Siga o Jornal de Brasília

Bastidores de Fato

Renan Calheiros: saindo do foco e preparando a artilharia

Publicado

em

Renan Calheiros

O Ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, encaminhou à Justiça Federal do Distrito Federal uma ação popular contra uma eventual candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL) à presidência da Casa.

A ação foi movida por Rubens Alberto Gatti Nunes, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), que sustenta que Renan “não possui bons antecedentes na Justiça Brasileira”, já que “responde a inúmeras investigações” perante o Supremo. A eleição para a presidência do Senado está marcada para 1º de fevereiro.

Logo após a movimentação jurídica, Renan usou as redes sociais para informar que não tem intenção de ser novamente presidente do Senado Federal.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Os alagoanos me reelegeram para ser um bom senador, não presidente”, afirmou. “Já fui várias vezes presidente do Senado, em momentos também difíceis. A decisão caberá à bancada, e temos outros nomes”, escreveu Renan, que já presidiu a Casa por quatro vezes.

Quem conhece Renan sabe que o alagoano tem potencial para ser reconduzido à presidência e que a disputa interna no MDB com a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet é apenas para inglês ver, vale lembrar que o pai da senadora, o saudoso Ramez Tebet foi eleito em 2001 com o apoio de Renan, então líder do PMDB na Casa.

O MDB por tradição e bancada tem o direito de ocupar a principal cadeira do Senado Federal e num eventual impasse na bancada será lembrado a celebre frase de Ramez Tebet:

Não temos o direito de manter disputas de ego, enquanto o país vive uma trágica guerra social.

Por outro lado a velha raposa alagoana pode seguir em frente e no frigir dos ovos recolocar a candidatura em pleno salão azul alegando união e decisão partidária.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Quem viver verá! E a data está marcada e será no dia 1° de fevereiro     

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *