Siga o Jornal de Brasília

Brasília PET

Criadores de pássaros têm o mês de junho para renovar licença no Ibram

Publicado

em

Criadores de pássaros
Desde a última sexta-feira, dia 1º de junho, teve início período de renovação das licenças para criadores amadores de pássaros no Sistema de Controle e Monitoramento para Criação Amadorista de Passeriformes (Sispass)

O acesso ao sistema nacional é coordenado, no DF, pelo Instituto Brasília Ambiental, Ibram, e é obrigatório para pessoas físicas que desejem manter em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da ordem Passeriformes (passarinhos), seja para contemplação, estudo ou conservação.

O prazo para registrarem a solicitação no Sispass vai até 1 de julho de 2018. Aos interessados, o Ibram informa o passo-a-passo para fazer solicitação da nova licença anual e assim ter acesso ao sistema. Há também outro link para uma cartilha contendo orientações gerais. A licença do órgão ambiental é indispensável para qualquer atividade que envolva essas espécies, como transportar, transferir, passear, manter ou reproduzir.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Entre as aves mais comuns mantidas em cativeiro por criadores amadores do DF estão os canários-da-terra, trinca-ferro, sabiá laranjeira, bicudo, curió e papa-capim. Com o Sispass, os órgãos ambientais, como Ibama e Ibram, conseguem monitorar, manter o controle.

Orientações para solicitação de nova licença anual

Orientações em formato cartilha

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *