Lançamento 34° Feira Internacional do Livro de Brasília | Cobertura

Hoje participei da cerimônia de lançamento oficial da 34° Feira Internacional do Livro de Brasília, que ocorreu no auditório da Biblioteca Nacional.

Gostaria de começar falando sobre a quantidade de pessoas que estavam presentes no evento, pessoas de fora da organização. Senti falta da presença do público leitor que existe na nossa cidade, senti falta do público que escreve, ou seja, senti falta da presença dos escritores da nossa cidade, senti falta de membros do comércio como livreiros, editores e demais profissionais que fazem os livros tomarem seus rumos e chegarem nas mãos do que precisa. Na verdade, senti falta de uma comunidade leitora consolidada, que, aparentemente, ainda não existe em Brasília.

Porém, este é um assunto que posso aprofundar em outra oportunidade aqui na coluna. Hoje, venho falar sobre as expectativas criadas pelas falas dos organizadores e curadores da feira do livro cujo tema do ano será “Literatura Infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?”.

“Os gêneros infantil e infanto-juvenil foram escolhidos em razão de sua relevância e atualidade, dos desafios que envolvem a popularização da leitura num país tão carente de avanços em termos educacionais. Por isso, nos esmeramos em construir uma programação rica em autores de qualidade que oportunizem uma singular troca de experiências a quem participar das atividades previstas” observa a curadora adjunta Fernanda de Oliveira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que me agradou, e espero que o sentimento continue até o último dia de realização da feira, é o de prestigio do autor local. Muitos nomes estão em destaque, muitos nomes de escritoras e escritores que precisam de, cada vez mais, espaço. Ver este comprometimento por parte da organização e curadoria é um alento.

Em relação a isto posso ressaltar que nesta 32° edição, os autores independentes terão uma oportunidade ímpar para expor seu trabalho e terem uma oportunidade para fazerem seus lançamentos durante a programação. De acordo com a fala do presidente do Sindicato dos Escritores do DF, Marcos Linhares, os autores independentes terão um estande para expor seus livros e três mesas com suporte para banner cada uma. As mesas serão usadas de forma rotativa, mais informações e solicitações para utilização poderão ser feitas através do seguinte e-mail: camaradolivrodf@gmail.com. Usem e abusem dessa oportunidade que foi aberta.

Dentro dos autores destaques que irão estar na feira, gostaria de ressaltar dois, a presença do autor indígena Cristino Wapichana, reconhecido pelo seu belo trabalho com vários prêmios literários como o Jabuti 2017 e o Prêmio Ofélia Fontes com o melhor livro para criança de 2017. E também falar da presença do autor bilíngue, João Paulo Guerra, programador e vencedor do concurso de colonização espacial da National Aeronautics and Space Administration (NASA) com o livro “No mundo da lua e dos planetas – In the world of the moon and the planets”, com seus incríveis oito anos.

De acordo com a organização, nesta edição, que promete um fortalecimento da nossa feira do livro, o entorno de Brasília também terá um espaço no evento. A curadora Nilva Bello, de Olhos d’Água, Alexânia, informa que vários municípios já confirmaram presença com grupos culturais especialmente voltados para a contação de histórias infantis e performances para os alunos das escolas públicas, além de caravanas do entorno que frequentarão a feira.

Precisamos que esta edição tome mais força, precisamos que os obstáculos sejam vencidos. Tenho esperança que a 34° Feira Internacional do livro de Brasília seja lembrada como um marco para a nossa cidade, ainda mais que nos foi adiantado durante a cerimônia que o tema da edição de 2019 será Bibliotecas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Desejo sucesso e que tudo ocorra da melhor forma, a feira do livro precisa ganhar a cada ano mais corpo para que possamos agregar cada vez mais leitores, além de fomentar a produção literária brasiliense.

Serviço
34° Feira Internacional do Livro de Brasília
Quando: De 01 à 10 de Junho de 2018
Local: Pátio Brasil Shopping
Organização: Câmara do Livro do DF e Instituto Latinoamericano com apoio de Ministério da Cultura, Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional de Editores do Livro e Sindicato dos Escritores de Brasília
Curadores: Maurício Mello Júnior e Fernanda de Oliveira

Paulo Souza

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

BDF na Rede

         

Sobre o Colunista

Paulo Souza, 28 anos, produtor cultural, editor e escritor. Possui publicado o livro ‘Ponto para ler contos’ (Kindle, 2016) e participou da ‘Antologia Sombria’ (Empíreo, 2017) e vários contos disponíveis no blog Ponto Para Ler. É criador e editor chefe do Ponto Para Ler e seu respectivo canal no YouTube em parceria com a Animars Produções.
Nasceu e vive em Brasília, cidade que ama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outubro, 2018

Filtrar eventos

19out(out 19)19:0020(out 20)12:00Curso de Assessoria de Comunicação

19out(out 19)23:0020(out 20)05:00Baile da Pink com MC WM

20out13:0021:00Feira Festival do PastelParque da Cidade

20out23:0005:00SevennPink Elephant

21out13:0021:00Feira Festival do PastelParque da Cidade

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend