Redes Sociais podem causar dependência

Minoria entre os adolescentes torna-se viciada em mídias sociais da mesma forma que outros indivíduos se tornam dependentes do álcool ou de jogos de azar

O Fato – Ao analisar a pesquisa feita no Reino Unido sobre uso de mídias sociais por teens, o psicólogo inglês Mark Griffiths concluiu que, embora o fato não seja abrangente, uma minoria fica dependente do uso das mídias sociais.

A Notícia –  Griffiths alertou que tais  jovens manifestam seis comportamentos que os caracterizam como dependentes: fazem do uso das mídias sociais a atividade mais importante de suas vidas; negligenciam e comprometem as relações sociais, atividades escolares e/ou ocupacionais; usam as mídias sociais para modificar o humor; aumentam a tolerância ao tempo de uso; têm experiência desagradável na abstinência e não conseguem parar de usar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Porque isso importa –  Os fundadores do Facebook já admitiram que usam ferramentas persuasivas para manter os adolescentes onlines. O psicólogo explicou como as plataformas exploram os mecanismos de sedução: entre eles, as  recompensas imprevisíveis (as curtidas), desejo de validação (compartilhamentos) e medo de perder e ficar por fora (da discussão).

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

2 + 8 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend