Seguro DPVAT tem redução média de 63,3%

Seguro DPVAT

Foi circulada notícia falsa nas redes sociais, mas o valor reduzido do seguro se mantém

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) anunciou que para o ano de 2019, o seguro obrigatório, o DPVAT, terá redução média de 63,3%. Dados do Ministério da Fazenda revelam que R$ 2 bilhões de indenizações são pagas pelo Seguro DPVAT por ano no Brasil.

O presidente do Sindicato dos Servidores das Carreiras que compõem os órgãos e Entidades Executivas de Trânsito do Distrito Federal (Sindetran-DF), Fábio Medeiros, avalia que essa redução é reflexo do trabalho exercido pelo Detran em todo o Brasil, além de outros órgãos como a PRF, DER e PM, especialmente com ações de educação e fiscalização de trânsito, aliado a uma maior consciência e atitude da população, o que tem como consequência “a redução dos acidentes fatais de trânsito, e isso obriga a seguradora fazer essa redução dos valores cobrados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Porém, Fábio comenta que o Distrito Federal possui uma frota de 1,7 milhão e o número de acidentes fatais aumentou em 12% no ano de 2018. Somente no ano anterior, o Detran contabilizou 233 acidentes fatais e 246 mortos, e isso se deve a dois fatores: a perda de efetivo dos órgãos de fiscalização e a ausência de campanhas educativas que não foram realizadas nos últimos anos, de forma satisfatória e suficiente.

“Precisamos retomar as campanhas educativas em Brasília, pois elas aumentam a conscientização da população para a paz no trânsito e cumprimento da legislação, e também precisamos aumentar o nosso efetivo de servidores. Temos atualmente um déficit de 400 servidores, e isso compromete a qualidade dos serviços essenciais para a população, como morosidade”, explica.

Fake News do DPVAT

Na última quarta-feira, 2 de janeiro, circulou pelas redes sociais e grupos de What’s App a notícia falsa acerca do desconto para o pagamento do Seguro DPVAT. Essa notícia não é verídica, pois o valor será reduzido em todo o Brasil, portanto, não há necessidade de correria para pagar.

Segundo o Sindetran-DF, o site da Seguradora Líder foi hackeado e a população que sentir-se prejudicada, “a orientação é de registrar o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, pois a responsabilidade pelos possíveis pagamentos desviados é da Seguradora Líder”.

Como não cair em golpes do DPVAT?

Para ter direito a indenização do Seguro DPVAT é essencial que a população saiba quais são os seus direitos. Estão cobertos acidentes de trânsito ocorridos nos últimos três anos, envolvendo veículo automotor de via terrestre, que tenham causado morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

O pedido de indenização do Seguro DPVAT não deve ser entregue a terceiros. Ele deve ser aberto e acompanhado diretamente por quem tem direito à indenização. Pedir, acompanhar e receber a indenização do DPVAT são serviços gratuitos. Não abra mão de parte da indenização pagando desnecessariamente comissões ou honorários a terceiros.

A indenização do DPVAT é liberada em até 30 dias quando o pedido é feito nos pontos de atendimento autorizados. Fique atento: pedidos feitos na justiça levam anos para ser liberados.

Outras informações: https://www.seguradoralider.com.br .

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

seis + 7 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend