Siga o Jornal de Brasília

Economia

Irmãos Batista voltam ao comando do grupo JBS

Avatar

Publicado

em

Wesley e Joesley Batista tinham sido afastados de suas funções no âmbito da Operação Greenfield, que apura indícios de irregularidades em fundos de pensão

A Justiça federal de Brasília autorizou no início da noite desta terça-feira os empresários Wesley e Joesley Batista a voltarem à administração das empresas do grupo J&F, dono da processadora de carnes JBS. As informações foram repassadas ao jornal O Estado de S. Paulo por um porta-voz da empresa.

Segundo o jornal, a decisão da Justiça foi tomada depois que o grupo J&F e o Ministério Público Federal chegaram a um acordo em que serão depositados 1,5 bilhão de reais em garantias para a liberação dos executivos. “A garantia financeira é uma forma de assegurar que – caso haja condenação no fim do processo criminal – os recursos sejam usados para ajudar a recompor o rombo financeiro dos fundos de pensão”, disse o MPF em comunicado no seu site.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Ainda pelo acordo, os envolvidos se comprometeram a comparecer, sempre que necessário, à Procuradoria da República no DF e à Polícia Federal, independentemente de solicitação formal. A J&F tem até o dia 21 de outubro para depositar em juízo ou oferecer as garantias. Caso isso aconteça, a Justiça poderá revogar em definitivo as medidas cautelares.

Os irmãos tinham sido afastados de suas funções no âmbito da Operação Greenfield, que investiga indícios de irregularidades nos investimentos de fundos de pensão. Eles fazem parte da lista de 40 pessoas que estão sendo investigadas pelas autoridades e tiveram mandados de condução coercitiva contra si expedidos na semana passada.

Os procuradores do Ministério Público Federal apontaram em relatório que embasou a Greenfield esquemas de superavaliação que envolveram as empresas de papel e celulose do grupo J&F, à época Florestal e Eldorado. Os fundos de pensão Funcef e Petros teriam saído prejudicados das operações. Segundo a decisão da Justiça que determinou o afastamento dos irmãos da J&F, esses esquemas teriam sido montados por eles.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *