São 2:58 da manhã. Estou tentando fazer a minha filha dormir. Ela está aprendendo que não dá pra mamar no peito toda madrugada. Aí a mamãe acordou e tentou fazê-la dormir. Mas o cheiro de leite era mais forte. Mesmo assim ela tirou um pequeno cochilo.
Quinze minutos depois, adivinhem: a pequena acordou de novo. Agora é a minha vez. Passei quase uma hora contando historinhas, cantando musiquinhas e ninando a mocinha. Finalmente consegui!
Fazer neném dormir parece ser fácil. Difícil vai ser explicar pra ela como mexer com dinheiro. Como cuidar do dinheirinho dela. Como fazer para realizar desejos e sonhos. Como explicar alguma situação financeira difícil ao longo da vida. Mas será mesmo que é tão complicado assim? Portanto, se eu puder te aconselhar a fazer algo, eu te digo:
FALE DE FINANÇAS COM A SUA FAMÍLIA!
Precisamos reconhecer que em cada fase de nossas vidas (crianças, adolescentes, adultos solteiros, adultos casados, adultos com filhos, idosos) temos um perfil de consumo diferente e assim, devemos dar mais importância para um planejamento financeiro nas diferentes fases das nossas vidas!
Crianças não tem o mesmo hábito de consumo de idosos. Estes, por sua vez, não consomem o mesmo que um jovem casal recém-casado, o qual não se preocupa em comprar fraldas ou montar quartinho de bebê, já que os filhos ainda não vieram.
O brasileiro não teve a oportunidade de ser educado financeiramente nos bancos escolares. Muitas vezes, isso nem mesmo acontecia dentro de nossas próprias casas! Portanto, FALE SOBRE DINHEIRO COM SEUS FILHOS. FALE DE FINANÇAS COM A SUA FAMÍLIA! E aí eu estou falando pelo menos do nosso núcleo familiar: pai, mãe, esposa, esposo, filhos, filhas – aqueles que residem sob o mesmo teto. Isto é ESSENCIAL para termos uma boa gestão financeira.
Já imaginou se algum dia você passar por problemas financeiros inesperados, acabar se endividando de forma a comprometer suas necessidades básicas de consumo e isto não for dito dentro de casa?
Como que nossos familiares mais próximos e queridos saberão disto? Os filhos quase sempre vão cobrar aquela viagem de final de ano. E os presentes de Natal?
Como serão comprados? Você está bastante endividado, lembra? Mas, se isso for compartilhado com sua família, é possível que todos se ajudem para que a situação de endividamento seja resolvida o mais rápido possível!
Abra o jogo e fale sempre a verdade. Não tenha receio. É melhor que tudo seja esclarecido agora pra que lá na frente a família toda não seja pega de surpresa!
Então de novo: falar de dinheiro com a nossa família é um dos primeiros COMPORTAMENTOS que devemos adotar para DECIDIRMOS em conjunto o que é necessidade e o que é desejo dentro de nossos lares!
Adicionar Comentário