Siga o Jornal de Brasília

Destaque

Ação no DF incentiva uso de bicicleta como meio de transporte cotidiano

Publicado

em

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Com o apoio do Detran e de ONGs, ciclistas celebraram na manhã desta sexta (12) o Dia de Bike ao Trabalho

Cerca de uma hora para cumprir 7,2 quilômetros da 406 Norte ao Palácio do Buriti. O tempo foi proporcional ao ritmo lento das pedaladas. E não poderia ser diferente: depois do deslocamento, os ciclistas tinham uma jornada inteira de expediente.

Chamada de Dia de Bike ao Trabalho, a iniciativa nesta sexta-feira (12) teve o objetivo de estimular o uso da bicicleta para ir ao serviço, à escola, ao mercado, ou seja, para distâncias que dispensem o carro.

O objetivo de estimular o uso da bicicleta para distâncias que dispensem o carro. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Chamada de Dia de Bike ao Trabalho, a iniciativa nesta sexta-feira (12) teve o objetivo de estimular o uso da bicicleta para ir ao serviço, à escola, ao mercado, ou seja, para distâncias que dispensem o carro.

A ação é inspirada no Bike to Work Day, criado em 1956 nos Estados Unidos. Na manhã de hoje, um dos trabalhadores que dispensaram o carro foi o secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“É uma maneira de promover a saúde, incentivar a integração dos meios de transporte público e melhorar a fluidez das vias”, destacou o gestor.

Durante o percurso, muitos motoristas apoiaram a proposta, enquanto outros protestaram reclamando do fato de os ciclistas ocuparem um trecho da faixa de rolamento.

“Nós também fazemos parte do trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito [CTB]”, defendeu o professor Milvo Juliano Rossarola, de 45 anos. “Se houver respeito nas vias, todos podem compartilhar o espaço sem problemas”, completou o ativista da organização não governamental (ONG) Bike Anjo.

“É uma maneira de promover a saúde, incentivar a integração dos meios de transporte público e melhorar a fluidez das vias”Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade

Para apoiar e orientar o grupo com 13 pessoas, o Dia de Bike ao Trabalho ainda teve a presença da ONG Rodas da Paz e do Departamento de Trânsito (Detran), que destacou viaturas para acompanhar o trajeto. A equipe de motociclistas da autarquia, porém, foi dispensada para que os motoristas percebessem naturalmente a presença das bicicletas.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“A ideia mostra, por meio de placas nas próprias bicicletas, a necessidade de preservar a distância lateral de 1,5 metro”, informou o gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran, Tiago Moreira.

Essa metodologia faz parte da campanha Ultrapasse. Não Passe, que visa alertar para a importância de o motorista trocar de faixa e se afastar seguramente da bicicleta, descrita pelo artigo 201 do CTB.

Plano cicloviário até o fim deste semestre

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, um plano cicloviário do DF deverá ser lançado ainda neste semestre. A estratégia pretende destacar diversos pontos para favorecer a mobilidade.

“Vamos abordar a melhoria na infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas, conexões, integrações e a possibilidade de ampliação do Bike Brasília”, adiantou o titular da pasta.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Para quem quer começar a pedalar

O grupo Bike Anjo ajuda quem pretende iniciar o uso da bicicleta, seja ensinando a dar as primeiras pedaladas, seja acompanhando o ciclista em algum trajeto para ajudar a escolher as melhores rotas.

Interessados de qualquer idade podem agendar com um dos mais de mil voluntários em todo o Brasil por meio do site da instituição.

Ainda nesta sexta-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) promove o 3º Pedal Noturno Maio Amarelo, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, movimento mundial destinado a chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O evento é gratuito e aberto ao público. O percurso será de aproximadamente 14 quilômetros, com concentração às 18h30 em frente ao DF Plaza.

ÁDAMO ARAUJO,com edição de MARINA MERCANTE
AGÊNCIA BRASÍLIA

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta