O que os Chefs almoçam

Pensando nessa rotina apressada me surgiu a curiosidade: o que almoçam os meus colegas de trabalho? Entrevistei três chefs que admiro as casas e descobri que a organização é a chave do sucesso.

 

Por mais contraditório que possa parecer, os chefs de cozinha (os que realmente colocam a mão na massa) raramente tem tempo para organizar as próprias refeições. Muitas vezes a correria é tão grande para que o serviço do dia seja impecável, que comemos algo que seja rápido e possa ser apreciado de pé. Com o passar do tempo e com certa rotina estabelecida na casa, conseguimos ter o mínimo de organização para nos alimentarmos de forma, digamos, equilibrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para Eduardo Nobre do IVV Swine bar a solução foi se mudar pra perto do trabalho:

“Pensando em ter uma melhor qualidade de vida, eu e a Ariela – esposa e sócia de Eduardo – resolvemos nos mudar para uma quadra próxima ao IVV. Assim, tenho tempo de almoçar com relativa calma em casa.”

Na foto, o chef mostra o prato do dia feito por ele. Couscous marroquino com frango e milho e couve refogada.

Para Bruna Pietro, dona da Las Pitangas e do Páprica Burger, a prioridade é manter a saúde e a forma em dia. Bruna montou a sua produção em um ambiente onde pudesse cuidar da alimentação da família e mesmo quando está no seu novo estabelecimento, a hamburgueria Páprica, não abre mão de ingredientes leves e saudáveis.

Na foto o almoço balanceado de Bruna, com peito de frango, purê de grão de bico e legumes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Renata Carvalho, do Loca como tu madre e Ancho Bistrô de fogo, prioriza o lado afetivo da comida.

“Não abro mão de uma cozinha de raiz, com comida de verdade, sabe? Amo arroz com feijão! Acredito que tudo o que coloco para dentro importa. Por isso me preocupo com a procedência dos alimentos que como e com a forma que são feitos. Comida, para mim, é afeto.”.

 

 

Para quem se aventura na cozinha, aqui vai a receita do prato que almocei hoje:

 

SOBRECOXA DE FRANGO DESOSSADA COM PURÊ DE ABÓBORA E SALADA VERDE COM LIMÃO:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


– 1 sobrecoxa desossada

– 100g de abóbora japonesa limpa e cortada em cubos

– 1 cebola pequena

– 1 dente de alho

– tomilho a gosto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


– orégano a gosto

– folhas de rúcula e alface americana

– meio limão

Em uma assadeira coloque a sobrecoxa e tempere com sal, pimenta do reino, tomilho e orégano. Deixe a parte da pele virada para baixo e leve ao forno – pré-aquecido a 200C – por 20 minutos.

Enquanto isso refogue a cebola e o alho em uma panela até ficar transparente. Adicione a abóbora e tempere com sal e pimenta do reino. Adicione a água e deixe a abóbora cozinhar até ficar mole. Se necessário, coloque mais água para não deixar secar. Com a ajuda de um garfo, amasse a abóbora e faça um purê.

No prato coloque as folhas, regue um fio de azeite e tempere com sal e suco do limão. Faça uma base de purê e coloque a sobrecoxa por cima. Sirva imediatamente para a salada não murchar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend