Curta a copa do mundo com responsabilidade financeira

responsabilidade financeira

Começou a 21ª edição da Copa do Mundo de Futebol FIFA! Para muitos, um momento bastante esperado e com o significado de muita festa, confraternizações e reuniões com a família e com os amigos! Para outros, apenas um “oba-oba” sem sentido. De toda forma, confira essas dicas que o meu amigo e mentor Reinaldo Domingos nos dá para curtimos essa Copa sem tomar uma goleada em nossa vida financeira!
E lembre-se: trace suas metas, entre em ação e alcance seus objetivos!
Uma belíssima Copa para todos nós! Vai Brasil!!!
Abraços, Rafael Rico
Encontre-me no Instagram: @valorizeseusonho


Planeje-se

Mas como fazer para curtir sem se preocupar? O primeiro passo é saber da situação financeira em que você se encontra. Consciência e planejamento devem ser as palavras de ordem. Só com essas atitudes será possível ter ciência do que pode ou não fazer para assistir aos jogos e torcer. Veja abaixo alguns cuidados que você pode tomar em cada situação:

Camisa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conforme comentado acima, o desejo de comprar uma camisa oficial da sua seleção preferida aumenta durante a Copa do Mundo, mas veja se o valor dessa aquisição cabe dentro do seu orçamento primeiro. Em caso negativo, porque não customizar alguma que você já tem ou criar algo diferente?

Festas

É muito bom reunir os amigos e familiares para fazer uma grande festa e assistir os jogos juntos, mas fique atento: divida os custos entre todos para não comprometer o seu orçamento. No caso em que cada um leva a sua comida ou bebida, veja a opção que cabe no seu bolso, mas com bom senso, é claro.

Compras por impulso

Antes de comprar uma TV, um sofá ou um aparelho de som novos, pergunte-se: será que mesmo que eu preciso disso ou estou comprando por comprar? Muitas vezes, encantadas com as promoções de última hora, as pessoas se deixam levar e acabam adquirindo sem necessidade algo que depois do período dos jogos acaba perdendo o sentido.

Bares e restaurantes

Outro gasto que acaba saindo do controle é a conta dos bares e restaurantes. No calor do momento, você acaba gastando mais do que pode sem pensar duas vezes, principalmente no cartão de crédito. Portanto, antes de se reunir estipule um orçamento para esse dia e beba com moderação. Além de cuidar da sua saúde pessoal, você também cuida da sua saúde financeira. E lembre-se: se for beber, reserve uma quantia para o táxi ou transporte público e não dirija!

Além de todos esses cuidados lembre-se de fazer o seu apontamento de gastos e anotar todas as despesas extras, que nesses dias acabam aumentando e podem sair do controle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Caso já tenha se programado para esse evento, parabéns! Se estiver pensando em assistir a algum jogo fora da cidade/estado e aproveitar para viajar com a família ou os amigos, pesquise bem os preços de passagens e estadia.

Vai pra Rússia? Quem já comprou passagens com antecedência para assistir a Copa do Mundo, também deve tomar cuidado com a alta do dólar para não ter surpresas durante a viagem, mas também não é motivo para pânico. Quem ainda não comprou e está pensando ir de última hora, esqueça essa ideia.

Eduquem-se financeiramente e torçam tranquilamente nessa Copa.


Por Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formiga. Mais de 3 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

3 × 1 =

BDF na Rede

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend