Fotógrafos surdos expõem suas visões e sentimentos no Museu Nacional em projeto pioneiro no DF

No próximo dia 7 de maio no Museu Nacional da República a terá a abertura da exposição Vozes da Alma, acompanhada de lançamento do catálogo, com obras de seis fotógrafos surdos do DF selecionados pelos realizadores do projeto. A mostra tem coordenação geral de Nísia Sacco, curadoria do fotógrafo Olivier Boëls, e equipe de apoio engajada em promover uma experiência inédita aos brasilienses. O projeto conta com financiamento do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do DF. Vozes da Alma, um projeto que busca a compreensão e empatia, para um verdadeiro passo de inclusão, tem visitação aberta e gratuita ao público até 2 de junho.

Oferecer ao público a oportunidade de compreenderem a vivência e universo de pessoas surdas, a partir de fotografias e depoimentos de vida, é o maior compromisso deste projeto que, em seu desdobramento, promoverá espaço de troca, com visitas orientadas pelos seis fotógrafos, participantes da mostra, e intérpretes em Libras. 60 fotos com legendas mostrarão ao visitante o olhar e entendimento que estes fotógrafos têm do mundo, bem como as experiências de vida que consideraram relevante compartilhar. Celyse Sasse, Elise Milani, Flávia Pompeu, Jacson Vale, Johnnatan Albert e Nubia Laismann são as “Vozes da Alma”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No processo de construção da mostra, realizaram-se mais de 60 encontros ao longo de um ano e meio com o fotógrafo Olivier Boëls, a produtora e também educadora Nísia Sacco e os intérpretes Thalita Araújo e Lenilson Costa. Os participantes também contaram com encontros com os fotógrafos profissionais João Paulo Barbosa, Isabela Lyrio, Arthur Monteiro e Cristiano Carvalho, e com a mestre em linguística pela UnB, Isabella Gurgel.

 

Serviço:

 

Exposição fotográfica: Vozes da Alma

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Local: Museu Nacional da República

Fotógrafos: Celyse Sasse, Elise Milani, Flávia Pompeu, Jacson Vale, Johnnatan Albert e Nubia Laismann

Endereço: Lote 02 Setor Cultural Sul próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Zona 0

Abertura: 7 de maio, às 19h30

Visitação: 8 de maio a 2 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Roda de Conversa com os artistas

Dia 15 de maio, às 19h – no Auditório do Museu

 

Roda de conversa com Thalita Araújo e Lenilson Costa

A arte em Libras: entre acessos e silenciamentos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Dia 16 de maio, às 19h – no Auditório do Museu

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

três × 4 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend