzílio Luiz

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

um × 1 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend