Quadrado Circular: promoção de consumo sustentável e consciente

O coletivo Quadrado Circular foi criado para movimentar a economia colaborativa e unir o movimento de desapego ao desejo de uma cidade cada vez mais viva, pulsante, colaborativa, criativa e auto sustentável. A iniciativa do quarteto feminino formado pela gaúcha de Porto Alegre (RS) Clara Cardoso, 35, servidora pública; a paulistana Ariana Frances, 35, advogada; e as brasilienses Patrícia de Paula Gomes, 34, jornalista e publicitária; e Mônica Vasconcelos Ribeiro, 38, economista, tem o objetivo central de promover formas de consumo mais sustentável e consciente.

“A ideia é promover encontros públicos nos quadrados de Brasília onde as pessoas circulem e possam experimentar um novo olhar sobre as relações de consumo”, explica Clara, que conversou com a coluna Consumo Consciente e destaca que embora seja um pequeno negócio e cheio de potencial para crescer, a ideia não é só ser mais um bazar e brechó que se limite a vender roupas.

“Como um movimento aberto que se renova a cada edição, circula na cidade e interage com seus moradores, o Quadrado Circular é vivo como nossa Brasília. Ele também é encontro, ocupação de espaços públicos, bate-papo, diversão, parcerias, cores, ação social, curadoria, alegria, estampas e oficinas que estimulem uma relação mais consciente e afetuosa com as nossas próprias roupas.”
Quadrado Circular

Responsabilidade social

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em paralelo às edições do bazar, o coletivo promove campanha de doações em benefício de entidades que atendem populações vulneráveis do Distrito Federal. Para esta edição, que será realizada no próximo sábado, 26, estão sendo recebidas doações de roupas masculinas, femininas e infantis que serão encaminhadas para o Coletivo da Cidade, voltada para moradores da Estrutural. Os interessados em doar podem depositar os itens em uma caixa de coleta disponível no local de realização do evento, o restaurante Jámon Jámon (109 Norte). (confira o serviço completo ao final desta matéria)..

O Quadrado Circular também cria conteúdo nos canais do coletivo nas redes sociais (Facebook e do Instagram) para provocar as pessoas a repensarem as suas formas de consumo e a exercitarem um novo olhar sobre as roupas.

As sócias têm muito cuidado em todas as etapas da produção. “Desde o momento em que recebemos as colaboradoras que entregam as roupas para a venda no dia do bazar; na curadoria das peças que serão expostas; na estipulação dos preços, que devem ser acessíveis; na escolha do estabelecimento parceiro com valores alinhados aos nossos; no planejamento da programação do dia; nas questões ambientais que envolvem o evento, como por exemplo, a não utilização de sacolas plásticas e a arrecadação de sacolas de papel já usadas para reutilizarmos no dia”, descreve Clara.

Bazar Andaluz

A terceira edição do Quadrado Circular será realizada neste próximo sábado, 26, das 10h às 18h, em parceria com o restaurante Jamón Jamón Tapas y Copas (109 Norte). O evento reproduzirá um pedaço da Andaluzia, região da Espanha conhecida pelas fervilhantes feiras permeadas pela música, dança e comidas típicas, além dos mundialmente famosos mercados de pulgas. Ao longo do dia, moda, poesia, flamenco e gastronomia vão proporcionar uma experiência singular para os brasilienses conhecerem – ou recordarem – uma das mais vibrantes províncias espanholas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

O Bazar Andaluz trará leitura de poesia com a escritora Guta Assirati, competição de uma das danças mais típicas da Andaluzia, a sevilhana, e show de flamenco com a produtora Calle Triana. Na gastronomia, sabores da Espanha diretamente para a 109 Norte, com a tradicional paella assinada pela chef Simone Garcia, do Jamón Jamón, que será feita ao ar livre, como nas feiras de Sevilla. Um convite a salir de tapas y copas, com porções individuais (R$25) do prato e drinques típicos, como a sangria.

Serviço

Bazar Andaluz
Data: sábado, 26/08
Horário: das 10h às 18h
Local: Jamón Jamón Tapas y Copas
Endereço: SCLN 109 Bloco D
Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre

Programação

Bazar de desapegos femininos – 10h às 18h
Leitura de Poesias com a escritora Guta Assirati – 11h
Concurso de Sevilhana e Show de Flamenco – a partir das 13h
Festival de Paella – a partir das 12h
Arrecadação de doações de roupas em benefício do Coletivo da Cidade

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

um × 5 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend