Novo golpe no WhatsApp já atingiu 320 mil usuários

Golpistas usam a marca O Boticário para induzir usuários a ceder dados de cartão

O Fato – A empresa de segurança digital PSafe detectou por meio do seu laboratório especializado em fraudes, o dfndr lab, que quatro golpes utilizando a marca O Boticário estão em circulação no WhatsApp.

A Notícia – Nos últimos 15 dias,  320 mil usuários acessaram  links maliciosos que oferecem falsos brindes, perfumes, maquiagem e descontos de 100% em produtos da marca. O golpe se difere apenas pelo brinde falso oferecido. Mas o modo de induzir o usuário a ceder seus dados bancários é praticamente o mesmo. Ao clicar no link que oferece o prêmio, a pessoa é conduzida a páginas falsas da Boticário, nas quais a vítima é convidada a responder perguntas sobre a empresa, a informar seus dados pessoais, a baixar um aplicativo malicioso e a compartilhar a campanha com os amigos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Porque isso é importante – Este golpe é um dos mais antigos do WhatsApp. Ele sempre usa marcas famosas e oferece promoções incríveis com a intenção de roubar os dados do usuário. As vantagens parecem verdadeiras, o que facilita o golpe. O WhatsApp tem criado mecanismos para identificar o volume de compartilhamento e se uma mensagem é verdadeira ou falsa. Ainda assim é preciso que o usuário tenha em mente o velho ditado: “Quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Não existem passagens aéreas grátis ou perfumes grátis por compartilhamento de WhatsApp. Para confirmar se a campanha é verdadeira, vá ao diretamente ao site da empresa.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

2 × 3 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend