Ministério da Saúde lança campanha para conter avanço do HIV entre homens jovens

Ministério da Saúde lança campanha para conter avanço do HIV entre homens jovens

Dados apontam que 73% dos casos de HIV ocorrem em homens. Campanha visa conscientizar e estimular o uso do preservativo para prevenção de doenças

Pare, pense e use camisinha. Esse é o slogan da campanha de combate ao HIV lançada hoje (22) pelo Ministério da Saúde. O foco, este ano, são homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos. Dados da pasta revelam que 73% das novas infecções contabilizadas no país são registradas entre pessoas do sexo masculino. Do total de novas infecções entre os homens, 75% são na faixa etária de 15 a 39 anos.

De acordo com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, blocos carnavalescos contarão, este ano, com “homens-camisinha” que vão circular entre os foliões para destacar a importância do uso do preservativo. Ao todo, 129 milhões de unidades serão distribuídas, sendo 12 milhões já com nova embalagem, que faz alusão a equipamentos eletrônicos, de uso comum entre os jovens. Ações de prevenção serão realizadas em Salvador, Recife, Olinda e no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“Não importa a orientação sexual. É o comportamento de risco que pode, muitas vezes, fazer do nosso maior e melhor carnaval uma memória triste”, avaliou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Vamos fazer um grande carnaval. Vamos fazer um grande ano. E vamos fazer um ano de consciência em relação à sua responsabilidade com o seu corpo e com o corpo das pessoas quer você ama.”

Hit do carnaval

Em 2019, o embaixador da campanha é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música Jenifer, que promete ser o hit dos blocos carnavalescos no Brasil. As peças publicitárias, segundo o governo federal, serão veiculadas na TV, na internet, no rádio, em veículos impressos, aeroportos e outdoors até 5 de março.

Números

Atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 694 mil foram diagnosticadas, enquanto 172 mil não sabem que são soropositivas. Um em cada cinco novos casos de infecção ocorre entre homens de 15 a 24 anos.

O uso da camisinha nessa faixa etária, segundo o ministério, vem caindo. Em 2004, o índice era de 58,4% entre os que têm parceiros eventuais e, em 2013, passou para 56,6%. Já entre os que têm parceiros fixos, a queda foi ainda maior – de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Jovens de 15 a 24 anos também são os que menos se tratam após o diagnóstico. Os números mostram que 44% dos 22 mil brasileiros diagnosticados com HIV nessa faixa etária não estão em tratamento antirretroviral.

Embalagem da camisinha masculina ganha novo design

A camisinha masculina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está de cara nova. Ou melhor, de design novo! A nova embalagem do preservativo traz o recado “Se liga. Use”, com cores vibrantes e o desenho que lembra o botão de ligar dos aparelhos eletrônicos. A distribuição começa em todo o Brasil durante a folia de Carnaval deste ano.

A estudante  Ana Carolina Lima é a responsável pelo desenho da nova embalagem das camisinhas distribuídas pelos SUS
A estudante Ana Carolina Lima é a responsável pelo desenho da nova embalagem das camisinhas distribuídas pelos SUS

O design da camisinha foi criado pela estudante de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Ana Carolina Lima. Ela venceu o 1.º Concurso Cultural para a Seleção da Nova Arte para Embalagem da Camisinha Masculina, convocado pelo Ministério da Saúde e pela Unesco. A ideia elaborada por ela concorreu com outras 212.

A nova embalagem irá substituir, aos poucos, as antigas. Grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, entre outros, serão os primeiros a receberem as camisinhas em novas embalagens,

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dois + 2 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend