Siga o Jornal de Brasília

Economia

Bolsas europeias seguem tom positivo de NY, após sinais de estímulos de Trump

Publicado

em

Hoje, o mercado japonês fechou com valorização de 1,43% e, na terça, dois dos três principais índices de ações de Wall Street terminaram o dia em níveis recordes.

As bolsas europeias operam em alta generalizada nesta manhã de quarta-feira, seguindo o desempenho positivo dos mercados acionários da Ásia durante a madrugada e de Nova York ontem, após novos sinais de estímulos fiscais nos EUA.

Alguns operadores atribuem a onda positiva a planos do recém-empossado presidente dos EUA, Donald Trump, de ampliar investimentos em obras públicas. Ontem, Trump tomou medidas para garantir a construção de dois oleodutos e facilitar projetos de infraestrutura e a manufatura nos EUA.

Ações dos setores de construção e de mineração se destacam nos negócios da manhã na Europa, mas os ganhos são liderados por bancos, em meio à recuperação dos juros de bônus soberanos e balanços financeiros positivos.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Em Madri, os papéis do Santander avançavam quase 4% por volta das 8h10 (de Brasília), após o banco espanhol divulgar lucro maior do que o esperado no quarto trimestre de 2016.

Na agenda da Europa, o único indicador relevante foi o índice de sentimento das empresas da Alemanha, que decepcionou e caiu para 109,8 em janeiro, de 111,0 em dezembro, atingindo o menor nível desde setembro do ano passado, segundo o instituto alemão Ifo. A previsão de analistas era de leve alta do indicador, a 111,3.

Às 8h31 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,27%, enquanto a de Paris avançava 1,01% e a de Frankfurt ganhava 1,23%. Entre mercados europeus considerados periféricos, Madri, Milão e Lisboa tinham valorização de 1,60%, 0,25% e 0,42%, respectivamente. Já no mercado de câmbio, o euro se fortalecia a US$ 1,0748 e a libra esterlina seguia a mesma direção, cotada a US$ 1,2577.

 

Informações da Dow Jones Newswires.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta