Siga o Jornal de Brasília

Fato Gourmet

10 alimentos coringa para a Segunda Sem Carne

Brasília de Fato

Publicado

em

10 alimentos coringa para a Segunda Sem Carne

Veja algumas dicas para a diminuição do consumo de proteína animal

Uma prática de saúde que tem ganhado muitos adeptos é a redução do consumo de proteína animal. Com essa proposta , uma ação que ganhou o mundo foi a Segunda Sem Carne, que consiste em deixar fora do cardápio das segundas-feiras qualquer tipo dessa fonte de proteína. Especializado em alimentação vegetariana, o chef Pedro Coe, responsável pelos pratos prontos da Bálsamo Congelados Saudáveis, elaborou uma lista com dez alimentos para ajudar quem deseja deixar de lado a carne às segundas e ter uma alimentação mais saudável.

Segundo o chef, refeições sem carne devem ser balanceadas e diversificadas. “Não existe um único ingrediente que substitua a proteína animal, mas podemos ter uma alimentação saudável combinando alimentos”.  É comum pensar que as melhores alternativas para a carne são ovos e leite. Ledo engano! Há várias fontes de proteínas vegetais que podem ajudar nessa troca nutricional. O segredo está nas combinações, a exemplo do feijão junto com cereais, como o arroz, que formam uma combinação ideal de aminoácidos que o corpo não produz. Outros que podem ser incorporados são as sementes de chia, linhaça e gergelim, além das folhas verdes escuras, como rúcula, escarola e brócolis, por serem ricas em ferro.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Para uma alimentação vegetariana, mesmo que só no primeiro dia útil da semana, Pedro Coe dá a dica. “Dá pra fazer pratos deliciosos sem nenhuma proteína animal e ainda ter disposição para encarar a semana”.

Veja quais alimentos que, quando combinados, vão te ajudar a entrar de vez na Segunda Sem Carne para começar a semana cuidando muito bem da saúde.

  1. Arroz integral: o grão têm bom aproveitamento pelo organismo, dá sensação de saciedade e é ideal para ser consumido com leguminosas, como feijão e lentilha.
  2. Quinoa: o cereal é uma ótima fonte de proteínas, fornecendo 15 g do nutriente a cada 100 g do produto e ainda contém fibras, cálcio e magnésio.
  3. Brócolis: tem alto índice de ferro, um dos principais nutrientes da carne possui também sais minerais importantes para a saúde.
  4. Agrião: a folha, que também é boa para suprir as necessidades de ferro do organismo ajuda a dar mais disposição e faz bem para a pele.
  5. Espinafre: tem baixíssimas calorias e é rico em potássio. Pode ser usado refogado e em vários pratos.
  6. Abacate: a fruta possui a chamada “gordura boa” e ajuda na absorção de nutrientes, além de ser versátil na cozinha, em preparos de cremes, saladas e até sanduíches.
  7. Grão de bico: a leguminosa é rica em proteína e fibras, o que favorece o processo digestivo. Cada 100 gramas tem 23 gramas de proteína e substitui muito bem a carne.
  8. Feijão: com alto índice de aproveitamento pelo organismo, tem propriedades anti inflamatórias e a dupla que faz com o arroz é, comprovadamente, ideal para uma alimentação saudável.
  9. Cogumelos: uma das melhores alternativas à carne, é fonte de vitamina B12, a única vitamina que não é encontrada em outros vegetais.
  10. Castanha do pará: libera energia de maneira gradual no organismo e fornece gorduras boas para o cérebro, além conter muita proteína.

 

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *