Garimpo Consciente – Edição 3 – 20/7/2017

Roda da Paz na Ceilândia

Este ano o tradicional Passeio Ciclístico da Rodas da Paz acontecerá pela primeira vez na Ceilândia, a maior cidade do Distrito Federal Os participantes pediram na avaliação do Passeio de 2016 e a ONG atendeu. Dia 30 de julho, com concentração às 8h em frente à estação de Metrô Ceilândia Centro, os ciclistas vão pedalar juntos por ruas mais seguras e humanizadas. O tema desse ano é sem pressa, todo mundo chega bem! As 100 primeiras pessoas que se inscreverem ganharão a camiseta do evento, que poderá ser adquirida por R$ 15.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Todo ano, o evento reúne milhares de ciclistas. Trata-se de um momento importante de levantar a causa da paz no trânsito e reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade urbana sustentável. O passeio transforma-se numa verdadeira festa, que conta com a presença de ciclistas de todas as idades e, também, de patinadores, skatistas e corredores. Além disso, é gratuito, aberto a toda população do DF, e independe da inscrição prévia. Mas, vale lembrar, apenas inscritos participam do sorteio de brindes.
Formulário de inscrição


Horta comunitária do Guará

Produzir alimentos orgânicos para comunidade de forma interativa, na qual os voluntários possam plantar e colher de forma solidária, como instrumento de garantir atividades de bem-estar, sustentabilidade e saúde para crianças e adultos. Esse é o propósito da Horta Comunitária do Guará, localizada na QE 38 e reativada recentemente. A iniciativa tem como objetivos estimular hábitos alimentares saudáveis; fortalecer o convívio comunitário; exercitar a cooperação e o trabalho em equipe; favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo; e incentivar os participantes ao cultivo da horta em suas residências. Interessados em participar do projeto podem ingressar no grupo de WhatsApp


Turismo Social

Interessado em uma experiência de trabalho voluntário aliado a turismo de base comunitária? Entre os dias 3 e 12 de setembro de 2017, a Íris Social promoverá a Expedição Amazônia, um itinerário imersivo de 10 dias no coração da Floresta Amazônica, na reserva extrativista Tapajós-Arapiuns, no Pará.

A expedição irá até o Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA) para construir um viveiro para 150 mil mudas nativas. Esse trabalho proporcionará a produção de mudas para replantios agroflorestais nos roçados das comunidades e contribuirá para restaurar a mata e mostrar maneiras sustentáveis de gerar renda e fortalecer a relação dos habitantes com a floresta.

Além de trabalhar, tem também um roteiro que inclui os aspectos marcantes da cultura local: dormir em rede, viagens de barco pelos rios da bacia amazônica, comida típica e atividades culturais tradicionais, como a Piracaia (churrasco de peixe na margem do rio), a Farinhada (processo de manufatura da farinha de mandioca) e o carimbó (dança típica).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Todas as atividades turísticas e culturais utilizam o modelo de turismo comunitário e contam com os moradores da reserva extrativista para servirem de guias. Além de autenticidade, a experiência garante renda e empoderamento para essas comunidades.


Cosméticos ecológicos

A loja virtual É Coisa Bio seleciona marcas e distribui cosméticos, produtos de higiene e limpeza saudáveis e que causam o menor impacto ambiental possível. Uma das novidades é a linha de esmaltes veganos da Surya, livres de substâncias nocivas para a saúde e de ingredientes de origem animal com opção de cores diversas. Vale conhecer.


Vale Ler

Belo Horizonte terá táxis totalmente elétricos (Engenharia É)
As bicicletas na China vão absorver poluição (Engenharia É)
5 livros sobre alimentação indicados por uma especialista (Nexo Jornal)
Um guia para entender o mundo dos chás: da fabricação à infusão (Nexo Jornal)
O trabalho escravo é uma realidade. Mas as punições, não (Nexo Jornal)
A Revolução da Moda: Bate-papo com Fernanda Simon (Blogesia)
Não Haverá Futuro (Da Moda) Sustentável Sem Protagonismo Feminino (Modefica)
Vogue Paris Celebra Os Animais E Faz Campanha Contra Pele Na Moda (Modefica)
Consumir pinhão (cultivado de forma sustentável) pode salvar araucárias do risco de extinção (The Greenest Post)
Social Docs, uma produtora especializada em contar a história de projetos sociais (Projeto Draft)
Ong Mar Limpo faz limpeza e reaproveitamento do lixo das praias do litoral norte paulista (Pensamento Verde)


Confira os eventos em sintonia com o consumo consciente na página da colunista Iara Vidal no Facebook

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

treze − nove =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend