Cientistas estão mais perto da cura da Aids

By Photo Credit: C. GoldsmithContent Providers: CDC/ C. Goldsmith, P. Feorino, E. L. Palmer, W. R. McManus - This media comes from the Centers for Disease Control and Prevention's Public Health Image Library (PHIL), with identification number #10000.Note: Not all PHIL images are public domain; be sure to check copyright status and credit authors and content providers., Public Domain, Link

Médicos registram o segundo paciente do mundo a ficar livre do HIV ao receber tratamento que inibe o gene CCR5

O Fato –  A revista Nature publicou artigo sobre paciente inglês, não identificado, que ao receber um transplante de medula óssea (de células-tronco) ficou livre da presença do HIV em seu organismo. O doador das células-tronco tem uma mutação genética rara que lhe dá duas versões do gene CCR5. O procedimento ocorreu há quase três anos. O paciente está em recuperação, sem tomar medicamentos antirretrovirais há 18 meses.

A NotíciaOs  médicos hesitam em afirmar que ele foi “curado” definitivamente, mas  o tratamento sugere que a segmentação do CCR5 para tornar as pessoas resistentes ao HIV é promissora. A abordagem está ligada a outra experiência feita pelo cientista chinês He Jiankui que alterou os genes das gêmeas Lulu e Nana, usando a técnica CRISPR- de edição genética. Apesar das questões éticas, o chinês alterou seus embriões para remover, justamente, o gene CCR5 na esperança de torná-los resistentes a várias doenças, incluindo o HIV. Ainda é cedo para afirmar se esse esforço foi bem-sucedido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porque isso importa Cerca de 37 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com o HIV ou a AIDS, e o vírus já matou perto de 39 milhões de pessoas desde que surgiu na década de 1980, segundo a Organização Mundial de Saúde. O novo caso ainda não é a cura, mas pode ser um caminho promissor para o tratamento definitivo da doença.

Adicionar Comentário