Me aposentei e agora? Cinco dicas para se manter produtivo e feliz

Me aposentei e agora? Cinco dicas para se manter produtivo e feliz

Você já parou pra pensar o que vai fazer quando se aposentar?

Após construir sua independência financeira, é importante lembrar que não dá pra ficar parado, não é mesmo? Confira abaixo as dicas de Cleoní Tomazela para se manter produtivo e feliz durante esse momento ímpar de nossas vidas! Esse é o nosso último artigo de 2018!
Te vejo no Instagram: @valorizeseusonho
Trace suas metas, entre em ação e alcance seus objetivos!
Um feliz 2019 para [email protected],
Rafael Rico


Me aposentei e agora? Cinco dicas para se manter produtivo e feliz

1 – Mantenha a rotina de cuidar da beleza

Pode acordar mais tarde sim, mas quando acordar tome banho, vista uma roupa que dê para você ir na padaria pelo menos. Fuja do Pijama Assassino. Aquele que você veste, fica na frente da TV e acaba morrendo de tédio!

2 – Fique visível
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Participe de eventos, de grupos. Pode ser Rotary, Maçonaria, reunião de condomínio, Grupo Mulheres do Brasil, BPW (Business Professional Woman), academia, esportes, etc. Volte a estudar, faça aquele curso que você gostaria de fazer quando não tinha tempo. Faça um curso de dança, faça um curso de culinária ou qualquer coisa que goste. Aqui o objetivo é manter-se na ativa.

3 – Pratique a mentoria

Mantenha suas redes como o Linkedin por exemplo. Os mais novos estão lá à espera da sua contribuição e já tem até uma ferramenta para que você dê suas orientações para os interessados, que são muitos!

4 – Quer continuar trabalhando depois de aposentado(a)?

Aqui eu teria mais 10 dicas para te dar, mas vou me concentrar em apenas quatro:

  • Busque algo que você sempre desejou fazer enquanto trabalhava. Você agora pode se dar ao luxo de fazer o que ama.
  • Planeje com cuidado para não gastar todas as suas reservas em algo sem retorno. Busque mentorias, busque o SEBRAE – eles têm sempre muitas dicas boas para quem quer empreender.
  • As franquias de baixo custo ou a economia colaborativa são excelentes oportunidades de você manter-se ativo e com renda residual. Modelos de negócios como Mary Kay, Jeunesse, World Ventures entre outros são fantásticas (eu sou uma franqueada da Holding Americana World Ventures).
  • Pense em multiplicar seu conhecimento em cursos e aulas. O MEC hoje permite que 20% do quadro de professores de uma Universidade contrate profissionais com notório saber, ou seja, aqueles que tem conhecimento da disciplina não só na teoria, mas também na prática.
5 – Pratique o voluntariado

Existem grupos maravilhosos que precisam de ajuda. Na educação, a Junior Achievement tem um trabalho lindo com jovens e adolescentes. O Grupo Mulheres do Brasil (que tem como líder nacional a Senhora Luiza Helena, do Magazine Luiza) tem uma excelente plataforma de voluntariado feminino na busca de igualdade de gênero. Entre tantos outros que você pode procurar de acordo com sua profissão ou causa.


Por Cleoní Tomazela
Cleoní é palestrante motivacional, professora e tem uma linda história de mudança de vida. Foi de doméstica a alta executiva do grupo Gerdau. Se liguem que vamos publicar essa história logo em breve aqui na Valorize Seu Sonho!
Conheça mais no Insta: @cleoni.tomazela

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

sete − 5 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend