Siga o Jornal de Brasília

Roteiro Cultural

Brasília Junina realiza sua última etapa neste fim de semana, em Samambaia

Publicado

em

quadrilhas

Apresentação de grupos de quadrilha, forró e cultura popular estão na programação, que tem entrada gratuita

Nesta sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29), o Circuito Brasília Junina 2018 apresenta sua última etapa, na cidade de Samambaia (DF). Os festejos começam às 18h em todos os dias e a entrada é gratuita. Neste fim de semana, grupos de quadrilha da União Junina disputam o título de vencedor da temporada pelo coletivo. O ganhador vai representar o Distrito Federal em disputas de quadrilhas juninas em torneios pelo Brasil.

Além das apresentações de dança, a música regional, representada pelo forró, segue como atração do Brasília Junina. No sábado, o Trio Siridó toca às 19h e 00h40. No domingo é a vez de Chicão do Forró às 18h e 00h40. A cultura tradicional também tem vez na Arena Brasília Junina, com a apresentação do Boi de Seu Teodoro, que traz ao circuito a tradição do bumba-meu-boi, na sexta-feira, às 19h.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Durante os meses de junho e julho, o circuito passou pelas cidades de Ceilândia, Sobradinho, Paranoá, Águas Lindas de Goiás, São Sebastião e Taguatinga. Um total de 43 grupos de quadrilha se apresentou, além de cantores, trios de forró e grupos de cultura popular. Arraiás e festejos de comunidades de várias cidades do DF também foram contemplados pelo edital do Brasília Junina 2018.

Brasília Junina. Foto: Davi Mello

O projeto foi criado e é executado para mapear, valorizar e fomentar a cadeia produtiva dos grupos de cultura popular que promovem a tradição das festas juninas no DF e Entorno. A realização é uma parceria entre a Associação Imaginário Cultural e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Na programação das etapas realizadas nas cidades pelo circuito, se apresentaram grupos de dança que integram a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE) e União Junina. Cada coletivo realizou seu torneio para eleger quais as melhores quadrilhas do DF. Outro ponto alto do Brasília Junina foi a Festa do Boi de Seu Teodoro, realizada em 23 de junho, na cidade de Sobradinho. A tradição, que representa a cultura do bumba-meu-boi, trazida do Maranhão, é celebrada no DF há 53 anos pela família do mestre Teodoro Freire.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

SERVIÇO
Circuito Brasília Junina 2018 – Etapa Samambaia
27, 28 e 29 de julho, a partir das 18h
No Estacionamento da Igreja Santa Luzia (QS 302, Área Especial, Samambaia-DF)
Entrada gratuita
Classificação Livre
Informações: (61) 3013-1610

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *