Conta no Instagram denuncia plágios na indústria da moda

Já dizia o ditado que nada se cria, tudo se copia. Mas, às vezes, os estilistas podem levar a sério de mais esta máxima e trazer criações bem semelhantes a de outras marcas – intencionalmente ou não.

Assim nasceu a conta no Instagram Diet Prada (@diet_prada), criada pela designer Vika Gazinskaya e apelo artista plástico Brad Troemel, que mostra, lado a lado, peças parecidas de grifes diferentes. O nome é uma homenagem à grife italiana, a qual eles consideram referência em inovação e criatividade, e diet faz alusão as copias, que são versões “mais leves” do que as originais.

“É um desperdício quando uma criação genuína é reduzida a um desleixo – e não estamos falando das redes de fast fashion, que possuem exatamente esse modelo de negócio”, contaram os administradores da página ao portal norte-americano The Cut. “Estamos falando de estilistas e marcas que estão na posição de trazer algo novo, mas escolhem o caminho mais fácil ao ‘criar’ o que eles já sabem que está vendendo.”

O Diet Prada expõe algumas das maiores grifes do mundo, como Gucci, Saint Laurent e Balenciaga, e já atraiu mais de 60 mil seguidores, que estão atentos aos plágios. Em um post recente, a página mostrou a semelhança entre um vestido da marca brasileira Skazi, usado pela blogueria Thássia Naves, com modelo da grife colombiana Andrés Pajón.

Remember last September when Vogue.com released their homage to George Michael’s “Freedom”? Directed by @gvsgvs and styled by @jordenbickham , the video was pure joy and reminded us of everything that was glorious and thrilling about New York fashion. A simple recipe maybe, but difficult to execute! Fast forward to a week ago and @ritaora debuts a largely uninspiring and familiar looking effort for her latest single “Anywhere” (directed by @dwhitebloom and styled by @karenclarkson ). Beg to differ? The proof is in the mood board! Editing: @sy.ed Featuring: @ritaora @annaewers @carolynmurphy @irinashayk @adrianalima ‘s back @joansmalls Music: “Blue Danube Waltz” by Johan Strauss, “Freedom” by George Michael #vogue #freedom #georgemichael #supermodel #ritaora #nyc #timessquare #joansmalls #irinashayk #adrianalima #annaewers #carolynmurphy #jordenbickham #gordonvonsteiner #fashion #copycat #knockoff #tribute #homage #dietprada

Uma publicação compartilhada por Diet Prada ™ (@diet_prada) em


“Estamos ouvindo muito dos nossos fãs brasileiros sobre o problema de cópias em seu país. Infelizmente, a marca colombiana @andrespajon é a última vítima de réplica (feita em poliéster barato) da @skazioficial, uma empresa que também está posicionada no mercado de luxo. Quando você não pode ter o mesmo look por um preço menor, compre o mesmo por… o mesmo valor? Para aumentar o insulto, a blogueira @thassianaves postou uma foto usando a copia para seus mais de 3 milhões de seguidores e provavelmente fez dinheiro com isso”, dizia a legenda da foto.

E, é claro, que Vika e Troemel estão arrumando briga com grandes nomes da indústria. Quando eles postaram uma comparação entre display da Dolce & Gabbana e da Gucci, criado pelo artista plástico Trouble Andrew, e o próprio Stefano Gabbana comentou na publicação. “Queridos, faço este trabalho há 32 anos, fizemos sucesso nos anos 1990… então, se vocês são ignorantes e melhor que não digam nada sobre esta imagem… Gucci nos copiou de tantas maneiras possíveis e esta é uma delas… Por favor peça desculpas para mim”, escreveu o designer. Além de não se desculpar, a página também colocou à venda uma camiseta com a estampa da frase do estilista (please say sorry to me).

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