Siga o Jornal de Brasília

Economia

Safra recorde de grãos deve ajudar a segurar a inflação

Avatar

Publicado

em

Valorização do real em relação ao dólar também exerce impacto positivo

A perspectiva de uma safra recorde de grãos no Brasil este ano, somada à valorização do real frente ao dólar devem levar a uma pressão baixista dos preços internos dos produtos agrícolas, o que ajudará a segurar a inflação e, consequentemente, vai colaborar para a redução das taxas de juros, afirma José Carlos Hausknecht, da MB Agro Consultoria.

Em sua opinião, a queda do valor do dólar deve anular a subida de preços internacionais, o que prejudicará a rentabilidade do produtor na exportação. Internamente, porém, a expansão da safra vai ajudar a movimentar a economia. “Haverá mais vendas de máquinas agrícolas, de fertilizantes e até de veículos”, prevê Hausknecht.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O analista de mercado da Informe Economic Group, Aedson Pereira, também avalia que, se o valor do dólar cair de forma significativa frente ao real ao longo do ano, “mesmo que lá fora o preço das commodities agrícolas subam, o preço interno será podado por essa alta”.

Pereira ressalta, porém, que o setor do agronegócio está ampliando a quantidade das exportações e abriu novos mercados no leste asiático, que é um grande consumidor de produtos agrícolas “Foi um dos setores que apontou maior criação de empregos no ano passado, justamente porque está exportando bastante”.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *