Siga o Jornal de Brasília

Destaque

Exposição The Art of the Brick vai até 21 de maio no Iguatemi Brasília

Avatar

Publicado

em

Mostra reúne obras de Natham Sawaya feitas com blocos de brinquedo

Nesta terça-feira (28) foi inaugurada para convidados a exposição The Art of the Brick, do artista norte-americano Natham Sawaya. A mostra reúne 83 esculturas criadas com mais de um milhão de blocos de Lego e estará aberta para visitação entre os dias 29 de março e 21 de maio, no Iguatemi Brasília.

No Brasil, a Capital Federal é a terceira cidade a receber a exposição itinerante, que foi visitada por mais de 300 mil pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A mostra está há 10 anos na estrada, foi lançada em abril de 2007 em Lancaster (Pensilvânia, EUA). Ao longo desta década, ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades dos Estados Unidos, além de países como Bélgica, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça, Espanha e Rússia.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Os personagens e objetos criados por Sawaya, reais ou imaginários, surpreendem os visitantes e já foram vistos por mais de duas milhões de pessoas mundo afora. Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, a mostra apresenta reconstruções de obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Auguste Rodin; a icônica estátua grega “Vênus de Milo “, que pertence ao museu do Louvre, em Paris (França); “O Grito”, de Edvard Munch – em que as mãos e a cabeça explodem para uma terceira dimensão – e “O Beijo”, de Gustav Klimt.

Além de releituras de obras-primas, os visitantes também podem conferir figuras humanas e outras esculturas supreendentes, entre elas o Buda, o esqueleto de T-Rex de seis metros de comprimento feito com mais de 80 mil blocos, a nadadora azul e o homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos Lego.

A exposição oferece ainda uma área para brincar e construir peças com tijolos coloridos, onde crianças grandes e pequenas podem participar de atividades lúdicas com recreadores.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O artista

Nascido em Colville (Washington, EUA), Nathan Sawaya é um ex-advogado corporativo que buscou nos tijolos coloridos uma válvula de escape para o estresse do cotidiano. Hoje, o seu trabalho artístico é reconhecido como uma nova dimensão da pop art e do surrealismo.

Ele comenta que usa os brinquedos como meio para o seu trabalho artístico porque gosta de notar a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. O artista analisa que todo mundo pode relacionar-se com as peças de Lego, um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Também me seduz o aspecto clean desse material, os ângulos retos, as linhas distintas. Como tantas outras coisas na vida, é uma questão de perspectiva. De perto, a forma do bloco é distinta. Mas, de longe, esses ângulos retos e linhas fixas podem mudar para curvas”, explica.

Sawaya já expôs nas principais galerias do mundo, incluindo a Time Warner Centre, em Nova York; o Artang Culture Centre, em Hollywood; e a Spot Gallery, em Paris. Sawaya é tão apaixonado por sua arte que tem uma tatuagem do brinquedo no pulso esquerdo. O artista lançou ainda dois livros best-sellers e é constantemente convidado para palestras, além de ser um dos nomes mais pesquisados no Google Zeitgeists.

Aplicativo – The Art of the Brick também conta com um aplicativo sobre a exposição. Nele, você encontra informações sobre as obras de Nathan Sawaya, al[em de ser possível interagir com a exposição. O APP já está disponível para sistemas Android e IOS, da Apple.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Serviço

The Art of the Brick
Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
De 29 de março a 21 de maio
De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 22h
Facebook: @theartofthebrickbrasil
Instagram: @theartofthebrickbrasil

Vendas
De 21 a 28 de março, apenas pela internet. A partir de 29 de março, vendas on-line, na bilheteria da exposição (Iguatemi Brasília, 1o Subsolo) e no ponto de venda extra (Iguatemi Brasília, Piso Térreo)

Horário das bilheterias no Iguatemi Brasília
Segunda a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 22h.

Vendas online
www.tudus.com.br

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *