Quer abrir um negócio? Evite esses erros e comece com o pé direito!

Quer abrir um negócio? Evite esses erros e comece com o pé direito!

Confira algumas dicas para obter sucesso em seu empreendimento

O brasileiro é um empreendedor nato! Se você quer ser o seu próprio “chefe”, te convido a ler o artigo de hoje para garantir sucesso na sua empreitada!
Te aguardo no Instagram: @valorizeseusonho
Boa sexta e bom final de semana,
Rafa Rico


Por Lucas Codri

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Está pensando em abrir um negócio? Isso é maravilhoso! Saiba, entretanto, que não é uma missão simples e o entendimento sobre gestão financeira e estratégica será necessário. É muito comum vermos “aventureiros” no empreendedorismo. Admiro essas pessoas pela vontade enorme de fazer acontecer, mas os resultados por vezes não são os melhores.

Antes de completarem cinco anos de vida, seis a cada dez empresas já fecharam as portas! A pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que mais de 60% das empresas falem antes de completar cinco anos de existência.

Por quê? Sim, temos que entender os motivos para que isto seja evitado! Sem um estudo ou uma pesquisa poderíamos nomear a burocracia, regime trabalhista e até mesmo a economia brasileira como culpados. Felizmente, temos instituições que nos clarificam essas dúvidas através de pesquisas.

A pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizada pelo SEBRAE, identificou que entre as principais causas que levam as empresas a fecharem estão problemas financeiros, inadimplência, falta de crédito e capital de giro (25% das causas); e gestão, problemas administrativos e contábeis, incapacidade, sociedade, logística, também com 25%.

Agora sabemos quem são os reais vilões! O maior deles é a falta de conhecimento em gestão financeira para evitar os problemas que esta pesquisa apontou. Para a sua sorte, trouxe duas dicas essenciais para você começar a gestão financeira do seu novo negócio com o pé direito e não cair nessas estatísticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

1. Separe sua vida pessoal do seu negócio!

Conhecido tecnicamente como o princípio da separação das entidades, entender seu negócio como uma pessoa própria e separar principalmente as contas sem deixar de lado as estratégias e resultados são ferramentas essenciais para a saúde financeira do negócio. A mistura da vida pessoal com a empresa causa uma “cegueira” no empreendedor, fazendo com que ele não compreenda qual a verdadeira situação da empresa e dificultando uma gestão eficiente. Outro motivo é evitar o que chamo de “roubo do dono”, isso mesmo, o próprio dono tem a tendência de sabotar a empresa, retirando recursos em demasia e sufocando a saúde financeira do seu negócio.

Como eu faço na prática? Crie uma conta apenas para a empresa, defina um pró-labore (salário) para os sócios e pague-o em valor e data fixa.

2. Tenha um relatório que te mostre a situação da empresa!

Você já viu algum piloto de avião alçar voo com vendas nos olhos? Então não tente levar seu negócio no “feeling”, no achismo ou na experiência. Tenha um relatório com dados concretos sobre a situação e identifique os pontos de melhorias. Aconselho começar com um Fluxo de Caixa. O relatório, geralmente mensal, dirá todas as movimentações financeiras que ocorrem na sua empresa e seus lucros. Costumo dizer que o Fluxo de Caixa é a janela da sua empresa, você irá olhar e saber se está chuvoso ou ensolarado e, principalmente, se irá levar o guarda-chuva ou os óculos de sol. Agir é sempre o mais importante, mas agir embasado em dados precisos é muito mais simples.

A alma do empreendedor é a resolução de problemas, então levante e vá cuidar da gestão financeira do seu negócio.

Nas minhas mídias sociais (Instagram e YouTube) possuo muito conteúdo sobre os temas mencionados que podem guiar vocês nessa caminhada. Se você já possui um negócio, realize um diagnóstico financeiro online, sem pagar nada por isso, e entenda onde pode melhorar para alavancar seu negócio e gerar lucros.

Lucas Codri
lucascodri.com/diagnostico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

12 + oito =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend