Siga o Jornal de Brasília

Celebridades

MinC divulga lista dos jurados da Comissão Especial do Oscar

Avatar

Publicado

em

Oscar 2017

O prêmio é promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou em portaria no Diário Oficial da União, a composição da Comissão Especial responsável pela seleção do longa-metragem brasileiro que irá concorrer a uma vaga entre os cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Presidida por Jorge Peregrino, a comissão será composta por 10 integrantes, sendo sete titulares – David Schurmann, Iafa Britz, João Daniel Tikhomiroff, Luiz Felipe Loureiro Comparato, Miguel Faria Jr. e Paulo Roberto Mendonça – e três suplentes – André Carreira, Marcelo Siqueira e Paulo Wenceslau Duarte.

Jornalista Sérgio Sá Leitão toma posse no Ministério da Cultura

A convite do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão (foto), a Academia Brasileira de Cinema (ABC) passou a fazer a indicação dos integrantes da comissão do Oscar. A ABC é formada por mais de duzentos profissionais da área cinematográfica nacional. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), fará apenas o acompanhamento do processo da escolha do filme e das inscrições por parte dos interessados.

Leia também:  Paulo Gustavo não tinha comorbidade, confirmam médicos
Até o ano passado, a escolha da produção cinematográfica era integralmente coordenada pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC. No entanto, mesmo quando não estava à frente da definição dos jurados, a Academia Brasileira de Cinema já era responsável pela indicação de pelo menos dois dos sete integrantes da comissão do Oscar. A decisão do ministro teve por objetivo democratizar o processo de seleção e foi tomada juntamente com o Conselho Superior de Cinema.
A Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura está implementando um novo formato de inscrição das obras audiovisuais para o processo seletivo do Oscar. Pela primeira vez, tanto os interessados quanto os jurados participarão do processo de forma totalmente eletrônica.
Inscrições abertas
O processo seletivo para a escolha do candidato brasileiro que concorrerá a uma das indicações ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira já está aberto.  As inscrições deverão ser feitas até às 18h do próximo dia 31 de agosto, por meio de um requerimento disponível no endereço http://oscar2018.cultura.gov.br.
O anúncio do resultado da seleção será feito pela Comissão Especial de Seleção do Oscar 2018 no dia 15 de setembro. A produtora ou distribuidora do filme selecionado terá até as 21h do dia 2 de outubro de 2017 para enviar uma cópia do filme em 35 mm ou 70 mm, juntamente com os documentos exigidos, para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *