Siga o Jornal de Brasília

Foz em Foco

Vereador Dr. Brito é preso preventivamente

Brasília de Fato

Publicado

em

Vereador Dr. Brito é preso preventivamente

Óleo de Peroba perde feio

Foz acordou ontem mais assustada com mais uma ação da Polícia Federal, será que isto nunca vai acabar, era o sentimento de alguns. Depois de toda esculhambação que os políticos fizeram nesta bela cidade, a devassa parece-me que ainda não terminou. Os Iguaçuenses enchiam o peito de orgulho por ter metido todos os safados na cadeia na operação “Peculio” que envolveu não só políticos, mais também muitos empresários e profissionais liberais, falavam com orgulho seus moradores. Em países mais sérios, a população hoje estaria fazendo um grande boicote às empresas envolvidas nestes roubos declarados na Operação Pecúlio, tem que ser no bolso destes empresários que a mão da justiça popular tem que pesar, não adquirindo nada deles, pois o nosso é descontado mensalmente na fonte.

“Mais eis que o vereador Dr. Brito, do partido político denominado “Patriota”, note bem a ironia ‘ P A T R I O T A”, assim mesmo, bem garrafal e espaçadinho para não esquecermos e mais outras cinco pessoas foram presas nesta terça-feira (16) na chamada  oitava fase da Operação Pecúlio, uma ação coordenada pela Polícia Federal (PF).Ela a PF, estava investigando supostas fraudes em licitações na área da Saúde. Para o procurador Alexandre Porciúncula, Dr. Brito é o líder e o principal beneficiário do esquema criminoso. “Pré-candidato a deputado estadual, o “ético” e “patriota” Dr. Brito visava angariar dinheiro para a campanha”, levando consigo segundo o Procurador, o seu assessor de imprensa José Reis (O Cazuza) como o mentor intelectual e patriótico do esquema. “Será mesmo que a burguesia fede”!?

Não quero aqui provocar o Conselho Federal de Medicina e tão pouco procurar na Faculdade onde ele se formou se ele andou matando as aulas de ética do curso, mais o parlamentar vinha na leva da primeira suplência de um puta escanda-lo onde vários colegas parlamentares foram presos. Eleito como suplente e efetivado como vereador com 2.348 votos, o equivalente a 1,73% dos votos validos, isto mesmo caro leitor, 1,73% dos votos válidos, o Dr. Brito deve ter aprendido o dever de casa com os colegas presos direitinho. Para o advogado Oswaldo Loureiro, que defende o vereador Dr. Brito e o assessor de imprensa José Reis, solicitou ontem mesmo o teor das acusações que pesam sobre os seus clientes “Patriotas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se tal acusação sobre um “Patriota” é injusta, porque raios Dr. Brito a Polícia Federal necessitou arrombar a porta da sua casa já que o mesmo se negava a entrada dos agentes da Polícia Federal que tinha em mãos um mandado de prisão preventiva de busca e apreensão. Não satisfeito com a “tal’ patriotagem, os agentes foram na casa, no consultório e no seu gabinete na Câmara”.

O advogado do vereador Oswaldo Loureiro foi até a Delegacia da Polícia Federal assim que soube das prisões dos seus clientes, sem entender do que eles foram acusados.

Ora Oswaldo, a assessoria da Polícia federal informou em nota para a imprensa, que foram detectados indícios de que “laudos de exames de diagnóstico, em especial produzidos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, seriam elaborados por pessoa não habilitada, gerando risco potencial à saúde de pacientes”. Aqui meus leitores, já seria o suficiente para o Conselho Federal de Medicina cassar o seu registro como médico, pois ele como deputado e com acesso aos tramites burocráticos da Secretária de saúde cometeu vários crimes, mas esperamos que o deputado Ricardo Arruda seja de fato “Patriota” e que não permita no seu partido tal descabimento ou será que ele também acha ‘normal’ a “tal” “patriotagem”?

A prisão preventiva do Dr. Brito e Bad Company tem prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada de acordo com as investigações, segundo relato do promotor. De acordo com o Art. 312 do Código de Processo Penal, a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria, bom muito bom porque a população de Foz do Iguaçu passou a ser hoje o maior vigilante do poder público, estamos de olho. Será que alguém pode receitar para o Dr. Brito, “óleo de Peroba”!?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foz em Foco

PEROLITAS IGUAÇUENSES XII

Avatar

Publicado

em

Por Gilberto Rios

PANOS PARA MANGAS RETALHOS PARA CAPANGAS

Eu havia escrito na semana posterior a posse do diretório do PSL de Foz do Iguaçu um artigo intitulado muito Barulho por nada e assinei com o pseudônimo de W.S. para o portal Paraná Divulga. Este artigo nos parece que gerou desconforto a um servidor da Prefeitura o Senhor Washington Sena que muitos acharam que ele por ser jornalista era o autor do referido artigo. Não sei de onde surgiu tal ligação com o jornalista, mas já escrevi vários artigos com esta assinatura. W. S. era a forma como William Shakespeare assinava no início de carreira as suas obras. Muito Barulho por nada inclusive virou filme em Hollywood.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ESCLARECENDO

Estive pessoalmente com o servidor Washington Sena e lhe tranqüilizei sobre a matéria. Enfim, para que as partes que se sentiram prejudicadas tenham o direito de resposta garantida na Constituição Brasileira, segue o artigo na minha coluna que restabeleci nesta semana.

Quando a traição está acima dos enamorados, Foz não precisa disto!

Sexta-feira dia 02 de agosto no Hotel Foz do Iguaçu foi dado posse a nova Executiva do PSL desta cidade. Com um público razoável e composto na sua grande maioria por empresários e alguns simpatizantes a executiva comandada pelo D. Raniere finalmente foi empossada. A entrada das bandeiras no recinto que deveria ser para todos algo impactante foi simplesmente assustador e demoramos a acreditar no que estava vendo. Ela me remeteu a um documentário em Slides nos idos dos anos 90 no curso de Jornalismo em Porto Alegre feito por um colega sobre o nazismo. Este documentário em slides citava o Círculo Paranaense do Partido Nazista que surgiu no Brasil do século XX na cidade de Curitiba, precisamente em 1930. Quando organizamos um evento deste porte, tem que se ter cuidado com determinados símbolos trazidos principalmente com as informações relâmpagos das redes sociais acusatórias onde todos viraram iluministas. Lembrando aos desavisados, não estou questionando a entrada das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Foz do Iguaçu e sim a forma da sua condução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste Brasil polarizado por uma disputa odiosa entre a esquerda e a direita onde o critério da Intolerância perpetua nos dois lados, faz hoje famílias se desintegrarem e a desrespeitarem a nossa jovem democracia e a nossa constituição. Para a esquerda os integrantes do PSL flertam com a ideologia fascista e esta pencha dada ao partido será difícil de apagar em função desta nova ordem de fazermos política, mas aquela entrada da bandeira teve tudo a ver e parece-nos que alguns membros ali até faziam questão de assumir e isto foi preocupante.

Para a direita, a esquerda esquartejou e acabou com o Brasil, roubou milhões dos brasileiros e eu também comungo deste pensamento, mas não diria que foi somente um partido. O conjunto dos partidos brasileiros que inclusive tem deputados no PSL que respondem, que fizeram caixa 2 e foram perdoados porque exerceram o poder do pedido de perdão e um juiz hoje ministro á época assim o fez, perdoando por conveniência ideológica, era uma nova senha para todos os moralistas se calarem. Notem que a outra senha foi uma simples entrada de bandeira onde com certeza a maioria da executiva não se apercebeu da grandeza do projeto da extrema-direita transvestida de direita, está a meu ver sendo, inocentes úteis, nome da “tal” moralidade política deste grupo.

O mestre de cerimônia com bastante lucidez percebeu aquele início constrangedor das entradas das bandeiras e donde ele se encontrava, ele detinha uma visão privilegiada. Logo ele percebeu o choque da platéia com aquela situação da condução das bandeiras, não havia duvida com o constrangimento de alguns presentes. Demorou um pouco para o negócio engrenar em função do caso da bandeira, muita gente sabe ou já leu sobre este filme e não quis acreditar no que via. Mais uma vez o mestre espertamente salvou o PSL daquele aperto. Para cada ato ele passou a solicitar uma batida de palmas, não foi algo espontâneo inicialmente, pois ele solicitou mais duas outras vezes. Confesso-lhe que muita gente ao meu lado sentiu-se constrangidos e não bateram as palmas iniciais pedidas. Após o seu terceiro pedido de palmas, o público assim o fez quando se sentiu mais a vontade na sua descontração e recuperando-se do susto inicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o mestre de cerimônia discorria sobre a posse, um batalhão de fotógrafos percorria fileira por fileira fotografando todos os presentes sem exceção, fato que achei repugnante, pois com a lista de presença associada às fotos por fileira e não do ambiente constrangia mais ainda, afinal era um ato público de um partido e não uma reunião fechada com a sua executiva. Tanto era que havia várias pessoas ali de outros partidos para serem constrangidos daquela forma. Alguns políticos foram lá curiosos por um chamamento público do PSL que hoje aloja o mandatário deste país, Jair Messias Bolsonaro para uma futura aliança quem sabe. Mas, o que pensar sobre isto?

Após o ato de juramento dos membros e alguns discursos dos participantes chegou à vez do presidente do partido usar a palavra. O odontologo Raniere e pré-candidato pelo PSL por Foz do Iguaçu abriu a sua caixa de ferramentas de maledicência e deixou vir à tona expondo o siso em seu discurso em vez de arrancá-lo. Com uma verborragia segura, o pré-candidato permeou “entre suásticas e pinheiros”, pois se alguém autorizou os fotógrafos a identificar fila por fila os participantes daquele evento para uma futura identificação, tinha nome e sobrenome está autorização. Porque não uma foto geral? Foto de um todo ou mesmo fotos normais de grupos. Este era o método inicial do partido de Hitler e os senhores não podem negar que o Fuhrer agia desta forma para depois confrontar com lista de presença quem era os seus algozes a história não nos deixa mentir, reparem como as bandeiras eram conduzidas pelos nazistas e depois compare. Explicado do porque citei suástica, vamos discorrer sobre os pinheiros.

Inicialmente o pré-candidato biblicamente negou ser político, assim como Pedro. Mas o Raniere não é Pedro, apesar de ter se postado discretamente como tal no seu discurso, poucos perceberam, porque estão tão embriagados com a dicotomia do ódio contra a esquerda que não se aperceberam que estão num projeto extremista de direita e não num projeto de direita. Adoraria ter visto o dentista nos discursos feitos na época do PT para comparar com o de sexta. Aliás, sobre o PT onde ele rebatizou como o Partido das Trevas, sendo recriminado por um rapaz sentado do meu lado que fez o seguinte comentário, “ Saiu das Trevas para o Partido do Suco de Laranja”? Sorrirmos com o comentário dele e percebi que eu não era único descontente até aquele presente momento decepcionado com tudo aquilo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há de se ter cuidado em eventos deste porte, pois ali o rapaz finalizou o seu comentário, chamando de candidato Melancia, verde por fora mais vermelho por dentro e assim como o Raniere fez uso da Biblia e eu de Pedro, ele também vai negar. Quem um dia foi numa reunião do PT mesmo para cobrir um evento percebeu a familiaridade do discurso, ele de fato saiu do PT, mas o PT ainda enamora com ele, diria um Freudiano.

Para justificar que um dia foi Petistas, o nobre presidente e dentista do siso aberto na nossa sociedade dos caminhões do exército, se postou como vítima. Se vitimizar na política é sinônimo de “oportunismo” aprenda isto e para complicar o senhor me saiu com o seguinte argumento. “Até o nosso presidente um dia foi enganado votando no Presidiário”. Daí ocorreu-me algumas questões para perguntar ao pré-candidato a prefeito do PSL. Quando foi que o senhor saiu do PT mesmo!? Ah, quando descobriu que era Trevas!? Não havia necessidade de jogar para a platéia só porque o senhor foi provocado nas redes sociais nesta semana, o tiro foi no pé, pois pessoas honrosas e que querem a decência independente do viés ideológico, não compra este seu discurso. O passado político visto por todos não muito distante, ainda está na memória do povo Iguaçuense e já estamos fartos com este jogo dicotômico criado pela extrema direita no intuito de jogar toda a culpabilidade na extrema esquerda para que o seu projeto seja vitorioso. Vocês apenas se esqueceram que tem vida fora deste mundo (direita versus esquerda), que ainda tem vida pensante na linha debaixo do equador.

Dito isto, muitos brasileiros querem fugir desta polaridade sustentada no discurso odioso do referido dentista postulante a prefeito da nossa Foz. Mas como sou movido a frases e pensamentos, citarei uma do Bertold Brecht para refletirmos aquela noite. Dizia Brecht “ Que o homem se adapta ao meio e a situação em que Vive” e assim o senhor se postou ao sair do PT para ser o mandatário do PSL local. Ao se referir o PT com a alcunha de Partido das Trevas jogando todos que lá estão no PT numa vala comum inclusive os seus eleitores, o senhor se postou de forma reprovável e oportunista, dando ao PT ou ao Partido das Trevas como o senhor chamou o direito de dizer que preside localmente o Partido do Suco de Laranja, para mim serão respeitosamente o PSL e o PT. É assim que os políticos devem tratar os seus adversários, com respeito e será assim que os Iguaçuenses vão cobrar dos seus candidatos, postura ética.

Não foi isto que percebemos naquela noite, o senhor em nome deste projeto extremista tocou mais fogo na intolerância com está sua fala inoportuna, trazendo a tragédia bufônica nacional para dentro do nosso município de Foz do Iguaçu. Isto não nos interessa, a sua fala odiosa que permeia hoje o Brasil, abre aos ditos pelo senhor como Partido das Trevas e seus eleitores o direito constitucional ao contraditório e nós estamos fartos disto, não queremos isto na nossa cidade, queremos projetos de políticas públicas estruturantes, lembre-se da próxima vez!

Neste momento de turbulência nacional na política, adoraria Raniere ter visto em você um candidato com perfil da mudança e não um cidadão que quer meter a nossa cidade nesta angústia que passa o país. Fiquei decepcionado com o seu discurso, achei que o senhor seria uma novidade e descolaria do discurso de ódio ocorrido nas eleições do ano passado e passaríamos a te olhar com um novo olhar para o nosso município. Quem hoje não tem dentre seus entes queridos um parente que votou no PT ou amigos de coração? O futuro prefeito desta cidade terá que governar para todos, inclusive se o PT não ganhar, para os eleitores petistas também, para os eleitores segundo o senhor “das trevas”, para aqueles que querem uma cidade mais humanizada e percebi que o seu discurso de ódio não combina com o perfil da nossa Foz do Iguaçu.

Aqui recebemos ateus, judeus, cristãos, brancos, índios, pardos, mulatos, mamelucos, orientais e inclusive pessoas intolerantes como o senhor. Convivemos com 89 etnias, este é o perfil da nossa cidade, são todos bem vindos! “Nenhum empresário vai ousar a colocar uma tabuleta na sua porta com os dizeres: Aqui não hospedamos os eleitores das trevas” a minha família e amigos detentores de hotéis não vão fazer isto e não nos peça para fazermos o pacto com a mediocridade que não iremos pactuar.

Não nos interessa esta briga nacional para o nosso município. Esta cidade elegeu Chico Brasileiro em conjunto com vários partidos de esquerda e muitos que estavam na sua posse do diretório votaram no Chico ou no Phellipe Mansur, sabe por quê? Pelo acolhimento, somos uma cidade turística. Por falar em Mansur, o mesmo fez campanha para Bolsonaro, o deputado estadual Soldado Fruet que tem todo o direito de se candidatar se assim quiser também o fez, o pré-candidato do Partido Novo também, Ricardo Albuquerque pelo PV idem, a Bebiano Orsi presente no seu evento também e poderia aqui citar tantos outros nomes que irão concorrer contigo neste pleito, todos eles votaram no Bolsonaro. Percebes que a cidade não quer o debate nacional e sim soluções para os seus problemas? Duvido que muitos dos meus amigos empresários que ali estavam na sua posse abram a sua boca para falar mal do Chico ou mesmo do Piolla, a viola em Foz toca diferente.

Outro fato que nos chamou atenção no seu discurso, foi à forma como se referiu ao atual presidente da Itaipu Joaquim Silva e Luna. O presidente da Itaipu foi colocado numa tremenda saia justa com a sua fala e confesso-lhe que, se eu tivesse em um grupo político iria interpelar está fala judicialmente solicitando maiores esclarecimentos. O senhor deixou a entender para todos os presentes que teria o apoio de Itaipu na sua candidatura, não, o senhor e nenhum outro candidato tem o apoio de Itaipu. O senhor poderá ter o apoio do cidadão e ex-colega de farda que preside hoje Itaipu e não da forma como foi dita aos presentes, sua fala foi de duplo sentido e isto ganhou um nome na modernidade, Fake!

Não vou falar da ministra Damares citada pelo senhor do qual tenho reservas, ela que tirou dos mais necessitados de Foz os brinquedos aprendidos levando este ano para o Marajó. Desafio-te a ir ao Bubas e contar isto para as mães que este ano os brinquedos não serão mais doados aos seus filhos como de costume. Não satisfeito com estas observações citadas e todas verídicas, haja vista que logo no início o senhor se postou como um “não político” finalizo: Já que o senhor em nenhum momento se preocupou com as questões locais em seu eloqüente discurso de não político se postando como terceira via odiosa, vou agora te dizer. O Senhor nacionalmente é primeira via lembre-se disto, mas te diria que aqui seria segunda via.

No canto do lado oposto ao meu, estava o cidadão que preparou a cama para senhor se deitar, o nobre Cássio Lobato, o mesmo que muitos disseram que ele não decolou, mas que merece o meu apreço, respeito pois levou nas eleições passadas o voto de alguns familiares meus. Enquanto estas vozes do PSL vociferavam na sexta a caravana do Chico Brasileiro no sábado extraía o siso do Raniere. Simplesmente deitava e rolava no Conjunto Habitacional Vila União, carpinando e pintando o sete pelas aquelas bandas com a certeza de que não terá um adversário político oriundo do PSL do Presidente Bolsonaro. Pensando bem, fico imaginando no dia em que o senhor virar de fato um “político’ já que não se considera. Daí sim, será preocupante pois o senhor deixará o papel de dublê.

W.S

William Shakespeare, peça Muito barulho por Nada! Uma comédia escrita em 1598/1599

Continue lendo

Foz em Foco

PEROLITAS IGUAÇUENSES XIV

Avatar

Publicado

em

Entre o fifó e o vagalume

O edil Celino Fertrin, vereador da nossa nobre casa veio a público esclarecer pontos escuros da nossa iluminação pública. Na condição de relator da CPI do Fifó ( Iluminação Pública) ele veio nos dá um pouco de luz esclarecendo que:

– A comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada com a finalidade de apurar e investigar indícios de superfaturamento e / ou desperdício de dinheiro público na aquisição e instalação de luminárias de LED/Execução da eficientização parcial do sistema de iluminação pública do Município de Foz do Iguaçu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

….Que…

– Que embora conste no portal do INMETRO que as LUMINÁRIAS OFERTADAS PELA EMPRESA vencedora da licitação n° 17/2018, não possuem certificação e /ou registro naquele órgão conforme exigência constante no item 5.1 do anexo I – projeto básico do edital, em data de 15 de julho de 2019, a CPI encaminhou ofício n° 05/2019 ao INMETRO que teve resposta em data de 12 de agosto de 2019, através do ofício n° 291/2019 GABIn-INMETRO, que atesta que as LUMINÁRIAS OFERTADAS PELA EMPRESA vencedora do certame, em nenhum momento possuiram certificação e/ou registro junto ao órgão.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

….Que…

– Que em data de 27 de agosto, a fim de resguardar o erário, tendo em vista que a certificação do INMETRO em tese serviu como justificativa para o elevado preço das luminárias adquiridas pelo Município, a CPI oficiou o Sr. Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, com cópia ao Ministério Público do Estado do Paraná e Tribunal de Contas do Estado do Paraná, relatando que as LUMINÁRIAS OFERTADAS PELA EMPRESA vencedora não possuem e nunca possuiram certificação e/ou registro junto ao INMETRO.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

…Que…

– Que tais irregularidades deveriam ter sido detectadas pela administração pública municipal, na fase de habilitação das empresas concorrentes, e o FISCAL DO CONTRATO não poderia ter permitido a instalação das luminárias de LED sem a devida conferência da certificação, registro e/ou selo junto ao INMETRO.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

….Que…

– Que devido as investigações estarem ainda em andamento e sob sigilo, este relator está apenas informando sobre a ausência do registro e/ou certificação junto ao INMETRO, devido tal fato, ser tornado público pela administração municipal.

 

….Que….

O Observatório Social se calou por conveniência…

 

…Que…

Teremos uma semana iluminada pelos holofotes da Câmara na ausência do Prefeito.

 

…Que…

Enfiaram o pé na jaca

 

…Que…

Muitos vagalumes terão seus rabos iluminados para a sociedade Iguaçuense

 

…Que…

Teremos outros quês

 

 

Continue lendo

Colunas

PEROLITAS IGUAÇUENSES XI

Avatar

Publicado

em

Retomada…

Após oito meses de ausência, retomo a minha Coluna diária no BDF. Esta ausência deveu-se a minha estadia num projeto, hoje concluído. Obrigado ao editorial por me manter no quadro de colunistas.

Feira do Livro, sem arminhas e sem feira por enquanto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o anuncio das presenças de Mia Couto, Zeca Camargo, Miriam Leitão, Conceição Evaristo e Carpinejar o prefeito Chico havia lançado a 15ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu na semana passada. Com o slogan “sem arminhas e mais livros, Chico mandou o seu recado ao anunciar uma verba de 400 mil reais para os alunos consumirem na feira. Segundo apuramos o Observatório Social questionou o evento no MP e ele foi suspenso.

Homenagem justa

A escritora Conceição Tavares como o tema “Escrivivência – vivendo a Literatura”, seria a grande homenageada da FILFI 2019. A escritora iria falar ao público no dia 09 de setembro numa segunda-feira, na mesa “Escrivivência, minha luta”.

Foto: PMFI

Mas porque o embargo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Observatório Social questiona a forma de contratação do Curador e a empresa organizadora. Até aí tudo bem, mas seria interessante que este coletivo começasse a participar daqui pra frente das políticas públicas do município. Quando se embarga uma Feira desta envergadura o prejuízo é imenso, aconselho aos membros do Observatório Social a terem uma postura menos “interesseira” e mais participativa. 

Enquanto isto…

A Super secretaria de Gilmar Piolla – Comércio, Indústria e Turismo realizou cinco pré-conferências de Turismo com a sociedade iguaçuense. As propostas destas etapas foram elencadas para a III Conferência de Turismo que será realizada dia 28 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Cãmara

Será que os Iguaçuenses sabe como se encontra hoje a Câmara de Vereadores? O entra e saí é tão grande que apuramos que o Presidente já mandou fazer plaquetas auxiliares porque nem ele sabe se na segunda o quadro de vereadores será o mesmo da sexta.

A Campanha

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda meio morna mas com alguns novatos aparecendo para enfrentar Chico. Vamos aguardar o desenrolar, mas sabemos que tem um que dará trabalho para o nosso prefeito.

“Se você não quer que a notícia seja divulgada, não deixe que o fato aconteça”

Continue lendo

Foz em Foco

Curtinhas de Foz

Brasília de Fato

Publicado

em

Curtinhas de Foz

O que aconteceu nesta terça (12) em Foz do Iguaçu

Semana dolorida

Para alguns Iguaçuenses e também brasileiros, a semana se iniciou dolorida com a perda de familiares e amigos. Perder um cara como Ricardo Boechat para nós jornalistas é quebrar um pouco a nossa perna. Mas enfim, vida que segue!

Carnaval chegando

Em ritmo da marchinha de Carnaval, o grupo de Hussein Bakri propõe a musiquinha provisoriamente pra Chico. “ bandeira branca amor, eu quero paz….”

A batata frita do Rock in Rio será servida

“Engaveta tudo”! São as ordens de Beni para o episódio, mas ele não sabe que vem bomba por ai do MPF. Haja guarda-chuva pra segurar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ninguém larga a mão de ninguém

É bem isto a equipe da mesa diretora da Câmara esta fazendo. Com o guarda-chuva aberto para protegê-los das grandes “tempestades” capitaneado por Marcelino Moura, o grupo adotou a tática esquerdista.

Operação 007

Está aberta a contratação deste profissional na Câmara de Vereadores. Interessados favor mandar o currículo para a casa. Todos querem “investigar” que mandou botar o grampo no gabinete da Inês Weizemann. Já fizeram até um bolão para saber quem foi o “espertalhão” ou “espertalhona” que mandaram fazer o serviço sujo. Aposto minhas fichas na espertalhona…

O inimigo mora ao lado

Com episódio do grampo, o grupo da Inês (que era do grupo Chico/Bobato) do mesmo partido (Chico) e hoje oposição (Chico) percebeu que o inimigo mora ao lado, tratou logo de tomar providências sobre o grampo. Mas o que será que este grupo queria tanto saber o que a Inês trama?

Finalmente uma chuva para refrescar

Bem vinda à chuva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Foz em Foco

Curtinhas de sábado

Brasília de Fato

Publicado

em

Curtinhas de sábado

Um toque de arte

Encanto Vermelho

Vem aí para ficar o espetáculo mais encantador do Brasil, o Encanto Vermelho do Coreógrafo Fernando. Depois de 25 anos em Manaus, o espetáculo que encantou brasileiros e turistas estrangeiros, chegará na nossa cidade para ficar. Com uma ousadia impressionante, o coreógrafo estará dia 9 de abril inaugurando um teatro com capacidade de 500 lugares no Shopping Catuaí Palladium com o seu Show Encanto Vermelho. Batizado de Encanto Brasil, o teatro atenderá a demanda da cidade como Workshops, Palestras, Cursos e/ou outras atividades fora do horário do seu espetáculo.

Espetáculo Encanto Vermelho. Foto: Divulgação

Espetáculo Encanto Vermelho. Foto: Divulgação

Encanto Vermelho II

Fernando Maia que trás consigo o sonho de ser o Cirque du Soleil brasileiro, proporcionará aos turistas que por aqui passeiam mais uma atração, somados ao Show dos Rafain e da Churrascaria Show Brasil. No âmbito do Show Bussines a cidade vai melhor do que a sua capital, Curitiba. Nas artes cênicas, ou seja, no teatro, vemos o grande esforço deste competente Jucá Rodrigues da Fundação Cultural em fomentar esta linguagem. Com certeza com a chegada de um teatro a cidade se posicionará no circuito dos grandes shows.

Espetáculo Encanto Vermelho. Foto: Divulgação

Espetáculo Encanto Vermelho. Foto: Divulgação

Assessoria de imprensa

Provavelmente a assessoria de imprensa do Teatro ficara com AS Nornas que é a empresa deste jornalista, semana que vem os trabalhos iniciam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Protocolo Geral da Prefeitura

A partir de segunda-feira, o Protocolo Geral do Município começará atender no mesmo horário anterior, ou seja, das 8 as 14hrs, porém em novo endereço: Praça Getúlio Vargas nº 69, na parte superior da antiga Procuradoria Geral do Município. A mudança temporária deve-se às obras de reforma e ampliação que serão feitas na atual sede do Protocolo (anexo ao prédio da Prefeitura). De acordo com a Secretaria de Administração, a reforma do Protocolo se faz necessária para atender o contribuinte com maior comodidade e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. “Com a reforma será possível propiciar um ambiente adequado, confortável e seguro aos profissionais que trabalham e à população que precisa de atendimento”, afirmou a secretária Salete Horst.

Inauguração do CMEI de 3 lagoas

Inaugurado ontem às 19h30 o novo CMEI do bairro Três Lagoas. O espaço possui salas climatizadas, banheiros adaptados e capacidade para atender 204 crianças. A cerimônia contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro. Aqui, ponto para o prefeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Foz em Foco

Sabe aquilo que ninguém quer (ou deixam) falar sobre Foz? Aqui você vai ler

Brasília de Fato

Publicado

em

Sabe aquilo que ninguém quer (ou deixam) falar sobre Foz? Aqui você vai ler

Notinhas para não passar a semana em branco, segunda estaremos forte

Saímos de uma coluna para capa…

A nossa coluna Foz de Fato passa a se chamar Foz em Foco e estará á disposição dos leitores do Brasília de Fato. Divulgar as notícias de Foz do Iguaçu para os brasileiros e principalmente para os Brasilienses será um enorme prazer. Com está mudança, estaremos à vista dos mais de dois milhões e duzentos mil leitores neste site. Obrigado à diretoria do BDF pela confiança.

O bonde voltou e….

Como não tive acesso ao nobre deputado estadual Hussein Backri hoje para saber da sua resposta ao vice-prefeito Bobato por estar cuidando das trativas comercias deste site de notícias, não soube ainda como foi. Mas, imagino as palavras “carinhosas” que ele deva ter retribuído ao vice-prefeito, está briga é boa.

A barreira…

Com a cláusula de barreira, o partido PC do B do Bobato vai desaparecer. Com isto ele deve procurar um partido de esquerda e com certeza não será o PT para se alojar, segundo apuramos, não tem espaço pra ele lá. Encorajado por debaixo dos “panos” á sucessão do Chico por amigos próximos, o vice-prefeito enxerga no horizonte a linha de chegada. Percebendo o “fogo amigo” dentro do partido do prefeito, Bobato vai tecendo as teias como um verdadeiro homem-aranha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto ao PSD em Foz?

A briga “interna corporis” do PSD dá oxigênio ao projeto do Bobato. Se a turma do deixa disto não aquietar as perrengas criadas pelo Presidente do Partido Exonerado da Prefeitura por Chico, Inês, Márcio Rosa e Hussein Backri, a reeleição de Chico ficará insuportável, Rosa a do Chico, está só mapeando quantos cargos importantes o Vice tem na casa, segundo soube.

Maldosos…

Ontem alguns maldosos destilavam o seu veneno no Piola que por sinal nem o conheço, só de vistas. Sem poder de “barganha” falaram que o Secretário simplesmente desapareceu. Disseram que a Rosa manda mais que ele na sua secretária. Maldade dos caras, até o refrão da música do Chico, o Buarque a moçada cantou pra ele ontem em referência ao PT tipo “….quem te viu, quem te ve, quem não a conhece não pode mais ver pra crer, quem jamais esquece não pode reconhecer”. Eu, vou por outra opinião, tenho é receio dos calados!

Rogério Quadros participa de reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública

De acordo com o vereador, o objetivo foi encaminhar as reivindicações referentes a segurança do município para os representantes estaduais. Dentre as pautas apresentadas na reunião estavam as solicitações para o aumento de efetivo para a Guarda Municipal. Na capital, o vereador Rogério Quadros participou de reuniões ao lado do Secretário Municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva. Nota da Secon da Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Foz em Foco

Enquanto isso, em Foz do Iguaçu…

Brasília de Fato

Publicado

em

Prefeitura de Foz do Iguaçu

Curtinhas de sexta

Vermelho toma posse hoje…

O deputado federal Vermelho eleito por Foz do Iguaçu toma posse hoje na Câmara dos Deputados. Outro que “se diz” Iguaçuense o deputado reeleito Giacobo também toma posse. Alguém já viu o sortudo das lotéricas em padarias, supermercados e farmácias perambulando pela cidade? Detalhe, 52% das cadeiras foram renovadas. Quanto ao Vermelho desejamos boa sorte na sua legislatura.

O bonde passou e….

A RAI TV Italiana, passou ontem o documentário sobre Joinville e São Francisco do Sul, produzido pelo jornalista Ivo Semeraro, que esteve na região no início do ano passado. Muito bonito por sinal. A ação é resultado da articulação da Santa Catarina CVB, Embratur e Joinville CVB, com isto, o bonde passou e a turma do turismo dormiu no ponto para os italianos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretária de Educação terá nova direção…

Chico está trocando o professor Fernando Ferreira de Souza Lima que segundo levantamos fez um excelente trabalho á frente daquela pasta. Com algumas restrições veladas entre os colegas, a professora Maria Justina da Silva assume de fato e de direito a pasta dia 5 de fevereiro.

Prefeito com a nova Secretária de Educação

Servidora por mais de 26 anos, Justina sente-se apta para tocar o belo trabalho do seu antecessor : “O desafio é a continuação de um trabalho focado no trabalho pedagógico, buscando melhorar ainda mais a qualidade, com resultados de excelência para toda a rede’’, disse ao Paraná Divulga.

Quanto ao Fernando Ferreira que está saindo….

“A substituição que ocorre de comum acordo tem o objetivo de reforçar ainda mais a experiência administrativa, nesse momento de avaliação e ajustes do governo”, foi o que apurou a reportagem do Paraná Divulga. Mas vem cá, a conta não bate quando apuramos que o nobre professor fez um excelente trabalho e a matéria nos trás um dado novo tipo “reforçar ainda mais a experiência administrativa”, ichi…

Finalmente o terreno já tem um novo dono

Hussein Bakri e a Inês concluíram aquela perrenga levantada por Bobato. O Terreno da UBS da Vila Yolanda já é da prefeitura, garantiu o deputado estadual. A dita perrenga começou numa sessão onde vereadores acusou o governo da Cida ter jogado para a plateia sendo contestada imediatamente pela colega vereadora Inês. Com autorização de R$ 800 mil feitos pela Secretaria Estadual de Saúde para reparos na estrutura a perrenga ficou rolando pra lá e pra cá e nada acontecia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo buxixo a Prefeitura estava impedida legalmente por não ter apresentado o projeto dizia Inês na época, já a prefeitura acusava o estado de não poder fazer nada e por isto não apresentou o projeto uma vez que o imóvel não pertencia ao patrimônio do município. Bobato insatisfeito com o trio, tratou logo de espanar a turma no sábado através de uma nota. O vice fez uns “mimos” no Bakri, Márcio Rosa e Inês. Enfim, na briga de comadres o terreno finalmente será repassado para a Prefeitura e vida que segue!

Ratinho vai mexer nos pedágios

Com os pedágios pra lá de salgados, o governador Ratinho Jr, decidiu mexer neles. Aliás, esta história de pedágios no Paraná já levou até ex-governador pro xilindró e mexer é com Ratinho mesmo, está dando até pitacos na aposentadoria dos Governadores. Na estória do pedágio, o governador pretende reduzir em até 50% o seu valor, isto significa que pelo estudo feito por técnicos do estado chegamos a conclusão que os paranaenses foram assaltados mesmo e com a conivência do estado. Vamos aguardar os novos valores propostos por Ratinho Jr.

Enquanto isto, a Justiça adverte

Deixar um tucano muito tempo preso é contra a lei, (sic).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marco Aurélio

Decidiu rejeitar o pedido de Flávio Bolsonaro, nada de foro privilegiado. Isto vai dar o panos para mangas e retalhos para capangas, a esquerda Iguaçuense comemorou. Quando será que as eleições vão terminar?

E o Mourão…

Se cuida Latorraca que o homem até na questão do aborto meteu o seu dedo, como diz na roça, segura peão!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Foz em Foco

Papo de Quinta…

Brasília de Fato

Publicado

em

Foz em Foto - Papo de Quinta

O que aconteceu em Foz e muita gente não queria que você soubesse

Chico exonera Eliseu Moura e…

Eliseu Moura do PSD do Chico foi exonerado ontem. Segundo fontes seguras da Prefeitura o papo foi um azedume só. O presidente do partido do prefeito havia convidado o Chico para uma reunião com empresários e políticos no sábado passado, mas Chico deu bolo em todos gerando um certo desconforto ao seu presidente. Com o fato consumado e a discórdia estabelecida, Eliseu se pronunciou: “Por ser leal aos meus princípios e não me corromper por eles, por intrigas de oposição, hoje, em conversa com nosso prefeito Chico Brasileiro, achamos, pelo bem comum, a minha exoneração para que não haja desgaste no governo municipal”, postou Eliseu.

… o rescaldo!

Esperto, o nobre prefeito vendo seus “opositores” do PSD numa articulação via o deputado estadual Hussein Backri foi logo tratando de controlar o incêndio. No rescaldo, o prefeito Chico Brasileiro de duas canetadas nomeou oito aliados políticos em cargos comissionados, haja cargos. Está certo o Chico nestes tempos bicudos de desemprego, simples assim para quem tem a caneta e o poder, afinal 2020 é ano que vem!

Curiosidade 1
Qual o tratamento que o novo presidente da Câmara dará ao caso Rock in Rio?

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). Foto: Reprocução/Facebook

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). Foto: Reprocução/Facebook

Curiosidade 2

Se eu resolvesse construir um deck numa área pública para expandir os meus negócios ou vender picolé como séria o comportamento de quem autorizou aquela aberração e afronta?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elson Marques

Elson Marques - Jornalista

Elson Marques – Jornalista

Fazendo um bom trabalho a frente da casa das leis. Sempre atento com a imprensa, informando todas as pautas dos vereadores, vamos a elas!

Emendas impositivas 1

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) resolveu contemplar nas emendas orçamentárias impositivas entidades assistenciais que realizam relevantes serviços de atendimento às famílias mais necessitadas. Obrigatoriamente as verbas serão liberadas pela prefeitura ao longo do ano. Entre emendas individuais e coletivas, Nanci está destinando ajuda financeira para 13 entidades, principalmente da área de assistência à infância. Também há emendas para setores como saúde, cultura, esporte e lazer.

Emendas impositivas 2

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola decidiu trazer para Foz do Iguaçu o Programa Mãos Empenhadas Contra a Violência, que capacitará profissionais da área da beleza. A ideia é torná-los agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar. Nanci entraria com projeto de lei, porém, esse tipo de normativa é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. Diante disso, a vereadora resolveu apresentar indicação para que a prefeitura implante o programa em Foz do Iguaçu.

Emendas impositivas 3

Vereador Jeferson Brayner (PRB)

Vereador Jeferson Brayner (PRB)

Escolas e creches municipais constam na lista dos setores contemplados com emendas impositivas do vereador Jeferson Brayner (PRB). As verbas que obrigatoriamente devem ser aplicadas pelo Poder Executivo ao longo deste ano são destinadas para aquisição de material, implantação de bibliotecas, compra de equipamentos e reforma em algumas escolas e creches. Jeferson Brayner também incluiu verbas para a saúde, além de participar de várias emendas coletivas reservando previsão orçamentária para outras diversas áreas, inclusive recursos para entidades assistenciais. Ao todo, o vereador Jefferson Brayner participa de 20 remanejamentos de verbas no orçamento de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escola de formação de policiais militares deverá ser implantada em Foz do Iguaçu

Por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro, o Município de Foz do Iguaçu disponibilizou ao governo do Estado uma área de 7.324,88m², onde funcionou a antiga unidade do SESI, no Morumbi. No local deverá ser instalada a Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar (a 3ª EsFAEP). A justificativa do projeto aponta que a construção da academia, além de resolver o problema do imóvel em desocupado, irá servir para melhorar o policiamento na fronteira. O prazo para as adequações para a implantação da escola de formação é dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Foz em Foco

Câmara de vereadores e outros fatos de Foz

Brasília de Fato

Publicado

em

Câmara de vereadores e outros fatos de Foz

Veja o que está na pauta da cidade

Philomena Morello Raffagnin

Muito bonito o convite de 90 anos da Senhora Philomena Raffagnin. Quando a conheci, percebi o quanto era e é uma mulher forte e guerreira. Com certeza será o cartão de visitas de 2019 um ano que promete ser recheado de grandes eventos sociais. Parabéns minha nobre senhora, espero chegar a vossa idade gozando desta saúde e vitalidade. Não conheço todos da família, mas em nome deste brilhante arquiteto Nilso Raffagnin, cumprimento á todos.

Philomena Raffagnin. Foto: Reprodução/Internet

Philomena Raffagnin. Foto: Reprodução/Internet

Foi dado a largada para a ocupação de 15 cadeiras na Câmara de Vereadores

Com os dados de 278 postulantes nas eleições passadas, Iguaçuenses já começam a se coçar dentro dos seus nichos para ocuparem uma das 15 cadeiras na próxima eleição. Já sabendo da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que publicou no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) da última terça-feira, 29, uma portaria com a relação dos partidos políticos que atingiram a cláusula de desempenho e, portanto, terão direito ao recebimento de recursos do Fundo Partidário a partir do dia 1° de fevereiro deste ano.

Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

Quem fica…

Dos 35 partidos registrados junto do TSE, apenas 21 conseguiram cumprir os critérios para seguirem recebendo os recursos. Apenas 21 partidos terão acesso aos recursos do Fundo, com os respectivos percentuais de votos válidos a serem utilizados para fins de cálculo do valor a ser recebido. Vamos aber quem são: PSL, 12,81%; PT, 11,32%; PSDB 6,60%; PSD, 6,43%; PP, 6,12%; PSB, 6,02%; MDB, 6,08%; PR, 5,84%; PRB, 5,58%; DEM, 5,12%; PDT, 5,08%; PSOL, 3,11%; NOVO, 3,07%; PODE, 2,51%; PROS, 2,28%; PTB, 2,26%; SOLIDARIEDADE, 2,18%; AVANTE, 2,06%; PPS, 1,78%; PSC, 1,97%; e PV 1,78%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

…e quem vai sair de cena

Vão dormir nos históricos do TSE os seguintes partidos: Rede, Patriota, PHS, DC, PCdoB, PCB, PCO, PMB, PMN, PPL, PRP, PRTB, PSTU e PTC. Eles deixarão de receber, a partir de fevereiro, recursos provenientes do Fundo Partidário. Por mim o número ainda é alto, se reduzisse paraseis estava de bom tamanho.

Enquanto isto…

A nossa Câmara promete fortes emoções. De uma lado Marcio Rosa e Inês Wassermann, costurado pelo experiente deputado estadual Hussein Backri líder do governo Ratinho Jr. Vão silenciosamente desgastando o prefeito Chico Brasileiro (será!?). O fogo amigo travado dentro do próprio partido é munição certa para a oposição que se posicionou com espectadores. Com estas ações o Vice-Prefeito Bobato (Prefeito em exercício) pegou a sua metralhadora giratório e disparou contra o trio neste fim de semana com um comunicado.

…Balas perdidas

Segundo apuramos, as balas despejadas pela metralhadora do Bobato não atingiram o alvo certo e muitos consideraram que foi balas perdidas, tipo jogando para a plateia. Nesta história do terreno um dos dois grupos está mentindo para os Iguaçuenses, vamos aguardar que é o Pinóquio desta história.

Lobo em pele de lobo mesmo

O desenho imaginário é meio atípico mesmo. Chico que se ausentou (será!?) da escolha da mesma mesa diretiva para o biênio 2019/2020, deixou o vereador Marcelino Moura correr para a galera articulando nos bastidores, o nobre vereador fez, cabelo, barba e bigode. O competente presidente Rogério Quadros, apenas viu a dança das cadeiras e não teve pernas para bailar entre os vereadores, por não acompanhar a melodia e atravessar os passos, foi simplesmente limado. Uns dizem que o preço será alto para o prefeito. Este jornalista ficará no compasso de espera….

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Régua e compasso… aquele abraço!

Com o guarda-chuva montado e os espertos debaixo dele, a nova mesa diretora mandou um abraço para o grupo do Márcio Rosa e a Inês, mas feriu os brios sim de Jefferson Brayner e Rogério quadros com certeza. Enquanto isto, a população não viu como uma atitude proativa, mas no final, eles cantaram….aquele abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo

Foz em Foco

Rapidinhas de Foz

Brasília de Fato

Publicado

em

Sabe aquilo que ninguém quer falar? Aqui você vai ler

Após um período afastado desta coluna em função de ter coordenado a campanha de Mire Balotin para deputado Federal, retorno as minhas atividades diárias neste portal com a Coluna Foz em Foco. Nesta semana em função do meu desligamento de outras atividades, a coluna estará um pouco.

Simepar vai avaliar situação de 461 barragens existentes no PR

Com os desastres ocorridos em Minas Gerais donde ninguém vai preso e tudo fica como antes nos reinos dos Abrantes, poucos conseguirão enterrar os seus mortos naquele mar de lama.

Preocupado com isto, o governo de Ratinho Jr. escolheu o Simepar para auxiliar no processo de monitoramento das nossas barragens porque o órgão, sediado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, desenvolve atividades de serviços nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente. Segundo apuramos, a nossa barragem de Itaipu é uma das mais seguras do mundo e a sua segurança está prevista para mais 200 anos, segundo os técnicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo do Estado fará um contrato de gestão com o Simepar para avaliar a situação das 461 barragens existentes no território paranaense. Foto: Jaelson Lucas / ANPr

Pra aqueles que defendem este modelo de privatização como ocorreu na Vale, é o que no passado se chamava de caracu. Eles entram com a cara e bem….o restante todos já sabem pois quando acontece um desastre eles entregam a fatura para nós pagarmos com envolvimentos de hospitais, bombeiros e tudo que se faça necessário para socorrer os nossos irmãos, enquanto eles, bem. Eles estão no ar condicionado sem pôr o pé na lama auferindo os lucros.

Enquanto isto…

O Simepar a escolhido para avaliar a situação das 461 barragens existentes no território paranaense vai auxiliar neste processo porque o órgão, sediado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, desenvolve atividades de serviços nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente. Em paralelo, duas unidades que abrigam eesíduos minerais, em Cerro Azul e Campo Largo, serão vistoriadas nessa semana. Os trabalhos serão monitorados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental e Turismo (SEDAT).

Segundo apuramos, a maioria das barragens localizadas no Paraná são  para uso de irrigação, abastecimento de água, geração de energia, proteção de meio ambiente e recreação. Tamú de olho.

Procon/Pr aperta o cerco contra as fraudes

O Procon/Pr disponibilizou em seu site um mecanismo para denúncias de consumidores que estão recebendo notas fiscais sem as informações sobre os tributos que incidem na compra de produtos e serviços. O órgão é vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. De acordo com o secretário nomeado da Justiça, Ney Leprevost, a ferramenta possibilita ao consumidor a facilidade de denunciar sem sair de casa, além de estimular que cada cidadão confira e exija que seus direitos – e especial, o direito à informação, seja respeitado de forma plena. Na nova ferramenta, o consumidor poderá anexar as notas fiscais que comprovem a falta da informação sobre os tributos, o que desatende ao contido expressamente no Código de Defesa do Consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reunião discutiu projetos de sustentabilidade para municípios ou apenas enxugou gelo?

O tema foi discutido pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e representantes da Copel e do Paranacidade. Projetos que resultem na redução dos gastos com energia estão entre as possibilidades para a assinatura de novos acordos.

Avançar com novos projetos de sustentabilidade e inovação nos municípios foi o foco de uma reunião, ocorrido nesta semana em Curitiba, entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, e representantes de outros órgãos e empresas do Estado. Participaram do encontro a superintendente da Coordenação de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Copel, Jocéli de Andrade Bogusz, a coordenadora e o articulador dos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), do Serviço Social Autônomo (Paranacidade),respectivamente, Carla Pimentel e Geraldo Farias.

Governador Carlos Massa Ratinho Junior durante reunião com a equipe de governo. Foto: Maurílio Cheli/ANPrr

“É preciso aproximar e promover sinergia entre todas as frentes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como prega o Pacto Global da ONU, avançar em todas as áreasde atuação e, ao mesmo tempo, respeitar as várias células em atividade”, destacou Ortega.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confesso que eu esperava ouvir uma proposta para diminuir a tarifa para nós os consumidores a respeito dos valores da nossa energia que veio muito salgada. “Alguns municípios já implantaram projetos nesse sentido, com o uso de iluminação LED, por exemplo. A atuação conjunta entre Secretaria do Desenvolvimento Urbano e a Copel poderá ampliar ainda mais osresultados”, adiantou o secretário Ortega.

Rio Boicy…Desastre anunciado

Quem passa na rua Mato Grosso sentido Felipe Wandscheer sabe que ali ao lado dos condomínios passa o rio Boicy que vai aos poucos aumentando de largura no sentido dos condomínios, ao longe já se percebem prédio rachando. Aquilo até para os transeuntes está uma m…. para se atravessar, o “m” é uma referência ao batismo do rio dito pelos Iguaçuenses.

Queria um este rio na minha cidade, iria abastecer 700 mil pessoas pra ser tão desprezado. Tantos com muitos e muitos com desprezos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rio Boicy. Foto: Reprodução/Internet

Câmara de Vereadores

Ainda sonolenta, aos poucos os parlamentares vão retornando as atividades. Muitas intrigas e fofocas de bastidores os vereadores vão tentando costurar as suas atividades. Promete fortes emoções e este jornalista tem um repertório muito bom destas intrigas para o deleite dos
expert em intrigas.

Rádio Itaipu Fm

Agradeço ao Eduardo e Dona Antonina pelos meses tocando o programa jornalístico Dial Itaipu. Muitas notícias de bastidores vieram ao meu conhecimento sobre a quebra do acordo entre nós. Fato é, o Jura está saindo da rádio e eles não iriam contratar outro técnico e como o nosso programa era deficitário por falta de um comercial, resolvemos amigavelmente encerrar na sexta nossas atividades, pedimos desculpas aos nossos ouvintes. Quero agradecer a minha equipe, os jornalistas Miguel Alves do Brasília de Fato, este portal que tem 2 milhões de acessos, o articulista político Ricardo Albuquerque, Juka, Abílio Bottega, Bruna Paz e Jura. Pra vocês um forte agradecimento, quem sabe em breve não estaremos juntos em outra
oportunidade.

Continue lendo

Mais Lidas