Após 113 dias, chove na Capital

A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros (CBMDF) orientaram a população para o período de chuvas que chega

Após 113 dias sem chuva, na noite desta quarta-feira (25) o Distrito Federal teve chuvas em determinadas regiões. 

A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros (CBMDF) orientaram a população para o período de chuvas que chega. 

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, Sérgio Bezerra, lista três ações simples, mas que evitam grandes transtornos. São elas:

  • Não jogar lixo na rua – para que bueiros e bocas de lobo não sejam entupidos, reduzindo alagamento nas cidades e amenizando, também, o risco de leptospirose. “Quando a casa é inundada após as chuvas, geralmente, são em áreas carentes onde tem muito rato e o risco de leptospirose é grande”, explica o subsecretário;
  • Consertar telhado e limpar calhas – para que a água seja escoada corretamente, evitando infiltrações nas partes elétricas e na estrutura das residências;
  • Podar árvores com o risco de queda – esta requer ação do Corpo de Bombeiros ou da administração regional, mas basta uma ligação para um dos órgãos.

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A Defesa Civil é chamada pelos militares quando há ameaça de desabamento, mas a população também deve acionar o órgão caso perceba alguma ocorrência desta natureza.

A Defesa Civil também orienta a população via SMS quanto aos procedimentos que precisam ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamento de terra. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem com o CEP para o número 40199. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento.

Send this to a friend