Projeto cinematográfico Janela 55 estreia na capital federal

Projeto Janela 55. Foto: Divulgação

Artistas de Brasília lançam canal independente no Cine Cultura Liberty Mall no dia 11 de dezembro. Entrada franca

Uma boa ideia na cabeça, equipe reunida, luz, câmera, ação! Há exatamente um ano, artistas da capital federal resolveram se juntar para fazer cinema de qualidade. E sem receber nada em troca. Motivados pela paixão pela sétima arte, pela fotografia, pela arte de atuar, cerca de 20 profissionais da cidade provam que é possível unir força e talento. Resultado: A equipe gravou sete curtas-metragens que dão origem ao projeto Janela 55, uma proposta para exibição de conteúdos próprios e de terceiros que irá, ainda, ser lançada na internet.

Antes de ir para as telinhas do computador, o canal tipicamente brasiliense será lançado na próxima terça-feira, 11 de dezembro, às 20h30, no Cine Cultura Liberty Mall (SCN QD 2). A entrada é franca. Os filmes não são recomendados para menores de 16 anos.

Projeto Janela 55. Foto: Divulgação
Projeto Janela 55. Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Idealizado pelo ator e produtor cultural brasiliense Paulo Ribeiro, o Janela 55 abriu portas para vários artistas da capital que ainda sofrem com a falta de oportunidades no mercado cinematográfico. Nomes conhecidos e outros menos conhecidos compõem o projeto que agrega aqueles que querem trabalhar e fomentar a cena cultural de Brasília. “Janela surgiu desta minha vontade de me expressar como ator sem ter que esperar alguém dizer quando. Então, eu pensei: Vou juntar uma galera boa do cinema. E conseguimos. Muitas pessoas excelentes compraram o projeto que, mesmo sem retorno imediato, pretende se firmar e compensar a todos”, diz Paulo Ribeiro.

E o nome faz jus ao projeto. Janela é abertura e o número 55 é o DDD do Brasil. Ou seja, um portal de Brasília que pretende mostrar ao país e ao mundo que a sétima arte pulsa na capital.

“E está sendo uma honra lançar estes filmes, com entrada gratuita, para o público de Brasília conferir em primeira mão o nosso canal. São todos curtas independentes que foram feitos com muito amor, garra e, com certeza, com qualidade, já que a equipe comprou a ideia”, destaca Ribeiro.

Janela 55 conta com o apoio da Tao Luz e Movimento.

Janela aberta

A sessão de estreia do Janela 55 irá mostrar os sete primeiros curtas-metragens do canal. Todos foram produzidos entre novembro de 2017 e novembro de 2018. Os filmes são Sala e Lavabo, de Guilherme Lima; Aconteceu no Teatro, dirigido por Carlos Del Pino; Off Life, de André Carvalheira; Sushi, por Rafael Morbeck; Brasilha, de Rafael Morbeck; Urubus, de Santiago Dellape e Sérgio Sartório, e Recall, por Luciana Martuchelli. Prova de qualidade, Brasilha, de Morbeck, ganhou os prêmios de melhor curtíssimo nacional pelo júri popular e melhor curtíssimo do Distrito Federal pelo júri oficial no Lobo Fest 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Dentre os atores que participam do Janela, Alice Stefânia, Valéria Rocha, Chico Santana, Ricardo Pipo, Rosana Viegas, André Deca, Lino Ribeiro, Lorena Vilela, Alexandre Lino, Clara Camarano, Cibele Amaral, Beta Rangel e o idealizador Paulo Ribeiro compõem a equipe e estarão presentes no lançamento.

Sinopses

Sala e Lavabo

Ribeiro está ansioso acompanhando o jogo do seu time que está perdendo. A esposa, vaidosa, está preocupada com assuntos diversos. A conversa é só desencontro. Ele não tem o menor interesse pelas preocupações dela. No entanto, um evento inesperado altera o impasse na vida do casal.

Cena da produção “Sala e Lavabo”. Foto: Divulgação
Aconteceu no Teatro

Um casal quebra a monótona rotina chegando a um teatro para assistir a uma peça experimental. Ideia da esposa, que anda inventando sair da caixa ultimamente. Mas o experimental dá lugar ao inusitado, quando o espetáculo está prestes a iniciar.

Off Life

Atrasado como sempre, Alfredo sai de casa apressado para trabalhar e se despede de sua esposa que, distraída com o celular, sequer responde. Último a chegar à sala de reuniões, ninguém responde ao seu cumprimento. A comunicação é impossível e Alfredo se impacienta com a indiferença dos colegas. A situação da aparente incapacidade de Alfredo de se comunicar, no entanto, vai num crescendo tão grande que a situação se torna tensa, embora divertida. Será que Alfredo passou dessa para uma melhor?

Sushi

O marido está feliz porque convenceu a esposa a experimentar comida japonesa. Mas ela, na verdade, não se sentiu convencida, mas chantageada. A coisa vai indo mais ou menos bem até chegar na hora do wassabi…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Brasilha

Recém-chegado em Brasília, fulano estranha os espaços amplos e sossegados de Brasília e busca estreitar laços com os pedestres.

Urubus

Três guerrilheiros políticos esperam por um quarto, que ficou de trazer uma encomenda para que possam resgatar o líder do grupo, que está preso. Enquanto esperam, conversam sobre cinema e explosivos. A chegada da encomenda, porém, bagunça as expectativas do bando.

Recall

Em algum lugar no futuro, um casal chega a uma loja para devolver uma criança, que apresenta alguns “problemas” de fábrica.


Serviço
Lançamento do canal brasiliense Janela 55
Data: 11 de dezembro (terça-feira)
Local: Cine Cultural do Liberty Mall (SCN QD 2)
Horário: 20h30
Entrada gratuita
Não recomendado para menores de 16 anos
Informações: 3328-8915

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

5 − 2 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend