Caixa Cultural Brasília recebe o festival de animação Grand Prix Anim!arte 2018 entre 22 e 28 de outubro

Grand Prix Anim!arte

O evento acontece de 22 a 28 de outubro com exibição gratuita de filmes feitos por estudantes

O olhar de estudantes sobre temáticas atuais como meio ambiente e diversidade cultural é o mote do Festival Grand Prix Anim!Arte Brasília 2018. De 22 a 28 de outubro, a CAIXA Cultural Brasília abre as portas para 294 produções feitas por jovens de 41 países.

O Grand Prix Anim!Arte é a versão itinerante do Festival Anim!Arte que circula por todo o Brasil e também no exterior. Criado em 2001, já conta com 13 edições de sucesso que tornaram o evento uma referência no audiovisual em animação e o permitiu integrar a Youth Cinema Network (YCN), a mais importante rede mundial de festivais de cinema juvenil. O festival já foi realizado no México, Estados Unidos, Rússia, Moçambique, Dinamarca, Austrália e País de Gales. Voltado para o público estudantil, é conhecido como um incentivador da produção de cultura no país, e tem como missão o crescimento profissional e artístico de jovens e crianças, estimulando a qualificação de produções audiovisuais e formação de um público de jovens e crianças que adquiram o hábito cultural de apreciar e participar de festivais audiovisuais.

Cena da animação Metromorphosis. Foto: Divulgação

No Grand Prix Anim!Arte são exibidos filmes selecionados pela curadoria do festival, os quais são posteriormente julgados por um júri local em cada cidade em que passam. Para eleger o melhor filme ao fim do circuito itinerante, é montado um ranking de pontuação que é atualizado a cada nova etapa do mesmo. Mais de 30 cidades brasileiras já receberam sessões e oficinas de animação do Festival Anim!Arte e agora é a vez de Brasília. Filmes de inúmeros países ganham a tela do Teatro da Caixa, contando com produções da República Tcheca, Suécia, Alemanha, Bangladesh, Índia, Japão, EUA, França, Eslovênia, Ucrânia e muitos outros.

Em Brasília, serão apresentadas ao todo 14 sessões em quatro categorias: 1) Estudantes internacionais maxi, 11 sessões com filmes feitos por estudantes com mais de 18 anos, produzidos nas mais renomadas universidades e escolas de cinema do mundo; 2) Estudantes internacionais mini, uma sessão com filmes produzidos por crianças e jovens de até 18 anos de idade; 3) Filme ambiental, uma sessão com filmes feitos por profissionais da animação mundial com reflexões sobre meio ambiente; e Culturas do mundo, uma sessão com filmes que chamam atenção por terem representações da diversidade cultural  de povos distintos de todo o mundo.

Cena da animação Tokyo Cosmo. Foto: Divulgação

Serão oferecidas pelo Festival, oficinas de Stop Motion, Animação com Recortes e Animação Experimental. O limite de inscrições é de 15 vagas por atividade e podem ser feitas no site www.vouanimarte.com.br/brasilia até o dia 15 de outubro.

Festival solidário – Outubro é o mês das crianças e o Festival Anim!Arte aproveita a data para promover uma ação social. O público que passar pela CAIXA Cultural Brasília entre 22 e 28 de outubro pode fazer doações de brinquedos novos e usados, que serão recolhidos e doados para a ONG Moradia de Cidadania.


Serviço:
[CINEMA] GRAND PRIX ANIM!ARTE BRASÍLIA – 2018

Datas: 22 a 28 de outubro
Horários: 1ª sessão às 14h30 e 2ª sessão às 16h.
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Programação completa e Inscrições para as oficinas: www.vouanimarte.com.br/brasilia
Ingressos: Entrada gratuita (sessões e oficinas sujeitas à lotação).
*Recebimento de donativos de brinquedos para a ONG Moradia e Cidadania em função do mês das crianças.
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449 / Bilheteria: (61) 3206-6456
Classificação indicativa: ver programação completa

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

20 + dez =

Send this to a friend