7 dicas para fazer seu dinheiro render em 2019

7 dicas para fazer seu dinheiro render em 2019

Veja como lidar com o seu dinheiro de forma positiva

Queridos leitores da Valorize! Estamos de volta com mais um artigo que vai mudar sua forma de lidar com grana!

E olha só: hoje vou te dar sete dicas super poderosas pra que você acabe com aquela história de “Ahhh, Rafael! Sobra mês no meu salário!” ou então com o velho mimimi: “Não vai dar pra sair hoje, é fim de mês e o salário já acabou!”. Quer mesmo saber como fazer o seu dinheiro render?

Então anota aí:

1 – O básico: NÃO GASTE MAIS DO QUE GANHA!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tome muito cuidado com isso. Viver acima de suas possibilidades pode te levar a se endividar com coisas que até mesmo não fazem sentido pra você!

2- PAGUE-SE PRIMEIRO!

Como assim? Isso aí! Quando receber seu salário, separe os valores referentes aos seus sonhos e objetivos ANTES mesmo de pagar suas despesas (e aí você vai ver que o importante é que suas despesas sejam definidas de acordo com o que vai “sobrar” DEPOIS que você se pagar!)

3 – FAÇA UM DIAGNÓSTICO DA SUA VIDA FINANCEIRA

Saber suas receitas e suas despesas de forma “fina” e criteriosa é um dos primeiros passos para dominar suas finanças. Anote tudo que você ganha e tudo que gasta. Acompanhe seu extrato bancário de duas a três vezes por semana.

4- ESTÁ ENDIVIDADO? PROCURE SEUS CREDORES!

Solicite o extrato analítico de cada um de seus empréstimos, com o saldo devedor, o prazo e as taxas de juros que foram aplicadas à época. Veja se é possível fazer uma RENEGOCIAÇÃO. Estamos em um momento de taxa de juros baixas, o que pode facilitar a quitação de seus empréstimos. Caso não consiga, procure outra instituição financeira com juros mais baixos e solicite a PORTABILIDADE de sua dívida pra lá!

5 – TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA!

Imprevistos acontecem e construir esta reserva é fundamental para que você não tenha que apelar para empréstimos com bancos, financeiras, família e amigos. Se você é assalariado, tenha pelo menos 3 vezes o valor líquido de seus rendimentos como reserva. Se autônomo, pelo menos 6 vezes. Mas não os guarde embaixo do colchão! Sugiro o Tesouro SELIC ou outra aplicação em renda fixa que você possa sacar o dinheiro quando precisar, ou seja, que tenha liquidez imediata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 
6 – LEIA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Informação é o seu melhor investimento. Busque ler, ver vídeos e obter conhecimento financeiro pelo menos uma vez por semana. E veja: não estou falando daquele “economês” chato, não! Existem autores de livros incríveis em educação financeira e também tem muita coisa boa na internet. Lá no Instagram @valorizeseusonho te damos vários caminhos pra “sair da pindaíba”, começar a investir e, se você já é investidor, investir com qualidade, baixo risco e justa rentabilidade. Te convido a seguir a Valorize seu Sonho também no Instagram!

7 – CONSUMA DE FORMA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL!

Quando reciclamos, damos uma nova utilidade a algo aparentemente sem valor e assim não é necessário gastar recursos (financeiros e de matéria prima). Recusar comprar produtos que agridam o meio ambiente também é uma ótima alternativa! Assim, contribuímos para um mundo melhor! E sabe quem vai render mais? O seu dinheiro! Um excelente final de mês pra você!

“A minha missão é ajudar pessoas a superarem obstáculos e desafios para realizarem sonhos através do planejamento e da inteligência financeira”.


Rafael Rico é coach e educador financeiro. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Palestrante, colunista e CEO da marca Valorize Seu Sonho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend