Mostra de Cine Francófono apresenta gratuitamente filmes de diversos países até o dia até 29 de março

As produções da Bélgica, Madagascar, França, Burkina Faso, Suíça, Senegal, Canadá, Tunísia e Togo serão exibidas na Aliança Francesa de Brasília

O cinema francês é atualmente o mais dinâmico da Europa em termos de público, números de filmes produzidos e de receitas geradas por suas produções. Mas algumas delas não entram no circuito comercial das grandes salas de cinema. Por isso, o Festival da Francofonia apresenta a Mostra de Cine Francófono, uma oportunidade rara para ter acesso a obras que dificilmente chegam por aqui.

Entre 18 a 29 de março, o público terá a chance de conhecer um pouco mais da rica produção cinematográfica da Bélgica, Madagascar, França, Burkina Faso, Suíça, Senegal, Canadá, Tunísia e Togo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As exibições acontecem durante o dia apenas para os alunos do Centro Interescolar de Línguas (CIL) e, durante a noite, na sala Le Corbusier na Embaixada da França sempre às 19h. A entrada é franca.

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO, ÀS 19H
A Nossa Espera (Nos Batailles – Bélgica, França – 2018)

De Guillaume Senez
Com Romain Duris
Drama. 1h38min. A partir de 12 anos.

Sinopse
Olivier (Romain Duris) é o politizado funcionário de uma fábrica, onde volta e meia bate de frente com seus superiores para defender os colegas de trabalho. Um dia, ele é surpreendido com o súbito desaparecimento de sua esposa, Laura (Lucie Debay). Sem saber o que aconteceu nem para onde ela foi, Olivier precisa conciliar o trabalho com a criação de seus dois filhos, Elliot (Basile Grunberger) e Rose (Lena Girard Voss).

Confira o trailer (legendas em português)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 
TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO, ÀS 19H
Wallay (Burkina Faso, França – 2017)

De Berni Goldblat
Com Hamadoun Kassogué, Ibrahim Koma, Makan Nathan Diarra
Comedia. 1h24min. A partir de 12 anos.

Sinopse
Com 13 anos de idade, Ady (Makan Nathan Diarra) foi criado sozinho por seu pai, mas a relação entre os dois parece estar cada vez mais difícil. Decidido a fazer com que ele amadureça, o pai do garoto decide enviá-lo para Burkina Faso, localizado no outro lado do Mediterrâneo, onde ele ficará sob a supervisão do tio Amadou (Hamadoun Kassogué). Ady embarca nesta viagem pretendendo se divertir muito, mas ele logo encara sua realidade.

Confira o trailer

QUARTA-FEIRA, 20 DE MARÇO, ÀS 19H
Le Vent tourne (Suiça, Bélgica, França – 2018)

De Bettina Oberli
Com Mélanie Thierry, Pierre Deladonchamps
Ficção. 1h26min. A partir de 12 anos.

Sinopse
Uma turbina eólica. Um jovem casal comprometido e apaixonado, coloca a sua energia para salvar a terra. Entre as árvores, no campo, Pauline (Mélanie Thierry) cuida de seus animais e leva uma vida camponesa pacata. Mas a sua tranquilidade acaba quando um engenheiro enigmático e sombrio Samuel (Nuno Lopez) para instalar uma turbina eólica para torná-los permanentemente autônomos energeticamente. Um homem que “viu o país”, ele viajou. A jovem agricultora vê o engenheiro como uma saída, um passo para mudar sua vida pessoal. Uma mulher inteligente e moderna, ansiosa por emancipar-se e deixar um pedaço de terra que conhece de cor. Essa chegada irá profundamente perturbar Pauline e pôr em perigo seu casamento com Alex (Pierre Deladonchamps) e sua relação com o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Confira o trailer

QUINTA-FEIRA, 21 DE MARÇO, ÀS 19H
Hochelaga, Terre des âmes (Canadá – 2017)

De François Girard
Com Samuel Tremblay, Raoul Max Trujillo, Tanaya Beatty, David La Haye, André Simoneau,
Gilles Renaud e Roman Blomme.
Drama histórico. 1h40min. A partir de 14 anos.

