Garimpo Consciente – Edição 2 – 13/7/2017

Garrafas de vidro não retornáveis em xeque em bares e restaurantes

Representantes de bares e restaurantes do Distrito Federal decidiram parar de vender, temporariamente, cervejas, refrigerantes e águas minerais em garrafas de vidros não retornáveis. A medida não se aplica a bebidas importadas ou a cervejas artesanais. Os comerciantes lançaram o Manifesto pela política de logística reversa de embalagens de bebidas nos restaurantes e explicam que como o DF não tem nenhuma unidade de reciclagem de vidro, essas embalagens quando descartadas são tratadas como resíduos sólidos indiferenciados e encaminhadas aterramento. “Além de todo o impacto ambiental, o descarte nos lixões e aterros provocam sérios riscos aos catadores”, alerta o texto. Outra questão é o  contexto da Lei Distrital n° 5.610/2016, conhecida como Lei dos Grandes Geradores. “Esta situação contribui para onerar os estabelecimentos que comercializam produtos embalados em recipientes de vidro; grande número de bares e restaurantes poderiam ser tratados como pequenos geradores se não houvesse o peso dessas garrafas em seu lixo indiferenciado”. Além disso, cervejas, refrigerantes e águas embaladas em garrafas de vidro não retornáveis têm como alternativa para comercialização garrafas de vidros retornáveis e latas e garrafas plásticas, ambas com viabilidade para reciclagem. “Na hierarquia da gestão de resíduos sólidos é preferível reutilizar a reciclar”, justifica o manifesto.


Café com Feira Solidário

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Neste sábado, 15 de julho, a edição da charmosa Café com Feira será especial, com coleta de cobertores e casacos para serem doados a instituições que atuam no atendimento a pessoas em vulnerabilidade social. O outro gesto será  voltado para a proteção de gatos e outros animais domésticos, resgatados do abandono pela ONG Clube do Gato. Os expositores da feirinha colocarão em seus estandes produtos cujo lucro será revertido para essa causa. No capítulo gastronomia, um petit gateau especial ficará à venda exclusivamente de 15/07 até 15/08, também gerando recursos para a recuperação dos bichinhos.

Café com Feira Solidário
Das 9h às 13h
Comércio local da SHIS QI 9/11 – Lago Sul
Estacionamento em frente ao Grand Cru Brasília – Importadora de Vinhos e Wine Bar
Como chegar


Borracha Amazônica

 

A designer brasiliense Flavia Amadeu acaba de relançar peças da primeira coleção de joias orgânicas: pulseiras e colares coloridos e cheios de bossa. Além disso, a coleção de cerâmica Seringueira está à venda no Clandestino Café e Música. Garanta a sua peça na loja on-line Flavia Amadeu Design.


Roteiro de produtos artesanais mineiros

A Origens do Sabor está organizando a expedição Despertando os Sentidos – Origens do Sabor Expedição Serra da Canastra. A iniciativa é voltada para conhecer de perto os produtores mineiros de queijos, cafés e cervejas artesanais e tem a curadoria da cheese hunter Rosanna Tarsitano. Os participantes poderão curtir os prazeres da Serra da Canastra, localizada em São Roque de Minas (MG). “Teremos oficinas, degustações e eventos com os produtores artesanais da região”, antecipa Rosanna em postagem no seu perfil no Facebook. Estão previstos oficina e almoço na Fazenda Capão Grande. Saídas de Brasília com opções de outros estados sob solicitação.
Expedição Despertando os Sentidos – Origens do Sabor Expedição Serra da Canastra
[email protected]
(61) 99906-0669


Crowdfunding para agrofloresta

O projeto Criação de Agrofloresta com Atitude em São Sebastião (DF) alia dois conceitos: ambiental e o social. O foco desta iniciativa, apoiada pelo Solidário, é gerar, distribuir renda e proporcionar trabalho para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da formação de cooperativas e associações. A proposta é produzir e comercializar a produção de alimentos orgânicos cultivados em hortas baseadas no conceito de sintropia – que ensina a viver de floresta produzindo alimentos na própria floresta – a partir do reflorestamento, recuperação dos solos, das nascentes, da fauna e da flora; trazendo assim o verdadeiro conceito de desenvolvimento sustentável, em que todos ganham e, de forma prática, se combate à fome, à violência e, por fim, à miséria. Este projeto vai além dos projetos ambientais, ele cura a terra e as pessoas da miséria e escassez. Se você tem interesse em contribuir, ainda dá tempo de fazer sua doação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Espaço para empreendedores alinhados ao consumo consciente

A Lojinha da Virada Verde está com inscrições abertas para expositores interessados em participar da loja pop-up em parceria com o Abramente, evento que está na segunda edição e é voltado para reunir pessoas que atuam de forma inovadora, empreendedora e de forma compartilhada e que abordará temas como comunicação, tecnologia, empreendedorismo, futurismo, economia criativa, colaborativismo etc. A loja temporária funcionará entre os dias 27 de julho e 6 de agosto no Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Sul), das 12h às 22h. Interessados devem preencher este formulário


Brasília na High Design Expo 2017

A segunda edição da feira High Design – Home & Office Expo será realizada em São Paulo (SP) entre os dias 8 e 10 de agosto de 2017 e contará com a participação do designer brasiliense Marcelo Bilac. O representante do Quadradinho vai lançar neste evento a Cadeira Boomerang, desenvolvida com linhas curvas e suaves e sustentada por três pés na forma de um bumerangue.


Vale ler

Laboratório de Moda Sustentável (ABIT)
Caderno ‘O Futuro da Moda’  (MALHA)
Justiça europeia proíbe chamar “leite” aos derivados da soja (Terra Viva)
O futuro da moda está no encontro entre o “feito à mão”, a tecnologia e a sustentabilidade (Hypeness)
Prédio sustentável é construído no Paraná em apenas 8 dias (Engenharia É)
O mapa que mostra a concentração de plástico na superfície dos oceanos (Nexo Jornal)
Quais dificuldades hortas urbanas têm enfrentado para serem implementadas no Brasil (Nexo Jornal)
Desastres Naturais no Brasil: um ciclo de tragédias anunciada (Nexo Jornal)
China inaugura estação de energia solar em forma de panda (UOL)
China constrói primeira cidade 100% sustentável do mundo (Casa Vogue)

Marcas assinam acordo para melhorar condições de trabalhadores (ELLE)
Duas em cada três pessoas já são adeptas da economia compartilhada (The Greenest Post)
A AHLMA quer vender roupas produzidas com materiais orgânicos e reciclados (Projeto Draft)
Marcas plus-size se unem e abrem loja multimarcas focada no segmento (Fashion Foward)
Um guia alternativo para comprar em brechós (Elle)
Armário coletivo: marcas vão emprestar roupas no Rio (O Globo)
Esta marca faz moda sustentável com preços de fast-fashion (Elle)
Empenhados em cuidar do meio ambiente (Inpev)


Confira os eventos em sintonia com o consumo consciente na página da colunista Iara Vidal no Facebook

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dez + dez =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend