Siga o Jornal de Brasília

Receitas

Novembro azul: alimentação pode ajudar na prevenção ao câncer de próstata

Brasília de Fato

Publicado

em

Novembro azul

Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia, explica que um dos principais nutrientes é o licopeno, presente em alimentos como o tomate. Confira ainda uma receita de molho de tomate funcional

Novembro foi escolhido para conscientizar a população sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o ano deve terminar com até 70 mil novos diagnósticos da doença. Além dos fatores relacionados à idade, histórico familiar, o sobrepeso e a obesidade e alimentação inadequada estão diretamente ligados aos fatores de risco para a doença.

Pensando nisso, a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, preparou algumas dicas que podem ajudar na prevenção do câncer de próstata e mesmo trazer um melhor resultado no tratamento.

De acordo com a especialista, um dos principais nutrientes nesse caso é o licopeno, presente principalmente em alimentos de cor vermelha como o tomate, tão consumido pela população. Ela comenta que goiaba, mamão, pitanga e melancia são outros alimentos ricos nesta substância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No caso do tomate, o fruto contem alto teor de compostos antioxidantes como o licopeno, o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina que em conjunto são responsáveis pelas diferentes cores do fruto”, destaca.

Estudos comprovam que esses antioxidantes possuem propriedades anticancerígenas que incluem inibição, indução da morte celular e capacidade da diferenciação de células tumorais, o que pode proteger o organismo contra esse tipo de doença. “Esse nutriente fica mais disponível quando o alimento é submetido em altas temperaturas, por isso o molho de tomate possui mais licopeno que o tomate fresco”, complementa Michelle.

Conforme a nutricionista, outros alimentos importantes na prevenção contra o câncer de próstata são os ácidos graxos não saturados encontrados em óleos de peixes como o salmão e os flavonóides e isoflavonóides presentes nas frutas, vegetais, soja e chás.

Receita da Nutri!

Molho de tomate funcional
  • 8 tomates maduros, sem pele.
  • 1 cenoura pequena
  • 1 beterraba pequena
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho amassados.
  • 2 colheres de café de açafrão moído.
  • Ervas a gosto: Manjericão, orégano, cebolinha, salsinha.
  • Sal a gosto.

Modo de preparo: Ferva os tomates até que fiquem com a pele soltando. Bata no liquidificador juntamente com a cenoura, a beterraba e um pouco da água do cozimento do tomate. Na panela refogue a cebola e o alho juntamente com o azeite. Acrescente o molho liquidificado e deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos. Enquanto o molho estiver no fogo acrescente aos poucos o açafrão moído, as ervas e o sal a gosto. Espere esfriar e armazene em potes de vidro. O molho pode ficar na geladeira por uma semana ou três meses no congelador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fato Gourmet

Café do Sítio: a família cresceu!

Avatar

Publicado

em

Empresa brasiliense amplia sua atuação no ramo de alimentos e leva receitas especiais para mercados de Brasília e entorno do DF

Reconhecida como a principal e mais tradicional fábrica de café da capital federal há mais de 50 anos, o Café do Sítio definitivamente adotou a palavra diversidade para 2019 e, há pouco mais de um mês, colocou na rua a #FamiliadoSitio com a ampliação dos seus produtos. Entre eles o flocão, farinhas, feijão fradinho, polvilho doce, entre outros.

Para democratizar ainda mais e mostrar deliciosas receitas, a marca convidou o chef Henrique Salsano, do Estúdio Arte Culinária Henrique Salsano, para criar pratos feitos com esses produtos. Os resultados poderão ser degustados em 10 mercados distribuídos em Brasília e no entorno do DF durante 3 meses, até agosto. Tudo com um gostinho bem brasileiro para ganhar o coração de quem provar.

Entre as receitas escolhidas estão: farofa de banana com couve crocante, cuscuz de milho recheado com queijo coalho e bolo de farinha de mandioca. De acordo com o chef, são receitas simples, que poderão ser reproduzidas pelo público em casa. “A intenção é que seja uma base para novas criações a partir de um produto determinado, isso chamamos de liberdade na cozinha”, explica. Quer aprendê-las e já testar em casa? Anote as receitas. 

Farofa de banana com couve crocante
Ingredientes:
–          1 xícara de chá de farinha de mandioca torrada puba Café do Sítio
–          2 bananas da terra maduras
–          1 cebola
–          4 colheres de sopa de cebolinha
–          8 bananas da terra
–          4 colheres de sopa de azeite
–          120 ml de azeite
–          1 litro de óleo de girassol
–          Sal e pimenta do reino a gosto
–          1 maço de couve manteiga
–          2 colheres de sopa de manteiga
 
–          Modo de preparo: cortar as bananas da terra em cubos, dourá-las na manteiga e reservar. Cortar as cebolas em tiras e refogar no azeite, juntar a farinha de mandioca torrada puba, as bananas douradas e a cebolinha picada. Cortar a couve manteiga finamente e fritar no óleo quente de girassol até ficar crocante. Escorrer em papel absorvente.
 
–          Montagem: Servir a farofa de banana, decorando com as rodelas de banana douradas e o crocante de couve no centro da farofa.


Cuscuz de Flocão do Sítio recheado com queijo coalho
Ingredientes:
–          250g de Flocão do Sítio 
–          60g de queijo coalho
–          160 ml de água
–          Manteiga de garrafa e sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma tigela colocar a Flocão do Sítio com o sal e hidratar até ficar uma farofa úmida. Deixar descansar por 10 min. Cortar o queijo em cubos e reservar. Colocar metade da farinha úmida no cuscuzeiro e, no centro o queijo em cubos. Cobrir o restante da farinha e nivelar sem pressionar muito. Cozinhar por aproximadamente 15 min ou até a massa soltar das laterais do cuscuzeiro. Servir com a manteiga de garrafa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolo de farinha de mandioca do Sítio 
Ingredientes:
–          2 xícaras de chá de farinha de Mandioca do Café do Sítio
–          4 ovos
–          100g de coco flocado
–          1 colher de sopa de fermento
–          3 colheres de sopa de manteiga
–          2 xícaras de chá de açúcar demerara
–          ¾ de xícara de chá de mel

Modo de preparo:
Bater na batedeira a manteiga, as gemas, o mel e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescentar a farinha de mandioca, metade do coco ralado e o fermento e misturar com uma colher de silicone. Por último, bata à parte as claras em neve e misture delicadamente a massa. Unte uma forma com manteiga e farinha de mandioca, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º e asse por aproximadamente 50 min. Desenforme o bolo e sirva como preferir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Receitas

Mocktail: aprenda a fazer esse drink sem álcool no seu verão

Brasília de Fato

Publicado

em

drink sem álcool

As técnicas de mixologia estão cada vez mais em alta entre os apaixonados por coquetéis no Brasil. Mas e quem disse que para fazer um bom coquetel, é preciso colocar álcool no drink?

Os Mocktails são a nova tendência em coquetelaria em todo o mundo. Consistem, basicamente, em uma mistura de sabores para a produção de um saboroso drink – sem álcool.

Para preparar um bom e saboroso Mocktail, é preciso ter em mente que essa bebida é um drink e por isso precisa ter as combinações de sabor e complexidades de um bom coquetel alcoólico, só que sem esse ingrediente.

Mocktails são ótimas opções para quem não quer ou não pode consumir álcool, mas que quer viver a mesma experiência saborear um coquetel. Ele serve também para quem não abre mão de um drink alcoólico, mas que quer experimentar algo tão potente e saboroso quanto eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um Mocktail pode ser preparado com vários tipos de ingredientes diferentes, de acordo com o gosto e criatividade do mixologista. Dá para fazer bons drinks com chás, sucos, frutas, legumes, reduções, gás, água tônica, água com gás e muitos outros ingredientes criativos, saborosos e não alcoólicos.

Quer investir em um Mocktail para refrescar seus dias de verão? O Pão de Açúcar separou algumas receitas que vão lhe surpreender ao saborear um drink sem álcool:

Mockmosa

Ingredientes:
1 copo de suco de laranja;
3 copos de suco de uva branca;
½ copo de água com gás.
Modo de preparo:
Misture os três ingredientes delicadamente, iniciando com a mistura dos sucos e depois a água com gás. Sirva em uma taça flauta e, se desejar, finalize com uma folha de menta.

Virgin Mary

Ingredientes:
100mL de suco de tomate;
15mL de caldo de carne;
Uma pitada de suco de limão;
2 gotas de tabasco;
Uma pitada de sal;
½ colher de sopa de molho inglês;
Uma pitada de pimenta-do-reino.
Modo de preparo:
Em um copo long drink, misture todos os ingredientes e sirva com uma haste de aipo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mojito virgem

Ingredientes:
8 folhas de hortelã;
30mL de suco de lima fresca;
2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
100g de club soda (ou refrigerante de limão).
Modo de preparo:
Coloque as hortelãs, o suco de limão e o açúcar em um copo long drink e, com a ajuda de um espremedor, pressione bem as folhas. Preencha o copo com gelo e adicione o club soda. Sirva com mais algumas folhas frescas de hortelã.

Margarita Virgem de Melancia

Ingredientes:
1 melancia tamanho médio, sem semente, cortada em pedaços;
½ xícara de chá de suco de lima fresco;
1 colher de chá de agave;
1/3 de xícara de chá de água gasosa.
Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata a melancia até obter um “purê” com a mesma. Adicione o suco de lima, o agave e misture bem. Sirva em quatro copos de margarita e finalize com a água gasosa!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manga Mule

Ingredientes:
5 fatias de pepino;
15mL de mel;
50mL de purê de manga;
50mL de suco de lima fresco;
10g de gengibre;
Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Coloque o pepino, o mel e o gengibre em uma coqueteleira e agite bem. Adicione o purê de manga e o suco de lima, agitando mais um pouco por alguns segundos. Sirva na caneca de Moscow Mule e finalize com mais uma fatia de gengibre e de lima, se desejar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Receitas

Cinco Sucos para dias de calor

Brasília de Fato

Publicado

em

Cinco Sucos para dias de calor

Confira receitas para refrescar a estação mais quente de 2019

Que tal aprender as combinações ideias de sucos para os dias mais quentes deste ano? O Assaí Atacadista separou cinco receitas que prometem espantar o calor e ainda fazem bem.

Tem suco para reduzir medidas, detox e até uma receita para ajudar no bronzeado. Confira:

1 – Suco de limão com manjericão

Além do frescor do manjericão, este suco de limão é ideal para dias muito quentes ou para acompanhar uma receita de massa. Fica delicioso também na forma de picolé!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ingredientes
  • Suco de 1 limão siciliano
  • 1 colher chá de raspas da casca do limão
  • 300 ml de água de coco natural ou sem conservantes de preferência
  • 1 semente de cardamomo
  • 1 colher de sopa de folhas de manjericão
  • Gelo
Modo de preparo

Junte os ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem homogêneo.

2 – Suco de melancia com beterraba

Com efeito diurético, a melancia auxilia na hidratação nos dias mais quentes e este suco com beterraba promete ter forte poder antioxidante para melhorar a circulação e dar viço à pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ingredientes
  • 2 fatias grossas de melancia com semente
  • 1 maçã pequena com casca
  • 1 fatia de beterraba crua (1/4)
  • 1 pedaço de gengibre (1g)
Modo de preparo

Junte os ingredientes no liquidificador e bata até misturar bem.

3 – Suco de abacaxi com maracujá e hortelã

O abacaxi possui acidez natural para cuidar da flora intestinal e aliviar o inchaço. Além disso, este suco de maracujá com hortelã tem sabor agradável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ingredientes
  • 100 ml de suco de abacaxi
  • 100 ml de suco de laranja
  • 100 ml de maracujá
  • 6 folhas de hortelã
Modo de preparo

Misture os sucos das três frutas. Depois disso, dê uma macerada leve nas folhinhas de hortelã e bata tudo no liquidificador. Depois é só coar e servir com mais folhas de hortelã no copo.

4 – Suco detox de limão e salsa

O suco de limão detox é capaz de acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura para quem estiver em uma dieta balanceada e praticando atividades físicas. Um copo ao dia é o suficiente para sentir o efeito de desintoxicação contínua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ingredientes
  • 1 limão espremido
  • 1 ramo de salsa
  • 250 ml de água filtrada
Modo de preparo

Junte os ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem homogêneo. Coe se quiser e tome logo pela manhã em jejum.

5 – Suco bronzeador de cenoura e laranja

Rico em betacaroteno, o suco de laranja e cenoura auxilia na produção de melanina no corpo e é ótimo para pele e olhos. Para aproveitar o melhor da estação, tome todos os dias um pouco do seu suco bronzeador para potencializar o efeito em contato com o sol!

Ingredientes
  • Suco de 3 laranjas
  • ½ beterraba
  • ½ cenoura
  • ½ manga
  • Gelo
Modo de preparo

Junte os ingredientes no liquidificador e misture bem.

Continue lendo

Receitas

7 receitas gostosas para animar os dias chuvosos

Brasília de Fato

Publicado

em

Receitas para dias de Chuva

Confira opções salgadas e doces para deixar aquele dia chuvoso mais aconchegante

Nos dias de chuva, além da preguiça, bate aquela vontade de comer algo gostoso. Afinal, os dias chuvosos são perfeitos para ficar no cobertor, assistir aquele filminho e curtir em casa. Para quem está podendo curtia um dia de preguiça, algumas receitas vão deixar esse dia chuvoso mais animado e aconchegante!

Bolinho de Chuva Recheado

Bolinho de Chuva Recheado

Bolinho de Chuva Recheado

Ingredientes
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • 1 xícara de chá de açúcar não muito cheia
  • 5 colheres de sopa de leite
  • 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • ½ xícara de chá de amido de milho
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Goiabada em cubinhos ou chocolate em cubinhos
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Óleo para fritar
Modo de preparo
  1. Em uma panela alta, esquente o óleo. Em uma vasilha média, coloque o ovo, o leite e o açúcar e misture muito bem.
  2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, sempre misturando bem, depois vá acrescentando o amido de milho e por último o fermento em pó. A massa tem que ficar um creme consistente.
  3. Escolha o recheio de sua preferência, mergulhe os pedacinhos na massa e envolva-os totalmente, com o auxílio de 2 colheres pegue pedaço por pedaço e coloque no óleo quente para fritar, vire-os até dourar totalmente e escorra-os em papel toalha. Terminada a fritura, polvilhe açúcar e canela.

Brigadeiro de café

Brigadeiro de Café

Brigadeiro de Café

Ingredientes
  • 2 latas de leite condensado
  • 4 colheres de achocolatado
  • 1 colher de café solúvel ou café pronto
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
Modo de preparo
  1. Leve ao fogo os ingredientes e mexa até que desgrude da panela mexendo até quando conseguir ver o fundo da panela estará pronto. Caso não queira enrolar, sirva em canecas com grãos, café solúvel ou raspas de chocolate por cima.

Pão de queijo

Pão de queijo

Pão de queijo

Ingredientes
  • 1 kg de queijo meia-cura ralado
  • 4 ovos
  • 50 g de sal
  • 100 g de margarina
  • ½litro de leite
  • 800 g de polvilho doce
  • 200 g de polvilho azedo
Modo de preparo
  1. Misture os polvilhos.
  2. Faça uma cova no centro das farinhas e coloque o queijo, os ovos, a margarina e o sal.
  3. Vá colocando o leite devagar, enquanto amassa a mistura.
  4. Se a massa ficar mole adicione mais polvilho doce, se ficar dura, coloque mais leite.
  5. Leve ao forno ligeiramente aberto (mais ou menos um dedo) por 20 minutos.  Depois é só servir!

Churros Assado com Doce de Leite

Churros Assado com Doce de Leite

Churros Assado com Doce de Leite

Ingredientes

Recheio

  • 1 lata de leite condensado

Churros

  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • ½ colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 ovos

Para polvilhar

  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela em pó
Modo de Preparo

Recheio:

  1. Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leito condensado, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la.
  2. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos (contados após início da fervura).
  3. Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la.
  4. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo.
  5. Reserve.

Churros: 

  1. Em uma panela, misture o açúcar mascavo, o sal, a manteiga, a essência de baunilha e 1 xícara (chá) de água.
  2. Leve ao fogo até a mistura começar a ferver.
  3. Apague o fogo e adicione a farinha de trigo, de uma vez, mexendo vigorosamente com uma colher de cabo longo.
  4. Junte os ovos ligeiramente batidos e misture tudo até ficar homogêneo.
  5. Transfira a massa para um saco de confeitar com bico frisado pequeno.
  6. Forre 2 assadeiras com papel-manteiga e unte-os com manteiga.
  7. Desenhe os minichurros sobre a assadeira, deixando um espaço de cerca de 2 centímetros entre eles.
  8. Asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
  9. Retire do forno e passe-os ainda quentes pela mistura de açúcar e canela em pó.
  10. Sirva-os acompanhados do Doce de Leite reservado.

Dica: Se desejar deixe o doce de leite mais firme, cozinhando-o por 30 mim, e use para rechear os churros.

Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Ingredientes

Massa

  • 3 cenouras
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a assadeira)
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de manteiga

Cobertura

  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/3 de xícara (chá) de água
Modo de preparo

Massa:

  1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
  2. Unte uma forma redonda de 23 centímetros de diâmetro e sete centímetros de altura com manteiga, usando um papel toalha para espalhar. Polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso.
  3. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve.
  4. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque. Descarte a extremidade superior (onde fica a rama) e corte as cenouras em rodelas.
  5. Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador.
  6. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de cinco minutos).
  7. Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal.
  8. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo.
  9. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos.
  10. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente.
  11. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Preparo da cobertura:

  1. Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água.
  2. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame.
  3. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer.
  4. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta.
  5. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar.

Pipoca com bacon

Pipoca com bacon

Pipoca com bacon

Ingredientes
  • 1/2 copo de milho
  • Pedacinhos de bacon
  • 2 colheres de manteiga ou margarina
Modo de preparo
  1. Coloque as 2 colheres de manteiga em uma panela, ligue o fogo e deixe derreter.
  2. Jogue os pedacinhos de bacon em seguida.
  3. Acrescente o milho e tampe a panela, em fogo baixo.
  4. Espere por aproximadamente 3 minutos.
  5. Fique atento aos estouros do milho, quando pararem, desligue o fogo
  6. Coloque em uma vasilha e polvilhe um pouco de sal, caso tenha algum tempero sabor bacon ou churrasco, utilize-os para temperar a pipoca.

Pipoca com chocolate

Pipoca com chocolate

Pipoca com chocolate

Ingredientes

100 g de pipoca de milho estourada
500 g de chocolate ao leite picado

Modo de preparo
  1. Em uma panela, derreta o chocolate picado em banho-maria. (Coloque o chocolate em uma travessa dentro de uma panela com água- não deixe a água entrar em contato com o chocolate- mexa até derreter completamente) ou coloque no microondas por 30 segundos, mexa e se precisar coloque por mais 30 segundos. Se precisar voltar ao forno novamente, coloque só 20 segundos no micro-ondas tomando cuidado para não queimar.
  2. Aos poucos, derrame o chocolate derretido sobre a pipoca estourada.
  3. Retire cada pipoca, com o auxílio de um garfo e escorra bem para retirar o excesso de chocolate de cada pipoca.
  4. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga para secar por aproximadamente 20 minutos em temperatura ambiente.

 

Continue lendo

Receitas

Mousse de chocolate com 3 ingredientes

Brasília de Fato

Publicado

em

Mousse de chocolate

3 ingredientes! Mais fácil e mais saudável IMPOSSÍVEL!!! E essa calda de morango???

tempo de preparo: 15 minutos
nível de dificuldade: 
nível de gostosura: 

Ingredientes do mousse 

1 banana prata madura
1 colher de sopa de pasta de amendoim
1 col de sopa de whey isolado de chocolate ou 2 col de sopa de Cacau em pó 100%

Calda de morango 

2 morangos grandes ou 4 pequenos
1 col de sopa de sumo de limão
1 col de sopa de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes do mousse num mixer ou liquidificador e está pronto.  Leve a geladeira pra ficar com mais consistência. Enquanto isso, pique os morangos, coloque em uma panela pequena com a água em fogo baixo e deixe cozinhar. Quando ficar amolecido, coloque o limão e amasse os morangos com um garfo. Ele vai ficar numa consistência de geléia. Adoce se achar necessário!
Coloque a calda em cima do mousse, jogue umas raspas de limão e APROVEITE!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Receitas

Pudim de chia

Brasília de Fato

Publicado

em

Pudim de chia

Que tal comer algo saudável e nutritivo no seu café da manhã?

