Que comecem os jogos!

Que comecem os jogos!

As festas passaram, ganhamos presentes e quilos a mais, as promessas chegaram e está na hora de as colocarmos em prática

É muito importante que essas metas sejam factíveis e devemos ponderar o que realmente está ao nosso alcance para que não haja frustração e muito menos desistências!

Muitos dizem: “Agora, vai! Vou organizar minha vida financeira e sair das dívidas!”; “Esse ano eu tiro aquele dinheiro da poupança e começo a investir melhor!”; “Desse ano não passa: vou tomar coragem e começar a investir em ações!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Se você quer sair das dívidas, lembre-se: faça um diagnóstico de toda sua situação financeira atual, tire uma “foto” de todas as suas receitas e despesas, de todas as suas dívidas, credores, taxas de juros aplicadas e prazos de pagamentos. Depois disso, trace a melhor estratégia para o corte de gastos, aumento de receitas e pagamento progressivo de cada uma de suas dívidas (de preferência, comece pelas que tem a maior taxa de juros).

Está no “zero a zero” e acha que está tudo bem? Está pagando todas as contas, mas também não sobra nada no fim do mês? Muito cuidado! Imprevistos acontecem! Comece a fazer sua reserva financeira já! Para assalariados, recomenda-se uma reserva de pelo menos três vezes o valor líquido de seu salário. Para autônomos, pelo menos seis vezes. E por favor, nada de poupança! Busque investimentos com liquidez imediata (aqueles em que o seu dinheiro fica disponível para que você saque no mesmo dia ou no dia útil seguinte), tais como o Tesouro SELIC ou até mesmo LCI, LCA e alguns CDBs.

Mas se você já é um investidor e quer ser mais arrojado, aplicando em ações, por exemplo, busque conhecimento e/ou auxílio de profissionais habilitados e atualizados. O mercado está aquecido e acredito que seja um excelente momento para aprender mais sobre renda variável. Este tipo de investimento pode ser muito rentável, mas também – como o nome já diz – é muito variável e também pode ser arriscado. Então, não recomendo que coloque todo o seu dinheiro em renda variável. Veja que percentual dele se aplica melhor ao seu perfil e invista-o em uma corretora renomada e segura.

Ano novo, metas nova$!

É mais do que necessário colocarmos tudo no papel: a forma com que faremos para chegar lá, como serão as atitudes a serem tomadas e em quanto tempo queremos que cada objetivo seja atingido. O Plano de Ação é uma ferramenta muito utilizada em processos de Coaching e é extremamente eficaz quando o assunto é META. Caso tenha interesse em conhecê-lo, me mande uma mensagem pelo DIRECT do Instagram @valorizeseusonho.

Então, meu amigo, simplesmente dê o primeiro passo e… COMECE!
Como eu sempre digo: “Trace suas metas ENTRE EM AÇÃO e alcance seus objetivos!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Um EXCELENTE 2019 para todos nós!


Rafael Rico é coach e educador financeiro. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Palestrante, colunista e CEO da marca Valorize Seu $sonho.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dezessete + vinte =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend