Educação Financeira e Sustentabilidade – Bom pro seu bolso, bom pro planeta!

Educação Financeira e Sustentabilidade – Bom pro seu bolso, bom pro planeta!

Devemos ter um CONSUMO CRÍTICO. Consumir conscientemente para garantir um planeta Terra ambientalmente sustentável para as próximas gerações. À medida que diminuímos o consumo de produtos que prejudicam e que são nocivos ao meio ambiente, acabamos adotando um estilo de vida mais saudável, não nos guiando apenas por status ou modismos.

Tendo atitudes sustentáveis em relação ao nosso consumo, estamos ou não contribuindo para uma melhoria do meio ambiente? Importante salientar que a cada dia que passa, as pessoas vêm se preocupando mais com sua qualidade de vida e desapegando de coisas materiais (pelo menos é o que temos visto nas redes sociais!). Isso é bacana, pois além de se conscientizar do que realmente é importante para suprir suas necessidades, uma mudança comportamental neste sentido diminui a degradação do meio ambiente.

Você já ouviu falar da regra dos 5 “R´s”: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar? Então!
  • REPENSE seus hábitos de consumo!
  • REDUZA a quantidade de itens supérfluos, ou seja, o consumo desnecessário
  • RECUSE consumir apenas por apelos publicitários
  • REUTILIZE ao máximo antes de jogar fora
  • RECICLE plásticos, vidros, papéis, metais… Tudo o que puder ser reciclado, recicle.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Recuse também comprar produtos que prejudiquem a natureza e a saúde. Reduze seus gastos com combustível. Faça caronas solidárias, use mais o transporte público, caminhe mais. Além de contribuir para a sua saúde financeira, você está ficando mais saudável fisicamente!

Frequente brechós e faça compras coletivas. Assim, você está reutilizando coisas que as vezes nem foram muito usadas. Páginas em redes sociais para compras coletivas também estão funcionando muito bem e todos ganham no desconto! Já viram aqueles grupos de whatsapp de mães que se juntam para “desapegar” de brinquedos, roupas ou objetos que seus filhos não usam mais? É excelente, todos saem ganhando: quem vendeu não fica com nada entulhado em casa e ainda ganha um dinheirinho, quem comprou, compra mais barato!

Aproveite para reduzir também seu consumo de água e de luz. Olha aí suas contas diminuindo! Lembre-se do racionamento que estamos vivendo aqui em Brasília!

Quando entendermos que devemos repensar nossos comportamentos em relação ao uso do dinheiro, reduziremos até mesmo impulsos de consumo, reciclaremos e reutilizaremos produtos e tudo isto terá um impacto em nossas finanças.

Não se esqueça de repassar esses hábitos para seus filhos. Através de nossos exemplos, eles terão maior responsabilidade ambiental, consumirão de forma crítica e construirão uma sociedade mais justa e sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Contribua para um mundo melhor. Quando seguimos a regra dos 5 R´s, nosso bolso e o nosso planeta agradecem!

Siga nosso Instagram: @valorizeseusonho

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

catorze − seis =

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Outubro, 2018

Filtrar eventos

Sem eventos

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend