Índice glicêmico dos alimentos

Índice Glicêmico

Sabemos que precisamos evitar ao máximo alimentos que contenham farinha branca, industrializados, com conservantes e dar prioridade para aqueles que são de baixo índice glicêmico!

Mas o que seria baixo índice glicêmico? E quais alimentos se enquadram nessa nomenclatura?

O índice glicêmico representa a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue.

Quando os níveis de açúcar se elevam excessivamente há maior tendência do organismo armazenar gordura, favorecendo o aumento de peso.

Os alimentos que apresentam carboidrato de digestão lenta, ou seja, liberam açúcar em menor quantidade no sangue, são os de baixo índice glicêmico. Esses alimentos são ricos em fibras.

Exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico:

  • arroz integral
  • batata doce
  • milho
  • aveia
  • frutas: abacate, ameixa vermelha, goiaba,maçã, pera, tangerina
  • Oleaginosas: nozes, amendoim e castanhas.

Atenção: a famosa tapioca é um alimento de alto índice glicêmico, por ter grande aporte de carboidratos, por isso, é importante consumir sempre com um pouco de chia ou linhaça e com recheio de queijo, isso fará com que controle o índice desde alimento.

Bons treinos e Vida Ativa a todos nós !!!

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