Sinopse
Um aguaceiro tremendo atinge Montreal, e um escoadouro espetacular acontece no Estádio Percival Molson, no meio de um jogo de futebol. O estádio é evacuado, e, algumas horas depois, torna-se uma área arqueológica protegida. Séculos de história são revelados por baixo do campo. O arqueólogo Mohawk Baptiste Asigny (Samuel Tremblay) começa a investigar, e irá descobrir a multidão de gerações que ocuparam aquela terra, cada qual com seus segredos enterrados. Baptiste então se propõe a encontrar aquilo que passou toda sua carreira procurando: os vestígios do vilarejo de Hochelaga, onde seus ancestrais Iroquoian conheceram o explorador francês Jacques Cartier, em 1535. O filme explora 750 anos de história em um único lugar, onde as almas de todos os séculos e todas as culturas se juntam.

Confira o trailer

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MARÇO, ÀS 19H
Um Ano Polar (Une Année Polaire – França – 2017)

De Samuel Collardey
Com Anders Hvidegaard, Asser Boassen, Thomasine Jonathansen
Comédia dramática. 1h34min. Livre.

Sinopse
Morador da Dinamarca, Anders abandona o país ao aceitar uma vaga de professor na região rural da Groelândia. Assim que chega no local ele entra em desacordo com os interesses em comum da unidade comunidade local. Somente após um processo de erros engraçados e desajeitados, que Anders consegue repensar seus conceitos eurocentristas e abraçar sua nova vida coberta de neve.

Confira o trailer (legendas em inglês)

TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO, ÀS 19H
1. África sobre o Sena (Afrique sur Seine – França, Senegal – 1957)

De Mamadou Sarr e Paulin Vieyra
Com Marpessa Dawn, M Bathily, AM Baye, C. Clairval, D. Dane, I. Diop, M. Leprovol, P. Letourneur, L. Malik.
Documentário. 21 min. A partir de 14 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Sinopse
A África está na África, sobre as margens do Sena ou no Quartier Latin? Interrogações agridoces de uma geração de artistas e estudantes à procura de sua civilização, sua cultura e seu futuro.

2. Dona Esther (Madama Esther – Madagascar – 2013)

De Luck RAZANAJAONA
Comédia dramática. 15 min. A partir de 14 anos.

Sinopse
Dona Esther, uma empregada doméstica de cinquenta anos, foi demitida. Sua promessa de levar seu neto para ver o mar é adiada até encontrar um método para sobreviver.

3. Pequena Luz (Petite Lumière – França, Senegal – 2013)

De Alain Gomis
Com Djolof Mbengue, Assy Fall, Thierno Ndiaye Doss
Comédia dramática. 15 min. A partir de 14 anos.

Sinopse
Em Dakar, no Senegal, Fátima é uma menina de 8 anos. Abrindo e fechando a geladeira, ela se pergunta se a luz continua acesa depois que a porta fecha. Ela descobre que não. Em seguida, Fátima desce na rua, fecha os olhos, os abre de novo, os fecha novamente. As pessoas ainda existem quando seus olhos estão fechados?

4. Les Avalés du Grand Bleu (Togo, França – 2014)

De Maxime Kossivi Tchincoun
Drama. 26 min. A partir de 14 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Sinopse
Na espera de notícias de um parente próximo que viajou para Europa numa piroga (canoa cavada a fogo em um tronco de árvore), a professora Koffi percebe que o pai de um dos seus alunos morreu no mar. Um filme para sensibilizar a juventude sobre os riscos da vida após sair de casa.

QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO, ÀS 19H
A Amante (Inhebbek Hedi – Tunísia, Bélgica, França – 2016)

De Mohamed Ben Attia
Com Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud, Sabah Bouzouita
Drama. 1h44min. A partir de 14 anos.

Sinopse
Na Tunísia recém-democrática, Hedi (Majd Mastoura) é um rapaz introvertido de 25 anos.. Apático e acomodado, ele permite que todos tomem decisões por ele, como sua autoritária mãe, que planeja seu casamento; seu chefe, que o faz trabalhar em datas comemorativas; e seu irmão, que sempre diz como ele deve se comportar. Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, Hedi conhece Rim (Rym Ben Messaoud), com quem inicia passional relação amorosa. Agora, durante o tempo em que os preparativos do matrimônio acontecem, Hedi é forçado a finalmente tomar uma decisão.

Confira o trailer

*Para assistir os trailers com legendas em português, siga os seguintes passos na janela de cada vídeo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


detalhes > legendas > Francês > Francês > traduzir automaticamente > Português


SERVIÇO
Festival da Francofonia – Mostra de Cine Francófono
Data: 18 a 29/03.
Hora: 19h
Local: sala Le Corbusier na Embaixada da França (Setor de Embaixadas Sul 801 – Asa Sul, Brasília).
Entrada gratuita.
Informações: https://bit.ly/2O9gZP0

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

seis + oito =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend