Lavagem do Bonfim: confira esquema completo para festa em Salvador

Ritual comandado por baianas é marco no calendário religioso da Bahia.

A tradicional Lavagem do Adro da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, deve reunir milhares de devotos, entre baianos e turistas nesta quinta-feira (12), com caminhada do bairro do Comércio, e vai até a Colina Sagrada. São oito quilômetros de cortejo, onde a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será levada no andor pela primeira vez – em meio aos fiéis.

A tradição religiosa baiana, que acontece toda a 2ª quinta-feira do ano após a festa de Reis, atrai adeptos de diversas partes do Brasil e do mundo. Eles vestem branco e carregam o lema “quem tem fé vai a pé”.

A lavagem do adro da Basílica, que desde o ano de 2014 é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma, tem como objetivo resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida.

Após sair da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, o cortejo segue pelas ruas da Cidade Baixa em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, onde padre Edson Menezes receberá os fiéis para a bênção da água. Esse ano, o tema da lavagem é “Ele está no meio de nós”. Quando chega ao Bonfim, o cortejo das baianas inicia a lavagem do adro da igreja. Até o fim do ritual, a Basílica permanecerá fechada, mas a imagem do Senhor do Bonfim ficará visível para visitação.

G1 BA

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

5 × 1 =

Mais lidas

Send this to a friend