Sempre podemos nos alimentar de forma saudável e variada…

tempo de preparo: 5 minutos
nível de dificuldade: 
nível de gostosura: 

Ingredientes:

  • 2 col. de sopa de semente de chia
  • 150 ml de leite vegetal (eu usei amêndoas)
  • frutas de sua preferência (mirtilos, morango, banana, amora, manga, mamão, etc)

À noite, antes de dormir, hidrate a semente de chia no leite vegetal, coloque em um recipiente de vidro com tampa e misture bem (4 a 8h). Esse passo é super importante porque se não ela vai ficar boiando e não vai pegar a textura de gel = pudim. Deixe na geladeira até o dia seguinte.

Pela manhã coloque primeiro uma camada do gel de chia, em seguida as frutas! Se quiser, acrescente uma porção de cereais ou geleia como eu fiz!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Receitas

Pão de frigideira com geleia de morango

Brasília de Fato

Publicado

em

Pão de frigideira

 Pão com geléia pode na dieta?? PODEEEE, sim Senhor!!!

E pra quem pediu a receita do PÃO COM GELÉIA… lá vai! Esse aí é pra quem gosta de um café da manhã caprichado!

tempo de preparo: 10 minutos
nível de dificuldade: 
nível de gostosura: 

Ingredientes do pão:

  • 2 colher de sopa de farinha de linhaça
  • 1 colher de sopa de farinha de quinoa
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • 1 colher de chá de fermento químico
Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e coloque em uma frigideira untada. Vire para assar os dois lados.

Geleia de morango

Em uma panela, cozinhe 100g de morango (ou fruta da sua preferência) com 1 col de sopa de suco de limão. Quando a fruta estiver bem cozida, acrescente 1 col de sobremesa de Xylitol. Espere esfriar e guarde em recipiente de vidro fechado na geladeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Receitas

Brownie

Brasília de Fato

Publicado

em

Brownie

Uma receita deliciosa e prática

Foram tantos pedidos para saber minha receitinha que aí vai…

tempo de preparo: 20 minutos
nível de dificuldade: 
nível de gostosura: 

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 80g de chocolate 70%
  • 100g de oleo de coco
  • 1 xicara de açúcar mascavo
  • 80g de farinha de quinoa
  • 1 col de sopa de cacau em pó

Modo de preparo:

Pre aqueça o forno. Derreta o chocolate em banho maria e misture o óleo de coco e o cacau. Reserve. Misture o açúcar aos ovos e bata até o açúcar misturar bem. (não muito para não aerar a massa). Acrescente a mistura do chocolate e bata novamente. Acrescente a farinha aos poucos e misture até ficar homogêneo. Coloque em uma forma quadrada e baixa. Asse em forno alto (210 graus) por 10 a 15 minutos ou até formar uma casquinha!

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Receitas

Bolo de frigideira de limão siciliano

Brasília de Fato

Publicado

em

Bolo de frigideira

Um delicioso bolo de limão preparado de forma rápida e prática!

Esta receitinha é ótima para o seu lanche da tarde ou para a lancheira dos pequenos.

Confira a receita

tempo de preparo: 10 minutos
nível de dificuldade: 
nível de gostosura: 

Ingredientes:

  • 2 ovos (100g)
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 1 col de sopa (20g) cheia de farinha de amêndoas
  • 1 col de sopa cheia (20g) de farinha de linhaça dourada
  • 1 1/2 (30g) col de sopa de xylitol
  • 1 col de café (5g) de fermento químico

Modo de preparo:

Bata bem ovos, as raspas e o adoçante até espumar com um batedor de arame. Acrescente as farinhas e o fermento. Unte uma frigideira, e despeje a massa em fogo baixo. Deixe firmar e vire.

Para fazer no forno, utilize uma forma aro 18cm e asse a 180 graus. Faça o teste do palito para verificar o cozimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Mais Lidas