Exame de sangue poderá prever partos prematuros

Cientista – pai de bebê nascido com sete meses – está perto de concluir pesquisa que prevê parto prematuro com um simples exame de sangue

O Fato – Estudo recente publicado na Science revela que a medição de fragmentos de RNA (“primo” do DNA) no sangue de uma mulher grávida fornece estimativa confiável da data de nascimento do bebê.

A Notícia – No novo exame, os pesquisadores identificaram sete genes cujos sinais de presença podem indicar com precisão de 75% a 80% se a gravidez terminará em parto prematuro – antes das 37 semanas de gestação. O que pode salvar vidas de bebês e de mães. As complicações de nascimento prematuro são a principal causa da morte no mundo de crianças até cinco anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Porque isso é importante – Quinze milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Uma delas foi Zoe, filha do bioengenheiro Stephen que de tão impactado com a forte experiência  resolveu se dedicar a estudos de como seria possível descobrir uma data provável de parto, sem exames invasivos e arriscados. Cerca de quinze anos depois, ele encontrou as respostas na presença de fragmentos de RNA. Para concluir as pesquisas, fundou uma startup e arrecadou mais de US $ 10 milhões com investidores, incluindo a Khosla Ventures de Menlo Park, na Califórnia. Os cientistas acreditam que em pouco tempo, esse será um exame corriqueiro entre as mulheres grávidas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

2 × cinco =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend