Bolsonaro posta vídeo para mostrar recuperação

O presidente foi submetido à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano

O presidente Jair Bolsonaro se recupera de uma cirurgia realizada na manhã do último domingo (8). Nesta segunda-feira (9), ele postou um vídeo deitado na cama do hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Nas filmagens, o chefe do Executivo aparece tomando café e assistindo ao seriado Chaves.

Bolsonaro começou o vídeo afirmando que está ‘de folga’. “Amanhã volto ao batente. Por enquanto, [sigo vendo] meu programa favorito aqui, o Chaves”, disse o presidente, dando a entender que estará recuperado na terça (10).

Cirurgia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Bolsonaro foi submetido à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano. O procedimento foi para implantar uma tela de reforço de polipropileno para a correção da hérnia que se formou no abdômen. “Mais uma cirurgia. Desta vez foram cinco horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!”, escreveu o presidente em rede social no fim da tarde.

Segundo o médico responsável pelo procedimento, Antônio Macedo, cirurgião geral do Hospital Vila Nova Star, o quadro de Bolsonaro é estável e as visitas estão restritas. Ele ainda disse que o procedimento durou mais do que o inicialmente previsto devido a uma aderência do intestino, mas não houve complicações.

“A gente fala que vai durar duas horas, mas vai durar o que é necessário. Se precisar durar quatro, que demore. O importante é ficar bem-feito. Tem de ter muito cuidado para não machucar o intestino de forma alguma”, explicou o médico.

Após o procedimento, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rego Barros, informou que Bolsonaro passou a Presidência ao vice, Hamilton Mourão, pelos próximos cinco dias a partir de domingo (8). Mas a internação pode se estender por até dez dias, afirmou Macedo aos jornalistas no início da noite. “Ele só vai sair daqui direto para o aeroporto, não vai ficar em hotel, então é difícil dizer (quando receberá alta). Mesmo que ele esteja bem em cinco dias, para viajar ele precisa de uns dez dias”, concluiu.

Ao ser questionado sobre possíveis novas cirurgias, o médico disse que a chance da hérnia voltar é pequena. “Elas têm índice de reincidir, mas essa probabilidade não é superior a 6%. A chance é muito pequena. O tecido está bem mais musculoso e mais forte, é de imaginar que não vai haver reincidência, mas é sempre possível”. A partir de hoje, Bolsonaro passará por uma dieta líquida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

No único boletim médico divulgado, o hospital informou que Bolsonaro apresenta quadro clínico estável e fará sua recuperação no apartamento, com visitas restritas.

De acordo com Macedo, as hérnias incisionais podem ocorrer em casos de cirurgias que não foram planejadas, como a que foi realizada em Bolsonaro após a facada. “Tudo isso é consequência das cirurgias. O tecido ficou enfraquecido, cedeu a sutura e surgiu essa hérnia.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend