Estação Guariroba do Metrô começa a funcionar com energia solar

Esta vai ser a primeira estação de metrô a implantar a tecnologia na América Latina e a quarta no mundo

O Metrô-DF lança, nesta sexta feira (20/10), a primeira estação com captação de energia solar e totalmente sustentável da América Latina. A Estação Solar Guariroba (Ceilândia) é um projeto piloto que conta com 578 placas fotovoltaicas, responsáveis por gerar energia limpa com utilização de recursos naturais renováveis.
O sistema é capaz de gerar, por ano, 288 mil quilowatts/hora. Apesar da pequena quantidade de energia gerada, a companhia afirmou que esse número é suficiente para abastecer 100% do consumo do local, gerando, ainda, excedentes que vão ser utilizados em outras partes do controle metroviário de Brasília.
Além de trabalhar com fonte sustentável, o presidente do Mêtro-DF, Marcelo Dourado, disse que a previsão é de que a companhia consiga poupar aproximadamente R$ 150 ao ano. “A economia financeira vai ser investida na expansão do próprio sistema, buscando sempre implementar em mais estações a tecnologia. Isso é crucial para a mobilidade de Brasília, que não deve ser pensada apenas com a intenção de transportar, mas de ser sustentável”, declarou.
Bruna Lima
Leia mais no Correio

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dezesseis + dezenove =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend