Siga o Jornal de Brasília

Celebridades

‘Moonlight’ x ‘La la land’: veja como foi a confusão do anúncio do Oscar de melhor filme

Brasília de Fato

Publicado

em

Oscar 2017

Warren Beatty e Faye Dunaway leram em cartão errado que ‘La la land’ foi o vencedor, mas produtor avisou que ‘Moonlight’ era verdadeiro escolhido.

Uma grande confusão tomou conta do palco do Oscar 2017 bem no momento de sua principal categoria. “Moonlight: Sob a luz do luar” foi o ganhador como melhor filme, apesar de anunciarem primeiramente que “La la land: Cantando estações” era ganhador da premiação.

No vídeo acima é possível entender melhor o que aconteceu, mas o G1 também preparou um passo a passo que explica como foi o engano, desde a leitura pelos apresentadores, até o aviso de alguém da produção durante o discurso de agradecimento.

(Foto: Reprodução)

Warren Beatty retira o cartão do envelope com o vencedor errado, enquanto Faye Dunaway aguarda para saber o nome.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Warren Beatty olha para as laterais do palco após hesitar para ler o nome no cartão. Ele parece procurar alguém para explicar algo. Dunaway ainda acha que ele está brincando. “Você é impossível”, ela diz, rindo.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Faye Dunaway pede para que Beatty vá logo. Ele mostra o cartão e a atriz anuncia “La la land”.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

A equipe de “La la land” sobe ao palco para agradecer pelo Oscar de melhor filme. O produtor Jordan Horowitz é o primeiro a discursar.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Enquanto o produtor Marc Platt faz seu discurso de agradecimento, começa uma movimentação ao fundo. Um homem da produção (com um microfone na cabeça) da premiação confere o envelope que estava na mão de Horowitz.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O terceiro produtor de “La la land”, Fred Berger, faz seu discurso, enquanto o homem da produção da premiação fala com Beatty. Berger olha para trás para ver o que está acontecendo.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

“Nós perdemos, aliás”, diz Berger após terminar seu discurso, enquanto Beatty se encaminha para o microfone e um grupo discute ao fundo. Horowitz também se aproxima do microfone.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

“Caras, caras. Não. Sinto muito. Há um erro. ‘Moonlight’, vocês ganharam como melhor filme. Isso não é uma brincadeira”, diz Horowitz, enquanto oferece sua estatueta.

 (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Platt avisa que “eles leram a coisa errada”. Horowitz reforça: “Isso não é uma brincadeira. ‘Moonlight’ venceu como melhor filme”. Horowitz arranca o cartão da mão de Beatty com o vencedor verdadeiro. Ele mostra à câmera: “Moonlight”.

Mas o que aconteceu?

Após a confusão, Emma Stone contou aos jornalistas que não entendia o que tinha acontecido. “Eu estava segurando meu cartão de melhor atriz o tempo todo. Eu não quero começar algo, mas não sei o que aconteceu, e queria falar com vocês [jornalistas], antes”, afirmou ela, de acordo com a revista “Variety”.

Segundo o jornal “Los Angeles Times”, apenas dois funcionários da agência de auditoria PricewaterhouseCoopers sabem dos vencedores antes da leitura dos envelopes. Eles ficam posicionados de cada lado do palco, com envelopes iguais para dar aos apresentadores e para conferir depois. Ou seja, existem dois cartões iguais com os nomes dos vencedores para cada categoria.

De acordo com o site Vox, esta foi a primeira vez em 89 edições que um erro assim aconteceu.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *